06/11/2018 - 06/11/2018 9h às 12h - IPUSP - Auditório Carolina Bori | Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G. Cidade Universitária - São Paulo, SP

Mônica Caspari e Guilherme Gabriel Merelle

Gilberto Safra

Objetivo: Buscará apresentar os princípios gerais do procedimento apresentado por Ida P. Rolf (1886-1979), que visa a integração estrutural, por meio da intervenção no tecido conjuntivo (facsia) em consonância com a lei da gravidade.

A disciplina buscará abordar os seguintes temas:

• Rolfing e Integração Estrutural.
  • A escola de Rolfing e outras escolas
  • Objetivos do Rolfing
  • A importância do toque hático para a mudança fascia.
  • Relação do rolfing com o psiquismo da pessoa.

Mônica Caspari (Associação Brasileira de Rolfing – ABR) – História e princípios do Rolfing.
Guilhermo Gabriel Merelle (Rolfing – Buenos Aires – Argentina) – Caso clínico: a importância da facsia (tecido conjuntivo)
Gilberto Safra (Departamento de Psicologia Clínica – IPUSP) – O corpo no mundo contemporâneo.

Horário: 9h as 12h

Local: Auditório Carolina Bori – IPUSP