28/09/2018 - 28/09/2018 8h às 18h - Auditório Aurora Furtado - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária - São Paulo, SP

Grupo de Estética Social, GES, IP/USP | Laboratório de Estudos em Psicologia da Arte, IP/USP | Laboratório de Estudos sobre Intersubjetividade, Crítica Social e Direitos Humanos (InCiDir)

seminarioesteticasocial@gmail.com

(PSA) Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade

Recepção (8h30)

9h – Abertura dos trabalhos

9h30 – “O social da música & a música do social”

Marcelo Petraglia, Instituto Ouvir Ativo e Faculdade Rudolf Steiner (FRS), Grupo de Estética Social (USP/CNPq)

Cecília Valentim Coelho, Arte do Ser Cantante e Laboratório de Estudos em Psicologia Social (IP/USP), Grupo de Estética Social (USP/CNPq)

10h30 – Intervalo

11h – “Música e intervenção social”

Claudia Freixedas, Diretora Educacional, Projeto Guri

Luciana Antônio, Projeto Guri

Renate Keller-Ignacio, Associação Comunitária Mote Azul

Carlos Antunes, Orquestra Mundana Refugi

Almoço (12h00-13h30)

13h30 – Exposição de pôsteres (vão livre Bloco G, IP/USP)

14h30 – Rodas de Conversa com os autores

15h30 – Intervalo

16h00 – Plenária: compartilhando experiências

Encerramento (17h)

Local:

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IP/USP

Auditório Aurora Furtado, IP/USP

Av. Prof. Mello Moraes, 1721.

INSCRIÇÕES GRATUITAS NO LOCAL

Número de vagas limitado a 80, inscrições ficam condicionadas ao preenchimento desse número.

Mais informações:

COMISSÃO ORGANIZADORA

Arley Andriolo (IP/USP)

Bianca Pereira Seirio (IP/USP)

Cecília Valentim (Arte do Ser Cantante)

Cérise Alvarenga (UNA/BH)

Daniela Vidoto (IP/USP)

Denise Batista Pereira Jorge (IP/USP)

Eliane Follador (ABMA)

Gustavo Martineli Massola (IP/USP)

Gustavo Pilão Ramos (IP/USP)

Mara Aline de Campos dos Santos (IP/USP)

Marcelo Petraglia (Instituto Ouvir Ativo e FRS)

Priscila Marçal Fer (IP/USP)

Richard Oliveira (IP/USP)

Realização:

Grupo de Estética Social, GES, IP/USP – https://grupoesteticasocial.wordpress.com

Laboratório de Estudos em Psicologia da Arte, IP/USP

Apoio:

Comissão de Cultura e Extensão, IP/USP

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, IP/USP

Eventos IP/USP

Prazo envio de resumos: 06/08/2018

Propostas devem ser enviadas para o e-mail:

seminarioesteticasocial@gmail.com

Mais informações:

Apresentação:

Os Seminários de Estética Social são um espaço de diálogo entre pesquisadores e agentes sociais, dedicados a compreender os lugares das artes na vida social, especificamente, sobre o que nos revelam das qualidades estéticas no/do fenômeno social. A concepção norteadora acerca da estética social foi incitada pelo filósofo Arnold Berleant, por meio da qual o conceito de estética vai além das categorias artísticas, referindo o conhecimento sensível na vida social.

Sem abandonar a continuidade das conversas acerca do campo da estética social, a terceira edição do Seminário de Estética Social está voltada para os fenômenos sonoros e musicais na vida cotidiana e nos processos sociais. Assim, buscamos entender seus significados e possibilidades de pesquisa.

Presente em todas as culturas e épocas, a musicalidade se mostra como atributo indissociável do ser humano e, por meio do fazer musical, um sujeito manifesta sua individualidade a partir de camadas profundas do seu ser. Na experiência musical coletiva, seu tempo, sua escuta, ação corporal e intenções são mobilizadas para um encontro estético num campo de forte interação social.

Assim, os objetivos deste encontro são: Pensar sobre as relações da psicologia com os estudos dedicados à música, particularmente nos processos sociais, em grupos e comunidades; Compreender como o conhecimento sensível aplica-se à vida social e comunitária através de sonoridades e musicalidades; Fomentar o conceito de estética social no campo dos estudos musicais, identificando suas múltiplas categorias de significados.

Chamada de trabalhos:

Os interessados em compartilhar pesquisas e experiências estão convidados a inscrever seus trabalhos através de resumos (conforme modelo abaixo) e enviá-los até o dia 6/8/2018para o e-mail: seminarioesteticasocial@gmail.com

Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Organizadora do evento e os candidatos serão informados dos resultados até 31/08/2018.

Orientação quanto ao formato de resumos

a) O resumo deve conter entre 2000 e 3000 caracteres (com espaço, exceto título e palavras-chave) e ser apresentado em parágrafo único.

b) Deverão ser apresentadas de 3 a 5 palavras-chave.

c) O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações e referências.

d) O resumo pode apresentar os seguintes elementos: Tema, Problema de Pesquisa e Hipóteses, Objetivos, Metodologia e Resultados Parciais ou Finais da Pesquisa. Esses elementos podem servir de orientação para a elaboração do resumo, mas são apenas recomendações.

Critérios de avaliação dos resumos

a) Fundamentação e relevância do estudo no campo da estética social;

b) Objetividade e qualidade da redação do texto;

c) Adequação do método aos objetivos propostos;

d) Clareza na apresentação dos resultados e sua discussão;

e) Cumprimento das normas para elaboração dos resumos.

OBS: Os resumos deverão ser enviados em arquivo de texto (formato docx) para o e-mail do evento, destinado ao recebimento de trabalhos. Uma vez aprovado, seu resumo será publicado nos Anais do Seminário.

Apoio:

Comissão de Cultura e Extensão, IP/USP