a

Desde outubro de 2020 está em discussão a Nova Política de Memória do Instituto de Psicologia da USP. O novo formato, que deve se tornar público em abril de 2022, dará continuidade às Iniciativas oficiais na área, representadas pelo Centro de Memória (2001-2015) e pelo Museu de Psicologia (2015-2020).

O Centro de Memória do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (CM-IPUSP) foi criado em 2001, a partir da idealização e iniciativa do Professor César Ades (1943-2012). Com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a memória da Psicologia na USP, o CM-IPUSP, sediado na Biblioteca Dante Moreira Leite, foi coordenado pelo Prof. Cesar Ades, vice-coordenado pela bibliotecária Aparecida Angélica Z. Paulovic Sabadini e teve produção significativa ao longo dos anos de seu funcionamento, realizando eventos diversos, publicações de livros, capítulos de livros e artigos, produção audiovisual, organização de coleção digital e site institucional (Sabadini, 2020).

Em 2015 foi aprovada na Congregação do Instituto de Psicologia o projeto de transformar o Centro de Memória em Museu de Psicologia (MuP-IPUSP). Ações foram desenvolvidas ao longo dos anos seguintes, no entanto a manutenção do Museu dependia do atendimento das exigências técnicas e legais estabelecidas pelo Estatuto de Museus (Lei Nº 11.904, de Janeiro de 2009). Reconhecendo a impossibilidade de atender tais exigências, que demandariam investimento de recursos humanos e orçamentários, o projeto do MuP-IPUSP foi encerrado em 2020, momento em que instituiu-se o Grupo de transição-Memória IP (Portaria IPUSP 02/2021), com o objetivo de formular uma Política de Memória Institucional para o Instituto de Psicologia.

A nova política de memória busca congregar e articular iniciativas referentes ao trabalho de memória, que não é estranho ao Instituto de Psicologia. Em diversos espaços institucionais, houve e ainda há diversas ações, muitas vezes espontâneas, motivadas pelo propósito de criar e preservar apoios materiais e simbólicos para a rememoração de aspectos da vida institucional.

 

Textos e documentos de referência