Marilene Proença Rebello de Souza – Professora Titular

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez – Professor Associado 1

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INTRODUÇÃO

A Chapa “Pela Democratização e Participação” vem apresentar o seu Plano de Gestão para as eleições a Diretor e Vice-Diretor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo- IPUSP para o período de 2016-2020.

Este Plano quadrienal apresentará os princípios gerais que estabelecemos para as ações a serem desenvolvidas em âmbito acadêmico, administrativo e financeiro e que nortearão as políticas institucionais que venham a ser definidas no período que compreende a gestão.

Consideramos que exercer a gestão do Instituto de Psicologia se constitui em tarefa de grande envergadura por ser a Unidade composta por 88 docentes ativos, 155 funcionários e em torno de 1200 estudantes (graduação e pós-graduação), o que exigirá que sejam enfrentados muitos desafios nos âmbitos acadêmico, administrativo e financeiro, tanto no interior da Unidade, quanto na sua relação com a Universidade de São Paulo por meio de suas instâncias colegiadas e administrativo-financeiras. O Instituto de Psicologia- IP define como sua Missão (Avaliação Institucional USP 2010-2014, p.1):

Formar profissionais com excelência, detentores de uma formação diversificada e abrangente, sob sólidas bases conceituais e metodológicas. Profissionais comprometidos com as realidades social, econômica e ambiental do país, que possam desempenhar papel de liderança e inovação na geração e disseminação de conhecimento, produção científica de ponta e alto padrão de atendimento à comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida do ser humano, por vezes, atuando em políticas públicas em saúde e educação. Norteia-se, em suas ações, por respeito ao cidadão, profissionalismo, transparência, pluralidade de pensamento.

Consideramos que uma nova gestão a ser eleita no Instituto de Psicologia encontra uma série de conquistas, definidas em sua Missão, diariamente materializadas por meio do trabalho de docentes, servidores, estudantes, colaboradores que tornaram o Instituto de Psicologia importante referência científica e de formação profissional reconhecida nacional e internacionalmente. Essas conquistas precisam, a nosso ver, ser continuamente reconhecidas e valorizadas por nós, comunidade do IP, conduzindo a novos desafios e criando necessidades às quais teremos que responder, a partir do corpo diretivo do Instituto e com todas as instâncias que se organizaram até hoje, buscando construir consensos entre posições de docentes, servidores e estudantes.

Consideramos também que estamos em um momento conjuntural politicamente difícil da Universidade de São Paulo, com tensões implantadas em função de diferentes projetos de Universidade em jogo e que se expressam no âmbito da carreira docente e funcional, de propostas acadêmicas a serem desenvolvidas nesta Universidade, pelas decisões implementadas no campo acadêmico e administrativo-financeiro. O congelamento das verbas orçamentárias das Unidades da USP, o Plano de Incentivo à Demissão Voluntária – PIDV, as propostas de alteração da carreira docente, entre outros temas, se fazem presentes em nossas discussões diárias e delimitam a necessidade de encontrar alternativas, estratégias e alternativas-estratégicas que viabilizem compromissos assumidos por todos aqueles que constroem a excelência desta Universidade e desta Unidade da USP.

Consideramos que o Instituto de Psicologia vem enfrentando tais desafios por meio da constituição de espaços coletivos de discussão, pelo fortalecimento dos espaços de representação institucional, a saber: Congregação, Conselho Técnico Administrativo, Comissões de Pós-Graduação, Graduação, Cultura e Extensão, Internacionalização, Comitê de Ética para Humanos e para Animais e Conselhos de Departamentos. A eles foram acrescidos novos espaços institucionais por meio da constituição de comissões e conselhos gestores que produziram, recentemente, possibilidades de reconhecimento das necessidades, das dificuldades e de possíveis caminhos de superação, tais como: Comissão Assessora do CTA para Recursos Humanos, Conselho Gestor do Centro-Escola do IPUSP, Conselho Acadêmico da Unidade e Conselho Gestor do IPUSP, bem como encontros regulares com a comunidade estudantil e Centro Acadêmico Yara Iavelberg.

Portanto, este Plano de Gestão que ora apresentamos, considera os muitos avanços realizados no IPUSP em sua trajetória, fruto de trabalho de todos os segmentos institucionais – professores, servidores, servidores terceirizados e estudantes -, que o torna referência no cenário nacional, principalmente pelo reconhecimento de sua importância como centro formador de excelência de psicólogos, professores e pesquisadores para todo o país. Ao mesmo tempo, também aponta desafios que teremos que enfrentar, considerando a atual situação do IPUSP no cenário da Universidade de São Paulo.

