23/09/2024 - 25/10/2024 14:00 - AUDITÓRIO CAROLINA BORI - BLOCO G | IPUSP - AV. PROFESSOR MELLO MOARES, 1721 - BUTANTÃ, SÃO PAULO - SP, 05508-030

Fernanda Alegre, Carolina Iara, Dana Fittipaldi e Vivian Ochsenhofer

SGA - Superintendência de Gestão Ambiental USP e Programa Ecofalante Universidades

AUDITÓRIO CAROLINA BORI - BLOCO G | IPUSP - AV. PROFESSOR MELLO MOARES, 1721 - BUTANTÃ, SÃO PAULO - SP, 05508-030

Na quinta-feira, dia 26/09/2024, às 14 horas será realizado um Cinedebate com exibição do documentário “Carta Além dos Muros”, que trata da história da AIDS no Brasil, seguida de debate sobre os desafios da prevenção das novas tendências da epidemia, que tem afetado jovens negros gays e mulheres.

Trata-se de uma iniciativa conjunta promovida pela Rede Colaborativa para a Formação em Equidade de Gênero, Raça, Etnia, Sexualidade, Idade, Geração e para Pessoas com Deficiências das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (PET-SAÚDE Equidade USP e SMS-SP) e o Núcleo de Estudos para a Prevenção da AIDS da USP (NEPAIDS/USP).

Contaremos com a presença luxuosa das debatedoras:

Fernanda de Sousa Alegre, assistente social, especialista em Gestão Pública. Atua desde 2008 na saúde pública e há 6 anos no SAE Butantã como assistente social e técnica responsável pelo Programa de Prevenção de IST.

Carolina Iara, coDeputada Estadual eleita pela Bancada Feminista do PSOL e candidata a vereadora da cidade de São Paulo. Mestra em Ciências Sociais pela UFABC, ela é mulher intersexo, travesti, negra e vive com HIV.  Candomblecista, ela é filha de Ossain e Iansã e faz parte do Ilê Axé Oju Oyá. Também é escritora e poeta.

Dana Eleanor Galba Fittipaldi atua como educadora desde 2014, contribuindo em diversos educativos, como SESC, Bienal de Artes de São Paulo e Bienal de Artes de Coimbra-Portugal. Desde 2020 tem se dedicado à pesquisa clínica, como assistente de pesquisa no projeto PrEP 15-19 (FMUSP) voltado a adolescentes HSH, gays, bissexuais, pessoas trans e travestis. Retorna ao mestrado (2024), investigando as dinâmicas entre classe, raça e gênero na vida de mulheres trans/travestis e cis que vivem com HIV/AIDS (FSP/USP).

Vivian Ochsenhofer de Magalhães, enfermeira, gerente da UBS Jardim D’Abril e trabalhadora da saúde. Atua como preceptora no projeto Rede Colaborativa para a Formação em Equidade de Gênero, Raça, Etnia, Sexualidade, Idade, Geração e para Pessoas com Deficiências das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (PET-SAÚDE Equidade USP e SMS-SP).

Além da mediação da Professora Gabriela Calazans e a participação dos estudantes do Grupo 1 do PET-SAÚDE Equidade USP e SMS-SP, da disciplina PPSEX II (Prevenção e Promoção da Saúde no Campo da Sexualidade II) e dos Estágios Supervisionados no SUS  na mobilização dos debates.

Esse evento compõe a programação da VII Mostra Ecofalante USP e a Agenda 2030, fruto do Acordo de Cooperação Técnico-Educacional entre a Organização da Sociedade Civil Ecofalante e a USP, consolidado em 2018 via Superintendência de Gestão Ambiental e apoiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

SGA (@sgausp)
Programa Ecofalante Universidades (@ecofalanteuniversidades).