05 out 2021

O Projeto “Limites e possibilidades para o bem-viver de estudantes negros em instituições de ensino superior“, desenvolvido no âmbito do Programa Jovens Pesquisadores da FAPESP (Processo: 2018/15573-0), recebe, até o dia 30 de novembro de 2021, inscrições de candidatos para 01 bolsa de Pós-Doutorado FAPESP.

Este projeto, conduzido no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), tem como objetivo descrever e analisar o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior, investigando seu bem-estar subjetivo, os episódios de preconceito e discriminação étnico-racial no ambiente acadêmico, os serviços de acolhimento e assistência psicossocial que são oferecidos pelas universidades, as formas de organização dos estudantes e o suporte social oferecido por suas famílias para continuidade dos estudos.

O processo seletivo para a bolsa é de responsabilidade do coordenador do projeto, o professor Alessandro de Oliveira dos Santos.

A vaga está aberta para brasileiros e estrangeiros e o candidato selecionado desenvolverá um subprojeto dedicado, em especial, à sistematização de relações teórico-conceituais entre a noção de bem-viver, o pensamento decolonial e as políticas de promoção de igualdade étnico-racial.

Pré-requisitos: Doutorado na área de ciências humanas ou saúde; conhecimento da língua inglesa; ausência de reprovações em histórico escolar da pós- graduação; experiência em grupos de pesquisa; aprovação de 02 trabalhos para publicação – artigo, capítulo de livro ou livro – ou de 02 trabalhos já publicados, ou ainda de 01 trabalho publicado e de 01 trabalho aceito para publicação.

Carga horária e remuneração: 40hs/semanais. Valor mensal da bolsa de R$7.373,10. Duração de 12 meses com possibilidade de extensão até 24 meses conforme o desempenho do candidato. Um auxílio financeiro (reserva técnica) equivalente a 10% do valor anual da bolsa será concedido a cada ano de bolsa, para as despesas diretamente relacionadas às atividades de pesquisa. Também está previsto a concessão de auxílio instalação e transporte caso o candidato selecionado seja de fora do município de São Paulo ou do Brasil. Demais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP estão disponíveis em: https://fapesp.br/bolsas/pd.

Processo seletivo

Fase 1 – Entrega de redação em inglês de duas laudas sobre o tema do projeto, cópia de histórico escolar e certificado de conclusão do curso de pós-graduação em nível de doutorado, endereço e contato de duas pessoas (professores, pesquisadores) indicadas a título de referências pessoais do candidato, comprovante de trabalhos publicados ou aceitos para publicação e súmula curricular no modelo FAPESP (www.fapesp.br/en/6351) contendo endereço completo, e-mail e telefone para contato.

Fase 2 – Entrevista por teleconferência, para os selecionados na fase 01, no dia 09/12/2021 a partir das 10hs.

Inscrições: Enviar toda documentação até o dia 30/11/2021 horário até 23:59 (Brasília/Brasil) para o e-mail alos@usp.br indicando no assunto “inscrição para bolsa de estudos de PD”.

Resultado: A ata de promulgação de resultado da Comissão Julgadora das Candidaturas, formada por professores do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP, será enviada por e-mail aos candidatos selecionados para fase 2 do processo seletivo e aos demais candidatos do processo seletivo que a solicitarem.

Disposições gerais: Não serão aceitas inscrições com a documentação incompleta e tampouco inscrições enviadas fora do prazo. Casos omissos a este edital serão decididos pelo responsável pelo projeto, resguardadas as regras estabelecidas pela FAPESP.

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26