Este plano de gestão tem por objetivo definir normas que permitam a pesquisadores atuar como usuários habilitados para a manipulação e uso do Equipamento Multiusuário a ser instalado no Laboratório de Psicofisiologia Sensorial do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo IP-USP – Microscópio de Fluorescência equipado com estágio motorizado X, Y e Z, conectado a um computador que executa o software de estereologia Stereo Investigador (MicroBrightField, Colchester, VT) – sem a necessidade de um supervisor direto.

Pesquisadores externos ao Laboratório de Psicofisiologia Sensorial do IP-USP que tenham interesse no uso do equipamento devem comprovar conhecimento técnico-prático para o uso do aparelho e de suas potencialidades, adquiridas em estágios ou cursos. Poderão ser usuários habilitados docentes, funcionários, alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores, necessariamente ligados a um pesquisador/docente responsável, com financiamento de projeto científico.

Os horários de uso do equipamento serão definidos em cada caso e garantido o uso de agendamento específico, com a devida política de cancelamento de uso. Os usuários deverão adotar todas as condutas de boas práticas laboratoriais que estão disponíveis no local. O usuário habilitado e docente responsável assumirão responsabilidade por todo e qualquer dano que venha a ser produzido durante o seu uso do equipamento. Além disso, o Comitê Gestor do Equipamento Multiusuários, composto pelos docentes do Laboratório de Psicofisiologia Sensorial, poderá negar a utilização do equipamento se entender que o usuário não cumpre com as práticas corretas de uso ou de agendamento/cancelamento ou que possa causar danos ao aparelho decorrente de mau uso. Será responsabilidade do usuário habilitado de em caso de quaisquer problemas ou dúvidas informar imediatamente o responsável pelo Equipamento.

Este plano de gestão também inclui um Comitê de Usuários formado por três professores externos ao Laboratório de Psicofisiologia Sensorial do IP-USP e independentes do Comitê Gestor e equipe do projeto, Dra. Dânia Emi Hamassaki (ICB – USP), Dra. Carolina Dell Debbio (ICB-USP) e Dr. Jackson Bittencourt (ICB-USP), tendo eles a responsabilidade de emitir parecer com a avaliação sobre a visão dos usuários sobre a utilização do Equipamento.
São Paulo, 12 de setembro de 2016
assinadora