Lattes

Gestão 2008 a 2012 – Relatório de Gestão

Graduou-se em Psicologia pela USP (1975) e obteve os títulos de Mestre (1979) e Doutor (1984) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP. Em 1999 foi aprovada em concurso de Livre-Docência e em 2005 tornou-se Professora Titular junto ao Departamento de Psicologia Experimental.

Sua gestão foi marcada pela transparência, tendo inaugurado a apresentação à comunidade do IP de um plano inicial de metas e de um relatório final de atividades, que se encontra disponível no sitio do Centro de Memória. Documentos de interesse da Unidade, como Planos de Metas enviados à Reitoria e Relatório de Avaliação da Unidade por membros externos passaram a ser colocados no sitio do IP para consulta de todos. Criou um boletim informativo online ImPrensa visando a divulgação de pesquisas desenvolvidas na Unidade. Criou a Ouvidoria do IP em 2009.

Durante a gestão, foram comemorados os 50 anos do curso de graduação em Psicologia na USP e os 40 anos de criação do Instituto de Psicologia. O IP cresceu durante os quatro anos de gestão (de 85 docentes e 149 funcionários em 2008 o quadro aumentou para 91 docentes e 166 funcionários em 2011). O organograma, que estava desatualizado, foi reformulado e o Centro de Atendimento Psicológico (CAP) passou a fazer parte do organograma. Além de melhorias na infraestrutura física e humanização do ambiente, foram inaugurados os Laboratórios Didáticos para a realização da parte prática das disciplinas básicas do curso de graduação (Anexo do Bloco G). A área construída total passou de 12.806 m2 para 13.771 m2.

Avanços foram feitos na área de informática, com aquisição de novos equipamentos (aumento de 191%), ampliação da infra-estrura de rede (aumento de 74%), capacidade do website (aumento de 6775%, 2,4 Gb para 165 Gb). A realização de pregões foi instituída como uma prática na Unidade, permitindo uma economia que variou entre 15,9% e 39,3%.

Terminou a gestão com a satisfação de receber a notícia que o Instituto de Psicologia da USP ocupa o primeiro lugar no ranking Iberoamericano Psicologia SIR 2011 de produção científica. Foram analisadas 902 Instituições de Ensino Superior de 30 países.

Participou de várias comissões da Reitoria. Foi eleita pelo Conselho Universitário para compor a Comissão de Atividades Acadêmicas (CAA) em 2009 e reeleita nos anos subsequentes até o final do mandato. Foi eleita pelo CO para integrar a Comissão Permanente de Avaliação, em 2011. Foi membro da Comissão que elaborou a Proposta de Progressão Horizontal da Carreira Docente e foi eleita pelo CO em 2011 para compor a Comissão Central de Avaliação Docente (CCAD), tendo sido eleita presidente pelos membros da CCAD. A partir de 2012 passou a integrar a Comissão de Claros Docentes da Universidade.