Profa. Dra. Marina Ferreira da Rosa Ribeiro – Departamento de Psicologia Clínica (IPUSP – PSC)
Profa. Dra. Elisa Ulhôa Cintra – PUCSP
Contato: marinaribeiro@usp.br e elcintra01@gmail.com
Página on-line: https://www.lipsicpsicanalise.com

Objetivo

O objetivo principal na criação do LipSic é favorecer a pesquisa e o intercâmbio de ideias entre pesquisadores do que atualmente denominamos Psicanálise Contemporânea com ênfase na problemática da intersubjetividade e seus desdobramentos. O laboratório busca intensificar o intercâmbio de pesquisadores por meio de eventos, seminários e publicações que tem como meta pensar a Psicanálise Contemporânea por meio de contrastes entre modelos distintos de reflexão, articulações entre culturas psicanalíticas diferentes e estímulos de comparação entre recortes e abordagens dentre diversas linhagens psicanalíticas. Concebemos a Psicanálise Contemporânea como constituída e estruturada por meio de diálogos entre distintos corpos teóricos e tradições.

Atividades e Frentes de Atuação

• Realizar pesquisas que sustentem a proposição e otimização de dispositivos e de intervenção clínicas e sociais no tratamento do sofrimento psíquico contemporâneo tais como grupos de acolhimento, grupos de atendimento, consultas terapêuticas, modelos de supervisão de equipes e de suporte à comunidade.
• Ampliar e fomentar, por meio de eventos nacionais e internacionais, o desenvolvimento de pesquisas conceituais e teóricas, nos níveis epistemológicos e metodológicos, com referência ao pensamento psicanalítico contemporâneo. A partir da consideração dos aspectos históricos e filosóficos das construções teóricas se buscará fortalecer o trabalho de pesquisa e de prática clínica, sempre tendo no horizonte a investigação das consequências éticas de nossas atuações acadêmico-científicas.
• Realizar atividades de extensão de forma integrada com a pesquisa e a formação no laboratório seja através de atendimentos individuais, de grupo, análise institucional, supervisão de profissionais, capacitação ou outras demandas que possam surgir.

Cursos e eventos em andamento

Reuniões Científicas

Pesquisadores do LipSic

PELO IPUSP