Além dos projetos individuais de cada membro, há dois projetos da coordenadora que envolvem demais membros e pesquisadores de outras instituições:

a) Contribuições da Psicanálise à área da Saúde

Descrição: Este projeto funciona como “guarda-chuva” para os demais projetos que desenvolvo e oriento e é a base para a elaboração da minha tese de livre-docência, em fase de elaboração. Visa, primordialmente, partindo da aposta no potencial transformador da presença do psicanalista no campo da saúde, investigar que diferenças se produzem e quais problemas concernentes a tal campo poderiam se resolver por meio da pesquisa e da intervenção psicanalítica, analisar quais são os efeitos do trabalho do psicanalista neste contexto, por quais razões estes efeitos interessam ao campo da saúde e em que condições podemos atribuir a tais efeitos o estatuto de contribuições da Psicanálise à área da Saúde.

b) A clínica psicanalítica com gêmeos

Descrição: Esta pesquisa representa o “braço clínico” do projeto intitulado “Comportamento de Gêmeos”, coordenado pela Profa. Titular Emma Otta (PSE-IPUSP), como parte do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão – CEPID/FAPESP, em intercâmbio científico com o Twin Studies Center da California State University, Fullerton dirigido pela Profa. Nancy Segal. O objetivo geral da pesquisa é estudar gêmeos monozigóticos (MZ) e dizigóticos (DZ), com especial interesse nas diferenças em similaridade entre eles em valores, atitudes, características de temperamento, preferências, comportamento não-verbal. No campo psicanalítico, é um consenso a importância da função da alteridade na constituição da subjetividade humana. Algumas questões norteiam e motivam o presente estudo, sobretudo aquelas que interrogam o tema das identificações e das condições de possibilidades psíquica de diferenciação em gêmeos, e sua condição psíquica de vincular-se e de separar-se. A partir da revisão sistemática da literatura psicanalítica sobre estudos com gêmeos, criou-se no Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) um Serviço de Atendimento voltado às especificidades das demandas de atendimento de gêmeos e pais de gêmeos, de tal modo que os atendimentos clínicos possam subsidiar a pesquisa clínica que visa investigar sobre as especificidades na condição de gemeidade que devam ser consideradas e/ou que justifiquem especificidades nos dispositivo clínico psicanalítico de atenção e cuidado a pacientes nesta condição.

Ainda sobre os projetos de pesquisa em andamento, é frequente que alguns membros do Grupo componham, temporariamente, a partir da eleição de um tema de interesse comuns, subgrupos de pesquisa, sob a minha orientação. Estes subgrupos estabelecem um tema de pesquisa, um programa de trabalho, uma metodologia de estudo, metas e cronograma, de tal maneira que ao final de cada projeto o grupo deverá produzir um ou mais artigos científicos sobre o tema pesquisado, apresentar o trabalho em evento científico e organizar um evento no IPUSP com vistas à discussão que represente avanço na construção de conhecimento sobre o tema pesquisado. Os pesquisadores destes subgrupos se encontram em horário e local a combinar, de acordo com o cronograma estabelecido pelo subgrupo. No momento há 3 subgrupos em andamento, estudando os seguintes temas:
a.O conceito de tempo e urgência subjetiva em Psicanálise
b.Acontecimentos de corpo e psicose.
c.Supervisão clínica e a construção do caso clínico em psicanálise.