17/10/2022 - 21/10/2022 das 9h às 18h - IPUSP: Auditório Carolina Bori | Bloco G

Maryanne Fisher, Dennis Werner, Edward Hagen, Ana Maria Fernandez e Justin Mogilski

Jaroslava Valentova, Marco Varela e

IPUSP: Auditório Carolina Bori | Bloco G

USP organiza o 4º Congresso internacional sobre Evolução do Comportamento Humano

O quarto Congresso internacional sobre evolução do comportamento humano (4th Brazilian Meeting on Evolution of Human Behavior) ocorrerá entre os dias 17 e 21 de Outubro de 2022, no campus da USP em São Paulo, organizado por pesquisadores do Instituto de Psicologia da USP.  O evento será presencial com uma possível transmissão síncrona on-line das palestras plenárias. Está aberta a submissão de trabalhos (pôster ou oral) e pode ser realizada no site do evento AQUI. As taxas de inscrições serão baixas, especialmente para alunos, para o máximo de pessoas interessadas poderem participar. Os minicursos, que acontecerão no primeiro dia do evento, serão oferecidos em Português, e, assim, serão mais voltados para participantes nacionais. O resto do evento será ministrado em Inglês para participantes internacionais poderem também participar.

A discussão principal do evento será o comportamento humano, que está no centro dos maiores debates da atualidade que impactam no futuro da humanidade, desde como lidamos com pandemia, vacinação, consumismo, sexualidade e relacionamentos, mudanças climáticas, poluição, polarização política e fake news. Visto que o comportamento humano é multidimensional, é necessário que as várias áreas do conhecimento contribuam para termos uma compreensão mais global possível. Aliada às Humanidades, a área biológica oferece uma visão evolutiva e comparativa com os outros animais que responde a questões macro sobre como evoluímos nossas características universais e quais as vantagens evolutivas elas ofereceram. A Psicologia Evolucionista, Etologia Humana, Antropologia Evolucionista, Evolução Cultural e áreas afins estão em franco desenvolvimento e reúnem pesquisadores e interessados neste próximo mês de outubro na USP. Mais especificamente, o evento é voltado para público amplo de várias áreas de conhecimento, como Psicologia, Biologia, Artes, Economia, Sexologia, Educação Física, Medicina, Antropologia ou Arqueologia.

Os palestrantes convidados serão os seguintes nomes, e títulos de palestras:

• Maryanne Fisher (Saint Mary’s University, Canadá), com a palestra “Target’s Perceptions of Women’s Intrasexual Mating Competition”
  • Dennis Werner (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil), com a palestra “The Evolution of Dominance Hierarchies: Implications for Human Variation in Politics, Violence, Sexuality and Religion ”
  • Edward Hagen (Washington State University – Vancouver, EUA), com a palestra “Evolutionary psychology: How a universal genome constructs a universal psychology that can adapt to local conditions”
  • Ana Maria Fernandez (Universidad de Chile, Chile) com a palestra sobre “What does love have to do with jealousy?”
  • Justin Mogilski (University of South Carolina – Salkehatchie, EUA), com a palestra “Multi-partner maintenance: Using evolutionary theory to predict and resolve the challenges of non-monogamy”.

O evento está sendo apoiado pela Fapesp, CNPq, Human Behavior and Evolution Society (HBES), e Instituto de Pesquisas de Variações Socioculturais (IPEVSC)