O lançamento do número especial dedicado à Psicologia.da revista Scientiae studia Revista Latino-Americana de Filosofia e História da Ciência se deu no último dia 16 de novembro, na Biblioteca Dante Moreira Leite, no IPUSP.
Estiveram presentes os professores Pablo Rubén Mariconda, da FFLCH e editor da revista; César Ades, do Departamento de Psicologia Experimental do IP; Saulo de Freitas Araujo, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Renato Rodrigues Kinouchi, da Universidade Federal do ABC.
A mesa de lançamento iniciou-se com a palavra do Prof. Pablo Mariconda, que apresentou a intenção de criar uma revista acadêmica de excelente nível, moderna e preocupada com a estética. O objetivo principal da publicação é dar visibilidade à produção acadêmica em Filosofia e História, integrando áreas como Sociologia e Psicologia. Assim sendo, em 2008 a Scientiae Studia foi reconhecida pela classe científica e alcançou sua indexação na base de dados SciELO e recebeu o selo Qualis.
Para o Professor César Ades a importância da Psicologia não se limita à análise de dados e sim ir de encontro ao raciocínio existente na Filosofia. Em seu artigo intitulado “A expressão da modularidade”, Ades aborda o conflito do funcionamento da Psicologia ser mais integrado do que separado em módulos.
Saulo de Freitas enfatizou que apesar de a separação das áreas de Psicologia, Filosofia e da História não deve significar o fim da reflexão epistemológica e histórica nos cursos de Psicologia. “Deve haver reflexão disciplinar”. No artigo “Uma visão panorâmica da psicologia científica de Wilhelm Wundt”, Saulo faz um panorama em que mostra que é possível compreender Wundt no contexto dos debates filosóficos do século XIX.
O Prof. Renato Kinouchi, editor do número especial em Psicologia, ratificou em sua fala, o fato da publicação estar voltada a questões sobre os fundamentos da psicologia do século XX, para dar enfoque à origem e a trajetória da institucionalização da Psicologia, que com base nos trabalhos dos pensadores Wilhem Wundt e William James, trazem reflexões sobre a psicanálise, o behaviorismo e a etologia.
Professor Kinouchi também participou da revista com o artigo “Tão perto, tão distante: William James e a psicologia contemporânea”, em que apresenta a tradução do texto “ A plea for psychology as a ‘natural science”, de Willwiam James, publicado em 1982, a respeito do livro Os princípios de psicologia. “James responde algumas das objeções feitas por Ladd e especifica seu ponto de vista sobre a natureza do objeto da psicologia e sobre como os profissionais da área deveriam posicionar-se para torná-la uma ciência natural”, relata Kinouchi.
Como encerramento da mesa, O professor Kinouchi destacou a entrevista feita por ele com o professor Arno Engelman titular do Departamento de Psicologia Experimental, do Instituto de Psicologia da USP, acerca da trajetória na pesquisa da Gestalt e da psicologia contemporânea.
Scientiae studia é uma publicação trimestral, está no seu sétimo ano e pertence ao Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e para a realização do número especial contou com a parceria com o Centro de Memória do Instituto de Psicologia da USP.Por Islaine Maciel e Idalina Nogueira
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26
Cidade Universitária - São Paulo, SP