Coordenação Latesfip: Christian Ingo Lenz Dunker (PSC), Nelson da Silva Jr. (PST) e Vladimir Safatle (Filosofia-USP)
Contato: https://www.latesfip.com.br/
Página on-line: https://www.latesfip.com.br/

Objetivo

O LATESFIP tem por objetivo colaborar com o desenvolvimento teórico, crítico e clínico da filosofia, da teoria social e da psicanálise, tanto no Brasil quanto no exterior.

São atribuições do Laboratório:

● Planejar e executar pesquisas interdisciplinares, interdepartamentais e interinstitucionais;
● Organizar e coordenar grupos interdisciplinares de pesquisas em psicanálise, filosofia e teoria social.
● Organizar cursos e realizar intervenções.
● Organizar simpósios e congressos sobre as relações entre psicanálise, filosofia e teoria social, e áreas afins.
● Viabilizar publicações de pesquisas de relevância sobre temas vinculados às articulações entre psicanálise, filosofia e teoria social, em especial, daquelas pesquisas produzidas pelo próprio laboratório.

Atividades e Frentes de Atuação

Reuniões sistemáticas: objetivo, horários, modos de participação: reuniões sistemáticas aos sábados (10:00), Seminários no Instituto de Psicologia (quintas feiras, 14:00)

Atendimentos clínico, institucionais ou prestação de serviços à comunidade:

Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan (atendimento à população na Clínica Durval Marcondes e em ambulatórios públicos e privados)
Convênio com Defensoria Pública (Atendimento da Guarda Municipal – GCM)
Laboratório de Transgeneridades (atendimento na Clínica Durval Marcondes)

Atendimento psicológico presencial: enviar um e-mail solicitando atendimento para redeclinica.lablacan@gmail.com

Cursos e eventos em andamento:

Seminário sobre a Obra de Jacques Lacan
Clínicas da Transformação
Neoliberalismo como Gestão de Sofrimento
Patologias do Social

Pesquisas

Linhas de pesquisa: Políticas de Sofrimento

Equipe de pesquisadores:

Hugo Lana, João Felipe, Julio Castro, Marcelo Ferretti, Marcia Regina Fogaça, Mario Senhorini, Paulo Beer, Pedro Ambra, Renata Bazzo, Rodrigo Gonsalves, Ronaldo Manzi, Alessandra Parente, Juliana Portilio, Rafael Cossi, João Vitor dos Santos, Priscilla Santos

Pós-graduandos:

João Felipe Domiciano, João Pedro P. Queiroz, Priscila N. David, João Pedro Queiroz, Rafael Alves Lima

Pós-Doutorandos:

Clarice Paulon, Rafael Cosi, Ilana Katz e Fábio Franco

Pesquisas em andamento: Clínicas da Transformação

Parceiros e convênios, grupos de pesquisa

Grupo de Pesquisa sobre Fanon
Grupo de Pesquisa sobre Esquizo-Análise
Grupo de Pesquisa sobre Pós-Lacanismo
Grupo de Pesquisa sobre Psiquiatria
Grupo de Pesquisa sobre Análise de Discurso
Ambulatório de Transgeneridades
Convênio com a Defensoria Pública (Atendimento a Guarda Civil Municipal)
Convênio com Unifesp (Infâncias Não Hegemônicas)
Parceria com Latesfip Cerrado
Parceria Científica com a Universidade de La República (Udelar – Uruguay)

Publicações:
Safatle, V.; Silva Jr. e Dunker, C.I.L. (2018) Patologias do Social: arqueologia do Sofrimento Psíquico. Belo Horizonte: Autêntica.
Safatle, V. & Manzi, R. (2008) A Filosofia após Freud. São Paulo: Humanitas.