É com este sentimento que apresentamos este Plano de Gestão organizado em três eixos:

a) Eixo 1: valorização das atividades de Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão e Cooperação Nacional e Internacional: Ensino (Graduação, Pós-Graduação), Pesquisa (Pré-Iniciação, Iniciação, Laboratórios, Pós-doutorados, Redes Nacionais e Internacionais de Pesquisadores), Cultura e Extensão (Centro-Escola do IPUSP, formação, consultorias, atividades científicas, participação em políticas públicas, atividades culturais) e Cooperação Nacional e Internacional (mobilidade estudantil, convênios, eventos, dupla titulação).

b) Eixo 2: recursos que possibilitam o apoio acadêmico e científico, desde recursos humanos, cuidados patrimoniais e documentais, administrativos, financeiros, tecnológicos, de manutenção em geral, comunicação interna e com a sociedade, sem os quais as atividades se realizam de forma precária e inacabada. Nesse sentido, destacamos o Centro-Escola do IP, as condições das instalações do IPUSP, manutenção e serviços gerais, segurança, informática, limpeza, condições de alimentação, bem como recursos advindos de atividades de pesquisa e fomento de órgãos como FAPESP, CAPES, FINEP, CNPq, instituições e fundações internacionais, convênios, dentre outros.

c) Eixo 3: gestão da Unidade, atualmente representada em várias instâncias institucionais: Congregação, Conselho Técnico Administrativo, Comissões de Pós-Graduação, Graduação, Internacionalização, Comitê de Ética para Humanos e para Animais e Conselhos de Departamentos, Comissão Assessora do CTA para Recursos Humanos, Conselho Gestor do Centro-Escola do IPUSP, Conselho  Acadêmico da Unidade e Conselho Gestor do IPUSP, encontros regulares com a comunidade estudantil e Centro Acadêmico Yara Iavelberg.

Eixo 1: Valorização das atividades de Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão e Cooperação Nacional e Internacional

Ensino

Graduação
Preservar as instâncias deliberativas e de discussão curricular, visando adequações necessárias à proposta curricular em voga, trabalho já iniciado entre a Comissão de Graduação – CG e a Comissão de Acompanhamento Curricular, garantindo a pluralidade teórica, epistemológica e metodológica da Psicologia e uma formação de psicólogos que amplie a inserção de profissionais para atender as demandas sociais e as políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência, dentre outras.

Dar continuidade às discussões a respeito da implantação do Curso Noturno, pautando-se nas decisões da Unidade em seus órgãos representativos, de maneira a garantir a ampliação de vagas represada há 45 anos, bem como apresentar à Congregação do IP o projeto de viabilidade técnico-administrativa realizado pela Comissão Assessora da Congregação do IPUSP, visando as condições acadêmicas, de recursos humanos e estruturais necessárias para viabilizar sua implementação com mesma qualidade do curso integral em Psicologia.

Criar as condições para manutenção dos programas de participação do IP em políticas de inclusão das camadas populares, negros, pardos e indígenas no curso de Psicologia, democratizando o acesso a um dos cursos mais procurados para o ingresso na USP. Incentivar mecanismos de apoio estudantil tais como, tutoria, bolsas de permanência, e quaisquer outros programas e projetos a serem instalados, criando melhores condições para a formação e a vida dos estudantes na Universidade de São Paulo.

Ampliar ações interdisciplinares com atividades do Centro-Escola do IPUSP a fim de intensificar práticas formativas em articulação com projetos vigentes nas áreas de Saúde, Educação e Assistência, entre tantas outras, ampliando convênios que possibilitem experiências de estágio supervisionado no campo das políticas públicas sociais e das entidades privadas.

Constituir Grupo de Trabalho interdepartamental com a presença dos vários segmentos do IPUSP para elaborar um Plano de Acompanhamento a Estudantes do IPUSP, tanto de graduação como de pós-graduação, visando instituir redes de apoio e de debates a respeito das dificuldades encontradas no percurso da formação em Psicologia e na Pós-Graduação, articulando com grupos organizados de defesa de direitos humanos, de questões de gênero e demais temas a serem definidos e com ações desenvolvidas por meio de programas culturais e sociais na cidade de São Paulo.

Pós-Graduação
Dar continuidade às ações de formação de Mestres e Doutores em nível de excelência, com atenção especial para a formação de redes de pesquisadores, incentivando ações de participação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, dupla titulação, projetos conjuntos de pesquisa e de formação.

