Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco A
Departamento de Psicologia Experimental
Cidade Universitária, São Paulo, SP – CEP: 05508-030
Telefone: 55 11-3091-4176 | labic.ipusp@gmail.com

No Laboratório de Investigação Comportamental, estudamos o comportamento de resolução de problemas utilizando modelos humanos e não-humanos, e desenvolvemos procedimentos para o estudo de comportamentos complexos como os efeitos da extinção comportamental, flexibilidade e variabilidade comportamental, comportamento ciumento, resolução criativa de problemas, controle de estímulos complexos e comportamento do tipo “insight”.

Várias das nossas pesquisas têm se focado na análise das variáveis que determinam o comportamento de resolução de problemas. Estamos desenvolvendo experimentos com ratos, saguis e humanos que pretendem investigar variáveis do ambiente responsáveis pela emergência de resoluções criativas. Em outros experimentos pesquisamos o controle de estímulos discriminativos e reforçadores condicionados que controlam esse tipo de comportamento. Alguns projetos buscam avaliar o efeito do estresse sobre a resolução criativa de problemas, outros avaliam o efeito da extinção, formação de cadeias comportamentais e a emergência de comportamentos novos na história dos organismos.

Seis estudos estão sendo realizados para estudar a resolução de problemas. Em um estudo, por exemplo, uma metodologia adequada está sendo desenvolvida para estudar resolução de problemas com saguis (Callithrix sp) de vida livre. Os animais serão expostos a três diferentes tipos de problemas e serão avaliados se os animais conseguem resolvê-los ou não. Caso resolvam, quais padrões comportamentais são apresentados até chegar na solução e quais problemas os animais mais se engajam em manipular. Em um outro estudo, é pesquisada a relação entre variabilidade comportamental e a emergência de comportamentos criativos, utilizando o jogo de video game Portal 2 com sujeitos humanos, os quais precisam resolver uma série de problemas apresentados durante o experimento. Os dados das performances de cada sujeito são analisados, com objetivo de identificar quais padrões comportamentais são apresentados na resolução criativa do problema.

Também estão sendo desenvolvidos dois outros projetos que pretendem investigar o comportamento de cães. Em um deles, 4 cães são colocados em situações experimentais, onde a relação entre resistência à extinção e esquemas de reforçamento é comparada entre dois esquemas de reforçamento principais, a saber: contínuo e intermitente (CRF e VI-12s). Em um outro, a investigação é direcionada para os efeitos das manipulações de um ambiente experimental, principalmente em relação a controle de estímulos e de interações entre condicionamento pavloviano e operante, sobre o comportamento dos cães. Um dos focos da pesquisa é o aprofundamento da temática de comportamento ciumento em cães e sua generalização a humanos por meio do manejo de relações pavlovianas entre estímulos discriminativos para mudanças de operantes em cães.

Doutorado:

• Luiz Henrique Santana
  • Yulla Christoffersen Knaus
  • Rodrigo Harder Ferro Dicezare
  • Alceu Martins Filho
  • Leonardo Ogata

Mestrado:

• Marcela Leite
  • Melissa Oliveira Guirelli
  • Rafael Rodrigues

Iniciação Científica:

• Luciana Ozeki Matsuchita

Publicações

1. Neves-Filho, HB; Assaz, DA; Dicezare, RHF; Knaus, YC ; Garcia-Mijares, M. Repertoires with different consequences hinders the interconnection of these repertoires in pigeons in the box displacement test. Psychological Records, no prelo.
  2. Carneiro, F.A.G, Garcia-Mijares, M, Patarroyo –Serna, W. (2019).Processos comportamentais e neurais da transferência de controle de estímulos Pavloviano para operante Em : G. Gauer (UFRGS), J. Fontenelle-Araújo & J. Landeira-Fernandez. Abordagem Psicobiológica em Psicologia.
  3. Garcia-Mijares, M & Silva, M.T.A (2019) O efeito das drogas sobre o comportamento é função de variáveis contingências comportamentais. Em Soares, PG; Almeida Jh & Cançado, C. (Eds) Experimentos Clássicos em Análise do Comportamento V. 2. Instituto Walden 2.
  4. Resende, B. D ; Garcia-Mijares, M.. . Influências sociais no comportamento do cão. In: Carine Savalli; Natalia de Souza Albuquerque. (Org.). Cognição e comportamento de cães – a ciência do nosso melhor amigo. 1ed. São Paulo: Edicon, 2017, v. , p. 105-132.
  5. Galesi, Fernanda L. ; Ayanwuyi, Lydia O. ; Mijares, Miriam Garcia ; Cippitelli, Andrea ; Cannella, Nazzareno ; Ciccocioppo, Roberto ; Ubaldi, Massimo. Role of Hypothalamic-Pituitary-Adrenal axis and Corticotropin-Releasing Factor stress system on cue-induced relapse to alcohol seeking. European Journal of Pharmacology, 2016.
  6. Cortés-Patiño, DM ; Garcia-Mijares, M. Procedural Factors That Regulate the Effects of Social Conditions on Alcohol Consumption in Rats.. Psychology & Neuroscience (Online), Vol 9(1), Mar 2016, 139-152 2016.
  7. Cortés-Patiño, DM ; Serrano, C. ; Garcia-Mijares, M. . Early social isolation increases persistence of alcohol-seeking behavior in alcohol-related contexts. Behavioural Pharmacology, v. 27, p. 185-191, 2016.
  8. NEVES FILHO, H. B. ; DICEZARE, R. H. F. ; MARTINS FILHO, A. ; Garcia-Mijares, M. . Efeitos de diferentes regimes de treino dos repertórios pré-requisito sobre a recombinação repertórios em Rattus norvegicus. Perspectivas em Análise do Comportamento, v. 7, p. 243-255, 2016.
  9. Mangabeira, V ; Garcia-Mijares, M ; Silva, M. T. A. Sugar withdrawal and differential reinforcement of low rate (DRL) performance in rats. Physiology & Behavior, v. 139, p. 468-473, 2015.
  10. Pezzato FA, Hoshino K, Castro e Horta Junior JA, Can A, Garcia-Mijares M & Gould TD. Effect of lithium on behavioral disinhibition induced by electrolytic lesion of median raphe nucleus. Psycopharmacology, v. 232. P. 1441-50. 2014

Links de Interesse