30 set 2021

Por

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou mais de 12 mil suicídios em 2020, uma média de 35 casos por dia. O cenário dificulta o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, da Agenda 2030, que pretende assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos. Em sua meta 3.4 para o Brasil, o ODS fala diretamente sobre a prevenção do suicídio e a diminuição de sua taxa no país.

De acordo com o Datasus, o Sistema Único de Saúde conta com 2,6 mil Caps (Centros de Atenção Psicossocial) em todo o país. O Caps oferece, de forma aberta e comunitária, serviços de saúde a pessoas com sofrimento ou transtorno mental em apenas 2 mil dos mais de 5 mil municípios brasileiros.

Para refletir sobre saúde mental e suicídio, recebemos, no Brasil ODS desta quinta-feira (30/09), Karina Okajima Fukumitsu, psicóloga, psicopedagoga, Gestalt-terapeuta e coordenadora do curso de pós-graduação em Suicidologia – Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e Elaine Alves, psicóloga, docente, membro do Laboratório de Estudos sobre a Morte (IP-USP), pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres da USP e idealizadora do Núcleo de Intervenções Psicológicas em Emergências e Desastres.

Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

Publicado originalmente em: https://observatorio3setor.org.br/podcast/saude-mental-e-suicidio/

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26