Em 2021, o programa amplia atendimento para a comunidade em geral

O Plantão de Aconselhamento Psicológico (PAP) do Instituto de Psicologia da USP volta às atividades neste mês de fevereiro. Podem se inscrever pessoas acima de 18 anos, tanto da comunidade externa quanto da USP. As sessões são realizadas on-line, em razão da pandemia de COVID-19.

Voltado para promover a formação acadêmica e profissional dos nossos alunos da graduação por meio de atendimento supervisionado, o  PAP faz parte do projeto do Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) do nosso Centro Escola (CEIP).

Conforme consta no projeto (anexo), “a proposta do PAP é preparar os estudantes para o atendimento psicológico, entendido como uma ação clínica, a fim de desenvolver habilidades e competências previamente abordadas nas aulas teóricas e possibilitando a fixação do conhecimento pelas atividades práticas”. Os atendimentos são supervisionados pela coordenadora Profa. Dra. Helena Rinaldi Rosa e por psicólogas da pós-graduação do IPUSP.

É importante ressaltar que a modalidade plantão psicológico refere-se ao acolhimento para quem está em busca de escuta e cuidado em momentos emergenciais, em que o futuro psicólogo procura compreender no atendido seu sofrimento, levando-os à reflexão e juntos possam rever posições sobre os problemas vividos. Portanto, o plantão psicológico não é um atendimento contínuo.

Para se inscrever, os interessados devem solicitar o atendimento pelos  e-mails pap@usp.br ou pap_ipusp@usp.br.  Segue anexo o arquivo contendo mais informações sobre o projeto.

Por Islaine Maciel

IP Comunica | Serviço de apoio institucional