10 maio 2022
A equipe do Portal da Orientação à Queixa Escolar (OQE) tem a alegria de apresentar sua nova série de vídeos, “Educação, saúde mental e natureza”. Inteiramente gravados nas dependências do Instituto de Psicologia, os conteúdos apresentam e refletem sobre experiências inovadoras em ensino e atendimento psicológico nele desenvolvidas, especialmente no vídeo III, intitulado “Práticas em Educação e saúde mental ao ar livre”.
Apesar de os vídeos terem uma sequência, podem ser vistos separadamente.
Esta série desvela raízes do afastamento da natureza e das atividades ao ar livre na vida e na escola atuais, aponta em que grau ele vinha acontecendo antes mesmo da pandemia, os prejuízos e sofrimentos decorrentes e sua medicalização. Mostra caminhos possíveis para uma vida e escola que acolham a necessidade humana de contato com a natureza e, para isto, relata experiências concretas em Educação e Saúde Mental. Por fim, reflete sobre lições das experiências radicais de confinamento que aconteceram na pandemia de Covid-19, trazendo questões e sugestões para a vida pós pandêmica a partir da seguinte indagação: que mundo queremos?
Parte I: Concepções sobre relação ser humano-natureza: marcas histórico-culturais
Parte II: Viver e estudar em confinamento: um sofrimento invisível e medicalizado
Parte III: Práticas em Educação e saúde mental ao ar livre
Parte IV: Matrix e Matriz: lições da pandemia de Covid-19