O E-Lab – Laboratório de Pesquisa em Psicologia e Processos Digitais está vinculado ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP. Sua criação faz parte da implementação de uma nova área no departamento de “Socialização e Interação em Ambientes Virtuais” e tem como foco a formação contínua e qualificada de pesquisadores e a produção e difusão de conhecimento, articulando atividades de ensino, pesquisa e extensão
Vivemos desafios importantes com o avanço tecnológico das últimas décadas. O mundo digital passou de uma promessa para uma realidade nos lares e no cotidiano da escola e do trabalho. Com isso, novos desafios foram apresentados e novas soluções nos são demandadas pela sociedade. Que conhecimentos permanecem úteis e efetivos nesse novo mundo? Que perguntas permanecem relevantes para o mundo do trabalho, para as escolas e para o trabalho psicológico? Que proteções devem ser efetivadas para uma infância e adolescência saudáveis? São alguns dos questionamentos recorrentes na esfera científica e acadêmica preocupada com os avanços do mundo digital na sociedade. No entanto, o avanço do capitalismo sobre as estruturas, monetizando muitos aspectos que antes eram apostas de livre circulação e pensamento produziu um cenário muito desolador. Essa nova realidade, mais tangível na última década, é caracterizada pelo surgimento e fortalecimento das Big Techs no campo das mídias sociais e um alcance para além dos limites geográficos e nacionais (Lee, 2018). Seus produtos e suas plataformas abarcam hoje atividades de entretenimento, educação, cultura, renda, trabalho e tem impactos significativos na política, na economia e nas relações sociais. A despeito dos esforços de seguimentos da sociedade, crianças, adolescentes, trabalhadores precarizados e a população de forma geral, estão expostas a esses cenários e vivenciam seu cotidiano consumindo vídeos, músicas, desenhos, e informações, que muitas vezes são falsas (Howard, Neudert & Prakash, 2021). Nesse cenário complexo, compreende-se que é necessário avançar em pesquisa, ensino e extensão no âmbito da psicologia, ainda incipiente no campo.
O laboratório é a consolidação de uma trajetória de relações estabelecidas a partir do Grupo de Pesquisa em Contextos Digitais, criado e registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em 2019 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e que com a vinda do laboratório para a USP será extinto. Contou nesse período com projetos desenvolvidos, parcerias estabelecidas com pesquisadores de diferentes universidades e campos do conhecimento. A criação do laboratório possibilita a continuidade e ampliação dessas atividades agora na proposta de desenvolvimento de uma nova área de pesquisa e intervenção.
O laboratório tem por objetivos a formação contínua e qualificada de pesquisadores e a produção e difusão de conhecimento, articulando ações de ensino, pesquisa e extensão. É também objetivo o estabelecimento de redes de cooperação em pesquisa, promovendo o desenvolvimento teórico-conceitual do campo e de práticas de transformação social.
O laboratório tem como políticas de trabalho:
-
Compartilhamento Coletivo;
-
Fomento da autoria e autonomia na formação de pesquisadores;
-
Práticas de cuidado na condução das relações;
-
Colaboração entre redes de pesquisa;
O laboratório dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas especialmente nas seguintes linhas:
-
Aspectos teórico-metodológicos da relação da Psicologia com o Digital;
-
As relações para com a Psicologia das diferentes gramáticas e morfologias que o Digital se apresenta;
-
Os efeitos do Digital e suas produções no cotidiano e no tecido social;
São eixos de trabalho do laboratório:
-
Articulação com disciplinas de graduação e pós-graduação;
-
Promoção de atividades extensionistas;
-
Promoção de ações e eventos para fomento de redes de pesquisa e cooperação nacionais e internacionais;
-
Inserção nas mídias sociais para a divulgação permanente das produções e atividades pertinentes à área;