Av. Prof. Mello Morais, 1721 – bloco A – sl. 146 –
Cidade Universitária – São Paulo, SP – 05508-030
Telefone: 55 11-3091-4458  liteppsa@usp.br
 |
 O LITEP tem por objetivo realizar estudos e pesquisas sobre as Técnicas de Exame Psicológico e a Avaliação Psicológica, centralizar as informações sobre as mesmas, promover Congressos e Cursos ligados a esse assunto. Por se tratar de campo de atuação de professores de diversos Departamentos, tem um caráter interdepartamental (PSA, PSC e PST). As Técnicas de Exame Psicológico abrangem, além dos testes psicológicos propriamente ditos, técnicas mais livres como entrevistas, observação lúdica, dinâmica de grupo, técnicas de observação, etc., que são de grande relevância para o diagnóstico psicológico.
|

Objetivos

Entre as atividades que o LITEP se propõe a realizar podem ser destacadas as seguintes:

  • Planejar e executar pesquisas de adaptação e padronização de instrumentos de avaliação de inteligência, aptidões, interesses, atitudes, personalidade, etc.
  • Elaborar e validar instrumentos adequados à realidade brasileira.
  • Promover a informatização da coleta e análise de dados provenientes dos instrumentos, bem como desenvolver programas para aplicação, avaliação e elaboração de relatório computadorizado dos resultados.
  • Atualizar os dados do “Projeto Banco de Dados das Pesquisas Brasileiras sobre Técnicas de Exame Psicológico” para consulta de profissionais e pesquisadores.
  • Promover a integração das diversas disciplinas relacionadas à área nos vários Departamentos do IPUSP.
  • Promover a troca de informações entre pesquisadores e psicólogos.
  • Elaborar formas de divulgação e difusão das informações sobre as técnicas para permitir a atualização dos profissionais.
  • Realizar pesquisas em colaboração com pesquisadores de outras instituições e regiões do país.

Atividades Acadêmicas

Disciplinas ligadas ao Laboratório

Na Graduação

  • Introdução às Técnicas de Exame Psicológico (PSA)
  • Avaliação Individual das Funções Intelectuais (PSA)
  • Introdução às Técnicas Projetivas Gráficas (PSA)
  • Testes para Diagnósticos Especiais (PSA)
  • Técnicas Gráficas Expressivas (PSA)
  • Método de Rorschach (PSC)
  • Técnicas de Investigação Psicológica: TAT e CAT (PSC)
  • Técnicas de Entrevista Psicológica (PSA)
  • Pesquisa em Avaliação Psicológica (PSA)
  • Investigação Psicológica pelas Técnicas Projetivas: TAT, CAT e Rorschach (PSC)
  • Prática de Pesquisa em Psicologia I  (PSA)
  • Prática de Pesquisa em Psicologia II  (PSA)

Na Pós-Graduação

  • O desenho no diagnóstico psicológico da criança: sua utilização entre escolares (PSA)
  • Brincar: ancoragem para o desenvolvimento psíquico (PSA)
  • Abordagem Psicanalítica da Estrutura Neurótica do Rorschach (PSA)
  • Avaliação psicológica interventiva: contextualização, inwstrumentos e atuação do psicólogo (PSA)
  • Metodologia de Pesquisa (PSC)
  • Psicose na adolescência: a pesquisa sobre o diagnóstico e possíveis interenções (PSC)

Pesquisas em andamento

  • “Banco de dados das pesquisas brasileiras sobre as Técnicas de Exame Psicológico”
  • “O Desenho da Figura Humana em Adultos”
  • “Validade e precisão do Teste Wartegg”
  • “Padronização do Teste de Bender – Adaptação Hutt”
  • “Novos estudos com o Teste de Bender – Adaptação Koppitz”
  • “Atualização de normas do Teste D2 de atenção concentrada”
  • “Residência em Psicologia Clínica: reflexões e propostas  para a formação profissional em processo psicodiagnóstico”
  • “Teste do Desenho da Figura Humana: estudos de atualização”

Pesquisas concluídas

  • “O ensino das Técnicas de Exame Psicológico no Brasil”
  • “Trajetória do Ex-Aluno de Psicologia
  • “Padronização do Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven”
  • “Padronização do Teste D.70”
  • “Padronização do Teste R-2”
  • “O Teste Palográfico na Avaliação da Personalidade”
  • “Padronização da Escala de Maturidade Mental Colúmbia”
  • “O Rorschach e as expressões da tendência anti-social”
  • “Dados normativos brasileiros de Rorschach na adolescência”

