24 nov 2021

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O PODCAST

Com a vacinação avançando, os números de casos, internações e mortes por covid estão diminuindo no país, o que contribuiu com a volta de atividades presenciais e um retorno ao que se assemelha à rotina que tínhamos antes da pandemia.  No entanto, não e possível ignorar o impacto que a crise sanitária teve na saúde mental de todos os brasileiros. Então qual será a relação entre o novo normal e a saúde mental das pessoas?

Para conversar sobre o novo normal e a saúde mental, recebemos, no Olhar da Cidadania desta quarta-feira, dia 24 de novembro, a professora do Instituto de Psicologia da USP, Maria Luisa Schmidt, e a psicóloga Ana Carolina Del Nero, que é colaboradora do Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Maria Luisa Schmidt é professora sênior desde 2018 no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora nas áreas de Metodologias de Pesquisa Participante, Memória Institucional e Social, e Políticas Públicas de Saúde. Atualmente, faz parte do grupo de trabalho que está elaborando a política de memória do Instituto, conduzindo dois projetos de pesquisa: um sobre experiência e memória de moradores do Conjunto Residencial da USP (Crusp) e outro sobre concepções de memória da comunidade uspiana.

Ana Carolina Del Nero é psicóloga pela PUC São Paulo, com especialização em Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina USP. Tem formação em Psicodrama pelo Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos, com aprimoramento em Intervenções Psicológicas fundamentadas na Teoria do Apego pelo Instituto 4 Estações. Atualmente, é colaboradora no Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida (PRO-MEV), ambos no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre F.O.D.A, sigla em inglês que significa Fear of Dating Again, ou seja, o medo de se relacionar depois da pandemia; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre a PEC dos Precatórios.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Publicado originalmente em: https://observatorio3setor.org.br/podcast/o-novo-normal-e-a-saude-mental/