Bloco B - sala 20 - auditório Aurora Furtado
Que corpos despertam o seu desejo?
Você já parou para pensar como seus desejos, inclusive sexuais e afetivos, e também o seu direito à vida são influenciados por sistemas de poder que categorizam corpos por raça, classe social, habilidade, idade, peso e tantos outros marcadores?
No mês do orgulho LGBTIA+ convidamos você para conversar com ativistas e estudiosas da psicologia e da psicanálise sobre desejos, afetos e políticas que nos atravessam enquanto parte da população LGBTIA+. Trazendo atenção especial às encruzilhadas de “marcadores sociais da diferença”, ou seja, de categorias sociais como gênero, sexualidade, raça, etnia, deficiência, corporeidades e classe social.
Abertura: contaremos com Yarlenis Mestre Malfrán, pesquisadora e doutora em ciências humanas, Andreone Medrado, psicóloga e pesquisadora em psicologia, Gab Siqueira, pesquisadore em psicologia social e Paulo Endo, psicanalista e professor livre-docente do Instituto de Psicologia da USP. O tema de abertura é a “psicologia e psicanálise diante dos marcadores sociais da diferença”. Discutiremos tendências atuais relacionadas ao debate LGBTQI+ dentro e fora das universidades. Com atenção às produções do ativismo, discutiremos noções de desejo e afeto no campo das relações de gênero e das sexualidades em intersecção com as relações raciais
Roda de conversa: “corpos, desejos e políticas em disputa” para produzir uma reflexão coletiva que incorpore raça, desejo e afetos nas relações de poder e que possa informar tanto o campo da pesquisa quanto o ativismo. Contaremos com as ilustres presenças de Hailey Kaas, zeca carú de paula e Sil Nascimento.
Participações especiais de Cadência, co-fundadora da Coletiva Transtornar formada por estudantes trans do Instituto de Psicologia da USP e de representantes da Coletiva Intertransvestigênere Xica Manicongo de estudantes da USP.
Café coletivo: na pausa, faremos um café coletivo, se puder, traga um item de café da tarde para compartilhar.