Publicações

  • Programa e Resumos do I Encontro de Técnicas de Exame Psicológico: Ensino, Pesquisa e Aplicações – 1994
  • Programa e Resumos do II Encontro de Técnicas de Exame Psicológico: Ensino, Pesquisa e Aplicações – 1996
  • Números especiais (102, 103 e 107) do Boletim de Psicologia publicados em 1995 e 1997 pela Sociedade de Psicologia de São Paulo

Eventos organizados pelo LITEP

  • Seminário com o Dr. J. Raven – 1992
  • I Encontro de Técnicas de Exame Psicológico: Ensino, Pesquisa e Aplicações – 1994
  • II Encontro de Técnicas de Exame Psicológico: Ensino, Pesquisa e Aplicações – 1996
  • Palestra: “O processo diagnóstico e o Questionário Desiderativo” realizada pelas psicólogas argentinas: Mônica Guinzbourg de Braude e Graciela Celener de Nijamkin, em 2003.
  • Palestra: “Introdução à Grafologia”, realizada pela psicóloga Maria Lúcia Mandruzato, em 2003.
  • Palestra: “Plasticidade Cerebral” realizada pela Dra. Ingrid Taricano (UNISA), em 2003 e 2004.
  • Palestra: “Aplicação e avaliação computadorizada do Psicodiagnóstico Miocinético – PMK”, ministrada pelos professores espanhóis  Josep Maria Tous e Albert Viadé Sanzano, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, em 2004.
  • Palestra: “Técnicas para Diagnósticos Especiais em Psicologia Organizacional” realizada pela Profa. Sandra Bertelli, em 2004.
  • Palestra: “Técnicas para Diagnósticos Especiais em Psicologia da Saúde”, realizada pela Profa. Magdalena Lerner, em 2004.
  • Palestra: “TDAHI” ministrada pelo Prof. Rodolfo Argueles, em 2004.
  • Palestra: “Organização Psicomotora” realizada pelo Prof. Sergio Nacarato, em 2004.
  • Palestra: “Método Feldenkrais e Conscientização Corporal” ministrada pelo psicólogo Hans Reikdal Machado, em 2006. 
  • Palestra: “A corporeidade psíquica: fundamentos teóricos para práticas somáticas” ministrada pelo psicólogo Hans Reikdal Machado, em 2007.
  • Palestra: “Avaliação psicológica do motorista” ministrada pela psicóloga Renata Araújo Silva, em 2008.
  • Palestra “Avaliação computadorizada do PMK” pelo psicólogo Luciano Franzim Neto, da Vetor Editora Psico-Pedagógica, em 2010.
  • Palestra: “O Código de Ética Profissional na Avaliação Psicológica”, realizada pela Profa. Maria Cristina Barros Maciel Pellini (UniMarco e Faculdade Paulistana), em 1996, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011.

Informes

Estão previstos os cursos: Teste Palográfico e Psicodiagnóstico Miocinético (PMK).
|

Docentes Participantes

  • Dra. Audrey Setton Lopes de Souza (PSA)
  • Dra. Eda Marconi Custódio (PSA)
  • Dra. Eliana Herzberg (PSC)
  • Dra. Helena Rinaldi Rosa (PSA)
  • Dra. Irai Cristina Boccato Alves  (PSA)
  • Dr. José Fernando Bitencourt Lomônaco (PSA)
  • Dra. Maria Abigail Souza (PSC)

Coordenação

  • Dra. Irai Cristina Boccato Alves  (PSA)

Equipe técnica

  • Psicóloga Lígia Furusawa

Pesquisadores externos participantes

  • Renata Galves Merino Kallas
  • Aline Esteves Basaglia
  • Juliana Sato
  • Roberta Lins Toqueiro
  • Clarissa Yuka Ietsugo
  • Antonio Carlos Pacheco e Silva Neto
  • Caioá Geraiges de Lemos
  • Hilda Rosa Capelão Avoglia (UMESP)
  • Maria Cristina Barros Maciel Pellini (UNIP)
  • Santuza Fernandes Silveira Cavalini
  • Vera Regina Berlinck
  • Yael Gotlieb Ballas (UNISA)
  • Cristiano Esteves (Vetor Editora)
  • Edyleine Bellini Peroni Benczik
  • Fábio Donini Conti
  • Luís Sergio Sardinha (UNIABC-Anhanguera)
  • Ricardo Alves de Lima

Alunos e ex-alunos de Pós-Graduação e Graduação

  • Mauricio Pereira da Costa
  • Renata Silva Araújo
  • Felipe Marangoni Pontes
  • Maria Cláudia Truksa de Barros Machado

Links de Interesse