Lattes | Google Acadêmico

Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade

Linhas de Pesquisa: Psicanálise. Psicodiagnóstico. Técnicas de Exame Psicológico.

Como professora de Técnicas de Exame Psicológico e Psicanalista, a linha principal de suas pesquisas se apoiou na tentativa de fornecer subsídios que facilitassem a instrumentação de técnicas para o trabalho clínico com psicodiagnóstico. As diversas modalidades de entrevista psicológica e de técnicas projetivas foram o principal objeto de suas pesquisas na qual verificou-se que estas podiam ser usadas como valiosos instrumentos para a explicitação das dinâmicas (individuais e familiares) geradoras de sintomas quando articuladas a um referencial teórico psicanalítico. Inicialmente a professora verificou como as entrevistas individuais, feitas com os pais e com as crianças, poderiam ser articuladas de forma a verificar a relação encontrada entre as fantasias presentes e o sintoma escolhido. A investigação nesta linha de pensamento levou à elaboração de uma Entrevista Familiar Diagnóstica e de sua utilização como instrumento auxiliar no diagnóstico de crianças com inibição intelectual.

Na área de Avaliação Psicológica o foco de interesse foi centrado nas técnicas projetivas gráficas e sua importância dentro do processo psicodiagnóstico, mais especificamente, realizando pesquisas que pretendiam verificar a sensibilidade clínica do desenho como instrumento de avaliação psicológica.

Procurou-se comprovar que o desenho é também sensível em pesquisas qualitativas que se proponham a formar um quadro geral de aspectos da personalidade e de desenvolvimento de grupos específicos. A fim de realizar este objetivo geral, trabalhou-se com pesquisa que, usando desenhos, pretendiam alcançar aspectos distintos:

1. Semelhanças e diferenças no processo de constituição da identidade de meninas e meninos: um estudo a partir do desenho da figura humana.
  2. O desenho da figura humana na exploração e delimitação das características de personalidade de etapas específicas do desenvolvimento psíquico: a latência, a pré-adolescencia, a adolescência, a gravidez e o puerpério etc.. Paralelamente à pesquisa com as técnicas, a professora voltou seu interesse para o embasamente teórico em Psicanálise como fundamento imprescindível para um real dimensionamento dos resultados.

Pensou e produziu sobre as teorias do desenvolvimento e sobre a questão do desenvolvimento do “aparelho de pensar”. Assim, na área de Saúde e Desenvolvimento Humano centrou suas pesquisas em torno do objetivo de investigar a importância das primeiras relações na constituição do psiquismo para investigar como estas relações iniciais interferem na capacidade de simbolizar e pensar e na determinação dos sintomas.

Dois focos de estudos podem ser destacados:

1. O psicodiagnóstico como forma de identificar modos predominantes de funcionamento de famílias em vários quadros psicopatológicos na criança. Verificou-se que modelos de estruturações familiares são predominantes nestas famílias e como atuam na determinação destes sintomas.
  2. A importância das relações precoces na constituição do psiquismo foi estudada tanto a partir de pesquisas na área das relações pais-bebes; amamentação e eficácia de trabalhos na área da intervenção precoce.

Disciplinas

Graduação

PSA1505 – Aval. Individual das Funções Intelectuais

Pós-Graduação

PSA5837 – Reflexões sobre os determinantes Psíquicos da Inibição Intelectual

Laboratório

Laboratório Interdepartamental de Técnicas de Exame Psicológico (LITEP)

O LITEP tem por objetivo realizar estudos e pesquisas sobre as Técnicas de Exame Psicológico, centralizar as informações sobre as mesmas, promover Congressos e Cursos ligados a esse assunto. Por se tratar de campo de atuação de professores de diversos Departamentos, tem um caráter interdepartamental (PSA, PSC e PST). As Técnicas de Exame abrangem, além dos testes psicológicos propriamente ditos, técnicas mais livres como entrevistas, observação lúdica, dinâmica de grupo, técnicas de observação, etc., que são de grande relevância para o diagnóstico psicológico.

Projeto

Avaliação Psicológica: o desenho como forma de aproximação da personalidade e do desenvolvimento

Publicações selecionadas

SOUZA, Audrey Setton Lopes ; MACEDO, Gislene Maia ; VASCONCELOS, Rodrigo Barroso ; PRIMI, Ricardo; NASCIMENTO, Regina Sonia Gattas Fernandes Do ; LELÉ, Álvaro José ;; SILVA, José Carlos Tourinho e ; SARMET, Maurício Miranda .O Sistema de Avaliação; Critérios para avaliação de testes psicológicos e Resultados. In: Conselho Federal de Psicologia. (Org.). Avaliação dos testes psicológicos: Relatório.. Brasília, 2004, v. , p. 17-54.
SOUZA, A. S. L, Folino, C. S. G, Monteiro, D. S. F. O ambiente como facilitador do encontro da mãe como bebê prematuro durante um período de internação em UTI Neonatal-um estudo exporatório In: XIII Encontro Latino Americano sobre o pensamento de Donald Winicott, 2004, Porto Alegre.Anais-XIII Encontro latino americano sobre o pensamento de D. Winnicott, 2004. V.l.p.274-278.
SOUZA, A. S. L, Zanetti, S. A.; Estudos Exploratórios dos desenhos e das características de personalidades de crianças de 4 a 15 anos In: III Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2004, Porto Alegre.III Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros Métodos Projetivos – Resumo, 2004.V.l.p.97-97.
SOUZA, A. S. L.:Pensando a Inibição Intelectual. São Paulo : Casa do Psicólogo, 1995
SOUZA, A. S. L.;Psicanálise e Educação:limites fronteiras In: Educação e Psicanálise: história, atualidade e perspectivas.1, 2003, p. 143-164