Incentivar ações de apoio da Biblioteca Dante Moreira Leite junto a estudantes e professores de Programas de Pós-Graduação, incentivando a realização de cursos sobre novas tecnologias de investigação bem como divulgando veículos de publicação de interesse dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia.

Incentivar a apoiar a criação de Mestrado Profissional na área de políticas públicas, articulando esta formação com secretarias municipais e estaduais de educação, saúde e assistência social.

Promover gestões junto aos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da USP, à Comissão de Avaliação da área de Psicologia, ANPEPP e demais entidades no âmbito da Pós-Graduação, visando ações conjuntas para a ampliação da participação dos Programas de Pós-Graduação do IPUSP nas políticas nacionais de avaliação, fomento e de formação em Pós-Graduação.

Pesquisa
A pesquisa no IPUSP apresenta um amplo espectro com significativo número de Laboratórios e de participação de docentes como coordenadores ou membros de importantes núcleos de pesquisa. As propostas de ações a serem realizadas encontram-se detalhadas no documento Avaliação Institucional USP 2010-2014, do qual destacamos os seguintes aspectos a serem apoiados nesta Gestão junto à Comissão de Pesquisa:

(i)incentivar a criação de redes de pesquisa na Unidade, núcleos de apoio à pesquisa, projetos temáticos e grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq; (ii) incentivar docentes a serem bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq; (iii) aumentar a captação de recursos junto às agências de fomento, incentivando os professores a solicitar auxílio à pesquisa; (iv) implantar o “escritório de apoio” à pesquisa como serviço oferecido pela Comissão de Pesquisa para a comunidade interna; (v) aprimorar a infra-estrutura administrativa de pesquisa; (vi) buscar novas parcerias, convênios e intercâmbios que propiciem estágios e atividades de pesquisa em cooperação; (vii) incentivar estágio docente em centros do exterior para pós-doutoramento; (viii) incentivar docentes e alunos para maior participação no Programa de Pré-Iniciação Científica; (ix) incentivar docentes e alunos para maior participação no Programa de Iniciação Científica; (x) aumentar o número de pós-doutorandos com bolsa; (xi) criar sistemas de informação sobre atividades de pesquisa na Unidade; (xii) atualizar o site da Comissão de Pesquisa no website do IPUSP; (xiii) estabelecer um evento anual para apresentação de trabalhos de pesquisa da Unidade. (p.55)

Incentivar junto ao Instituto a ampla divulgação do conhecimento em veículos de várias naturezas, tanto no Brasil como no exterior, em articulação com a Biblioteca Dante Moreira Leite e utilizando os canais de comunicação do Instituto de Psicologia de grande alcance acadêmico e social.

Criar procedimentos institucionais de divulgação de editais e de instituições de financiamento e de prêmios oferecidos a teses de doutorado. Criar as condições institucionais para manutenção do Congresso Interno do IPUSP para divulgação e discussão das pesquisas produzidas nos Programas de Pós-Graduação.

Apoiar institucionalmente as ações das Comissões de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e Animais, por meio das condições de infraestrutura e de recursos humanos, necessárias ao desenvolvimento de suas atividades.

Ampliar canais entre pesquisadores e órgãos públicos e demais setores da sociedade visando a articulação do conhecimento produzido no âmbito da pesquisa com as necessidades apresentadas pelas políticas públicas nos diferentes campos da Psicologia, que matizam a nossa formação, bem como participar da implantação de políticas sociais, de forma organizada.

Cultura e Extensão
Considerar a importância das atividades de cultura e extensão enquanto parte integrante do tripé da Universidade e do Instituto, dando maior visibilidade às atividades desenvolvidas de maneira a criar espaços para integração entre os setores acadêmicos e administrativos do IPUSP, fortalecendo a formação de estudantes de graduação e pós-graduação, recepção e integração de estudantes em mobilidade estudantil nacional e internacional, ao Centro-Escola do IP, à Biblioteca, ao Centro Acadêmico Yara Iavelberg.

Ampliar ações articuladas entre a Comissão de Cultura e Extensão e demais setores do IPUSP, possibilitando maior visibilidade e divulgação das ações de extensão e cultura.

Cooperação Nacional e Internacional
Apoiar iniciativas de internacionalização, já em curso e aquelas anunciadas no plano de Metas do IP de Avaliação Institucional 2010-2014, propostas pela Comissão de Cooperação Nacional e Internacional, articuladas com as Comissões de Pós-Graduação, de Pesquisa, de Cultura e Extensão visando uma formação interdisciplinar e intercultural de docentes, estudantes na Graduação e Pós-Graduação e funcionários, ampliando as pesquisas multicêntricas e em rede, bem como incentivando a captação de recursos em agências de fomento nacionais e internacionais.

