25/05/2017 - 25/05/2017 9h às 12h e das 14h às 17h - Auditório Aurora Furtado do Instituto de Psicologia da USP. Av. Prof. Mello Moraes, 1721, bloco B (bloco didático) Cidade Universitária, São Paulo, SP

Dr. Dirk Michael Hennrich

Sandra Patrício

Não é necessário fazer inscrição prévia. Certificados de participação serão emitidos.

Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Lapsi)

(PST) Departamento de Psicologia Social e do Trabalho

(Contribuições da Filosofia Contemporânea para um renovado ‘Ethos da Terra’ II.)

Dando continuidade aos estudos no âmbito da Filosofia da Paisagem, o presente seminário enfocará três aspectos da crise ambiental global, compreendida como efeito de uma crise da ontologia ocidental em geral.

Destes três aspectos, entre si intimamente relacionados, destaca-se em primeiro lugar a crise ecológica e a contínua destruição do natural sob o efeito de uma acelerada exploração e degradação de toda esfera não-humana, dos animais até as mais distantes e inacessíveis paisagens naturais.

Em segundo, e aqui já antes do início da revolução industrial por volta de 1800, a subjugação, regulamentação e exclusão do corpo-vivo (Leib) a favor do corpo anatômico e meramente físico, não apenas na filosofia, na política e na medicina, mas em todas as assim chamadas ciências naturais e exatas até os nossos dias.

E em terceiro, a regulamentação, a expulsão e/ou a canalização e ideologização da força de imaginação em prol do racionalismo e depois, a partir da invenção e proliferação das imagens midiáticas, conforme as demandas da ideologia tecnocrática-capitalista direcionado ao consumo e o progresso tecnológico-científico.

O seminário propõe deste modo, e a partir de alguns fundamentos da Filosofia da Paisagem, uma análise das três perspectivas acima descritas, discutindo a interdependência da Filosofia da Paisagem com a Filosofia do Corpo-Vivo e da Teoria das Imagens e da Imaginação. Faremos leituras de excertos de vários autores para uma noção básica acerca da problemática ambiental nos três níveis mencionados a fim de incentivar um questionamento fundamental sobre os entraves da ontologia ocidental em curso. Ao final do seminário, será indicada extensa bibliografia sobre a temática tratada.

Sobre o palestrante

Dr. Dirk Michael Hennrich é pesquisador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, CFUL/Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT. Possui doutorado pela Universidade de Lisboa (2014) e mestrado pela University of Basel/Switzerland (2003) em Filosofia, Literatura Alemã Moderna e História.