A tese defendida no IPUSP “Sociabilidade, brincadeira e compreensão social: um estudo psicoetológico em crianças pré-escolares”, da pesquisadora Juliana Maria Ferreira de Lucena  foi distinguida com Menção Honrosa pelo Prêmio Capes 2019.

A pesquisa de Juliana foi desenvolvida entre 2013 e 2018, sob orientação da Professora Vera Silvia Haad Bussab, pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental do IPUSP. A proposta foi fazer um estudo com base na psicoetologia observando o comportamento de crianças de 3 a 5 anos para refletir sobre a compreensão social  em brincadeiras livres.

O Prêmio Capes de Tese é concedido anualmente às melhores pesquisas de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade. A publicação dos resultados aconteceu no dia 6 de setembro e o evento de solenidade de entrega dos prêmios e menções honrosas acontecerá em novembro de 2019, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Parabéns à Juliana Maria Ferreira de Lucena pelo reconhecimento de sua pesquisa e por representar tão bem o Instituto de Psicologia da USP!

Islaine Maciel
IP Comunica