07 ago 2019

Para os entrevistados deste episódio do Ciência USP, inteligência não é exclusividade do Homo sapiens. Mas fazer essa afirmação não é algo sem problemas. O tema da inteligência dos outros animais ainda é permeado por polêmicas. Principalmente porque tudo pode mudar de acordo com a definição de inteligência que for adotada.

Apesar da polêmica envolvendo o assunto, alguns exemplos animais do uso de cognição para resolver problemas saltam aos olhos. E todos eles têm origens na evolução, na cultura e no desenvolvimento individual.

A primatóloga Patrícia Izar, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, conta que os macacos-prego desenvolveram sistemas diferentes de navegação e localização de acordo com os ecossistemas em que vivem. Na Mata Atlântica, em São Paulo, um grupo de macacos-prego é capaz de criar atalhos para chegar às fontes de alimentos saindo de qualquer ponto de partida. Em uma área de transição entre Cerrado e Caatinga no sul do Piauí, eles usam rotas fixas. Em contrapartida, também usam ferramentas, coisa que não acontece em São Paulo.

Pós-doutorando no IP, Marco Varella lembra do exemplo impressionante de uma família de aves na Austrália que tem um senso estético bastante apurado. Os machos constroem ninhos coloridos e elaborados para atrair as fêmeas, que são extremamente criteriosas na hora de julgar a arte dos machos. Varella estuda as origens das propensões artísticas humanas e defende que, quando colocamos o homem no centro de tudo, corremos o risco de não perceber que existem semelhanças, continuidades e gradações nos comportamentos e habilidades de diferentes espécies. Recentemente, ele publicou uma revisão científica sobre a nossa capacidade de antropomorfizar fenômenos naturais, objetos e outros animais.

 

Apresentação: Silvana Salles
Produção: Fabiana Mariz, Luiza Caires, Marcelo Canquerino e Silvana Salles
Edição de áudio: Rafael Simões e Beatriz Juska

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26
Cidade Universitária - São Paulo, SP

Noticias Relacionadas