O elenco atual do NEC é composto por disciplinas próprias do Programa (sigla NEC), todas válidas para Mestrado e Doutorado ou disciplinas de outros programas da USP que têm como eixo comum o estudo das relações entre sistema nervoso e comportamento. O elenco é variado, e pode ser acessado publicamente na página de nosso programa: clique aqui
Além das disciplinas elencadas no NEC o aluno tem acesso a toda a riqueza intelectual e diversidade temática da pós-graduação da USP, podendo escolher disciplinas complementares num total de 50% de seus créditos dentre as oferecidas por exemplo, na Medicina, Matemática e Estatística, ou quaisquer outras unidades da universidade.
O aluno do NEC segue o Regimento do programa de pós-graduação do NEC clique aqui.
Cada crédito em disciplina corresponde a 15 horas (aulas, trabalho prático e estudo). No mestrado o aluno deve completar 40 créditos, ser aprovado em exame de qualificação com banca de três professores. Cumpridos esses requisitos, submete-se a argüição pública da dissertação perante banca de três professores (ao menos um externo ao programa e um a Universidade).
O exame de proficiência em inglês é realizado pelo Centro de Línguas da FFLCH-USP, além de aceitarmos, como comprovante deste quesito, exames consagrados, respeitando o prazo de validade destes, por sua exigência pelas agências de fomento federal (CAPES e CNPq) e estadual (FAPESP), como Toefl e IELTS. O candidato deverá apresentar carta de anuência do possível futuro orientador aprovando seu projeto de pesquisa e cópia do seu plano de trabalho
É permitida a passagem direta do Mestrado para Doutorado desde que respeitados os requisitos estipulados pela CPG. No Doutorado são exigidos 40 créditos e aprovação em exame de inglês e qualificação, e a defesa de tese se dá perante banca de cinco professores (com um mínimo de dois externos ao programa e dois externos a Universidade ).
É obrigatório para o aluno de mestrado ou de doutorado, cujo o mestrado não foi feito no Programa cursar, no mínimo, uma disciplina de cada módulo básico apresentado abaixo.
MÓDULOS BÁSICOS
1) Comportamento – São disciplinas que analisem os determinantes onto e filogenéticos do comportamento, a metodologia utilizada em estudos comportamentais, a interrelação entre estudos sobre cérebro e comportamento.
2) Neuropsicofarmacologia – São disciplinas com ênfase na análise da atividade química no sistema nervoso e sua relação com o comportamento, estudada predominantemente por meio de manipulação de drogas.
3) Neuroanatomia – São disciplinas fornecem uma formação detalhada e sempre vinculada à função, da anatomia do sistema nervoso de vertebrados, visando à compreensão dos mecanismos estruturais da função nervosa.
4) Neurofisiologia – São disciplinas proporcionam uma visão ampla da fisiologia do sistema nervoso, nos planos celular e sistêmico.
O Programa também oferece dois módulos optativos além das disciplinas dos módulos básicos.
MÓDULOS OPTATIVOS
1) História, Filosofia e Educação em Neurociências – disciplinas que ……..
2) Neurociência em Geral – disciplinas que ……..
Os quatro módulos básicos são complementares, cada um representando uma das 3 principais abordagens do estudo das relações entre sistema nervoso e comportamento em modelos animais e em humanos. Essa perspectiva integradora tem se afirmado como tendência universal, reconhecida geralmente como Neurociências, em alguns casos com maior ênfase em aspectos comportamentais, em outros na estrutura e função do sistema nervoso, mas sempre buscando superar a dicotomia estrutura-função. O fato de disciplinas de um mesmo módulo serem ministradas por distintos grupos (sediados em unidades distintas) reforça a necessária integração na formação dos nossos pós-graduandos. Note-se ainda que diversas disciplinas pertencem a mais de um módulo dada a interdisciplinariedade do conteúdo.
O elenco, a obrigatoriedade dos módulos básicos e do módulo optativo dão ao aluno, oportunidade de conhecer diferentes áreas de vanguarda das Neurociências e uma multiplicidade de abordagem disciplinar ao longo do ano, com a apresentação variada das disciplinas oferecidas. Uma inspeção dessas disciplinas mostra a abrangência e características do Programa, que oferece diversas possibilidades de escolha, todas elas integradas na perspectiva das três linhas de pesquisa. Assim, para o estudo de neurociências ligadas ao comportamento, o aluno precisa conhecer a morfologia e organização do sistema nervoso, sobre uma excelente base de neuroanatomia. Também necessita saber quais os neurotransmissores conhecidos, onde e como agem. Diferentes estímulos e contextos ambientais colocam em funcionamento o organismo, examinado em disciplinas de cunho fisiológico ou psicofisiológico. Finalmente, o comportamento é estudado em seus aspectos evolutivos, cognitivos, sensoriais e perceptuais, e sob efeito de agentes químicos.
Importante mencionar que os docentes pertencentes ao quadro do NEC realizam grande esforço em contribuir para o programa. Do rol de disciplinas que oferecemos aproximadamente 1/3 são disciplinas exclusivas do Programa. Estas disciplinas frequentemente apresentam caráter interdisciplinar, o que atesta a grande dedicação e empenho que temos em manter a interdisciplinariedade, característica do Programa.