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O Programa compreende dois níveis de formação, o Mestrado e o Doutorado, diferenciados pela amplitude e profundidade dos estudos. Seguindo o Estatuto da USP, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica consta de um conjunto de atividades programadas, avançadas e individualizadas, acompanhadas por orientador que seja portador, no mínimo, do título de Doutor. Essas atividades incluem e privilegiam o ensino e a pesquisa, procurando sempre a integração do conhecimento. O Programa é entendido como um sistema de formação intelectual e, ao mesmo tempo, de produção de conhecimento na área da Psicologia Clínica.

1) Processo Seletivo

A seleção para ingresso acontece duas vezes por ano e passa por constantes reformulações com o objetivo de torná-la mais objetiva e imparcial. Temos recebido alunos provenientes de várias instituições de ensino e estados do Brasil. O processo seletivo é composto de Provas de Conhecimentos e de Língua Estrangeira. É feita a correção das provas por, no mínimo, 2 docentes do Programa sem a identificação do candidato e sem que saibam quem será o futuro orientador, mencionado pelo candidato quando da realização da 1ª prova. As provas são eliminatórias e os aprovados vão para Entrevista, realizada por 2 docentes do Programa. Registramos também que, preocupados com a visibilidade e acessibilidade dos futuros alunos, disponibilizamos na página do Programa, as informações da última seleção, os textos selecionados para os exames e alguns textos com os respectivos links para acessá-los.

2) Disciplinas

Consta de disciplinas da área de concentração, bem como de áreas complementares (ou de domínios conexos). Entende-se por área de concentração, o campo específico de conhecimento que irá constituir o objetivo principal dos estudos e das atividades de pesquisa do aluno. Entende-se por área complementar, aquela abrangida por disciplinas que não pertencem à área de concentração, mas que são consideradas necessárias para a formação do aluno. Assim, nosso Programa conta com um elenco variado de disciplinas, a fim de assegurar a flexibilidade e ampla possibilidade de escolha. As disciplinas de áreas complementares podem ser escolhidas entre os outros Programas de Pós-Graduação, tanto os ligados à USP, como os externos à USP. O orientador, junto com o orientando, estabelece programa individual de estudos. Assim, o aluno logo que ingressa no Programa já tem um acompanhamento direto de seu orientador para planejar as disciplinas necessárias e desenvolver seu projeto de pesquisa que deverá resultar na sua dissertação final de Mestrado ou na sua tese de Doutorado.

As ementas das disciplinas podem ser acessadas no seguinte link: Disciplinas Oferecidas 

3) Créditos

A integralização dos estudos de Pós-Graduação é expressa em unidades de créditos. Cada crédito corresponde a 15 horas de uma ou mais dentre as seguintes atividades programadas: aulas, seminários, trabalhos de laboratório ou de campo, pesquisa, atividades de monitoria e estudo ou preparo de tese ou dissertação. O candidato ao grau de Mestre deve integralizar, pelo menos, 100 unidades de crédito, assim distribuídas: no mínimo 48 unidades em disciplinas e 52 na elaboração da dissertação. Considerando-se que cada disciplina regular corresponde a 8 unidades de crédito, o aluno tem que cursar 6 disciplinas, no mínimo 3 na área de concentração. Além disso, nossos alunos também recebem créditos pela publicação de artigos, livros e capítulos de livros.

O candidato ao grau de Doutor, portador do título de Mestre, deve completar, pelo menos, 152 unidades de crédito, assim distribuídas: no mínimo 32 unidades em disciplinas e 120 para a tese. Considerando-se que cada disciplina regular corresponde a 8 unidades de crédito, o aluno tem que cursar 4 disciplinas, no mínimo 2 na área de concentração. O candidato ao grau de Doutor, sem a obtenção prévia do título de Mestre (Doutorado Direto), deve integralizar pelo menos 200 unidades de crédito, assim distribuídas: no mínimo 80 em disciplinas e 120 para a tese.

Os alunos de Mestrado e de Doutorado cursam as mesmas disciplinas, já que o docente do Programa tem, no mínimo, o título de Doutor. Pelo Regimento de Pós-Graduação da USP, a diferença existente entre os dois níveis caracteriza-se pela conceituação do que é uma dissertação e do que é uma tese. A dissertação de Mestrado é o estudo aprofundado de um campo do saber. Considera-se tese de Doutorado o trabalho de investigação que represente contribuição original ao estado da arte do tema tratado. O Doutorado visa tanto o produtor de conhecimento, quanto o desenvolvimento do pesquisador e formador de futuros pesquisadores.

4) Exame de Qualificação

Tanto os alunos de Mestrado como os de Doutorado submetem-se a Exame de Qualificação depois de totalizarem os créditos em disciplinas e antes de defenderem as dissertações/teses. As Bancas para Exame de Qualificação são compostas de 3 membros. Pelo Regimento Geral da USP, o orientador do aluno é membro nato e presidente da Banca e todos os membros são portadores, no mínimo, do título de Doutor.

5) Bancas Examinadoras

As Bancas de Mestrado são compostas de 2 membros efetivos, além do orientador; no mínimo 1 membro efetivo e seu suplente são externos ao Programa e ao Instituto de Psicologia. As Bancas de Doutorado são compostas de 5 membros efetivos; além do orientador, no mínimo 2 membros efetivos e seus suplentes são externos ao Programa e ao Instituto de Psicologia. Também pelo Regimento Geral da USP, o orientador do aluno é membro nato e presidente da Banca, e os demais membros são portadores, no mínimo, do título de Doutor. Portanto, 100% das Bancas de Mestrado contam com pelo menos 1 docente externo ao Programa e ao IPUSP e 100% das Bancas de Doutorado contam com pelo menos 2 docentes externos ao Programa e ao IPUSP.