Eixo 2 – Recursos de apoio acadêmico e científico

Infraestrutura
Considerando os cortes orçamentários significativos que se fizeram presentes em todas as Unidades da USP, temos uma grande dificuldade de gestão nesse item. O atual orçamento da Unidade reduziu-se em 35%, quando comparado a 2013, chegando próximo aos níveis de 2010. Assim, qualquer ação nesse campo precisará contar com uma política ampla, responsável e coerente com as necessidades, priorizando questões mais urgentes e estratégicas para as atividades fins. Nesse sentido, propomos:

  • Constituir um grupo de trabalho com o objetivo de elaborar projetos do Instituto de Psicologia para a Infraestrutura, definindo necessidades, prioridades, convênios de cooperação, captação de recursos. Este grupo deverá ser formado com a participação de setores acadêmico, administrativo, financeiro, Centro-Escola, Biblioteca, docentes, discentes e funcionários, com prazo de seis meses para apresentar um relatório do trabalho realizado.
  • Ampliar recursos de videoconferência e instalação de rede sem fio (WIFI), bem como demais ações que venham a ser identificadas pela Comissão de Informática do IPUSP e os setores administrativos pertinentes.
  • Manter as estruturas acadêmicas, administrativas e financeiras instituídas no Instituto e que permitem importante apoio a professores, estudantes, servidores e comunidade, representadas pelo Núcleo de Publicações, o Serviço de Apoio Institucional, Audiovisual, Setor de Informática, Serviços Gerais, Seção de Convênios, Seção de Materiais, Serviço de Licitações ,Contabilidade, Pessoal, Expediente, Tesouraria, Seções de Alunos de Graduação e Pós Graduação, Departamentos e seus respectivos Programas de Pós-Graduação, Biblioteca, Assistências Acadêmica, Administrativa e Financeira.

Docência
Valorizar a manutenção de contratos docentes em Regime de Dedicação Exclusiva à Universidade, zelando para que as novas contratações, quando autorizadas, mantenham os princípios que temos defendido para a universidade pública, gratuita, de excelência, comprometida com a ciência e com a sociedade.

Incrementar ações que visem o incentivo à discussão e à utilização de novas tecnologias de comunicação e informação, apropriadas ao ensino de psicologia, à pesquisa e à prática profissional, visando aproximações entre Universidade e Sociedade no que tange às inovações tecnológicas em Ciências Humanas.

Servidores Técnicos e Administrativos
Dar continuidade à Comissão Assessora do CTA para Recursos Humanos, possibilitando maior articulação entre as questões e demandas da referida Comissão junto ao Conselho Técnico Administrativo e a Assistência Administrativa do IPUSP, de maneira a constituir políticas de recursos humanos que levem em conta as necessidades da Unidade e de seus servidores.

Eixo III – Atividades de gestão da Unidade

Gestão
Contribuir com ações que venham a ampliar a participação e a democratização nas esferas da vida institucional, de maneira responsável e atendendo aos objetivos e ações construídos coletivamente no interior do espaço institucional.

Considerar a importância dos órgãos e comissões instituídas, bem como outras comissões e grupos de trabalho que ser fizerem necessários, com vistas a melhorar ainda mais a articulação entre áreas e setores do IPUSP para a construção de propostas e encaminhamentos que expressem as posições do IPUSP frente aos temas universitários e nacionais.

Apresentar, discutir amplamente e dar sequência à implementação do Plano de Metas e Ações Institucional do IPUSP, elaborado em 2014 no documento Avaliação Institucional USP 2010-2014 e que indica nas p.52 a 57 as principais Metas e Ações apontadas para a atual gestão do IP nas áreas de Gestão, Infraestrutura, Servidores Técnicos e Administrativos, Corpo Docente, Processos de Ensino e de Aprendizagem, Corpo discente, Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Cultura e Extensão e Internacionalização.

Priorizar ações, por meio dos Conselhos Acadêmico, Conselho Gestor do Centro-Escola do IP e Gestor do IPUSP, que permitam a articulação entre instâncias já existentes no IP, de maneira a possibilitar o enfrentamento de dificuldades tanto de gestão, quanto de infraestrutura, ou ainda de natureza acadêmica, administrativa e financeira, visando encontrar alternativas para superação e melhoria das condições de trabalho e de funcionamento no IP.

Constituição de um Conselho Consultivo com ex-diretores do Instituto de Psicologia que serão convidados a colaborar em questões relativas à Unidade, que necessitem maior aprofundamento para sua solução, nas quais a experiência acadêmica e administrativa anteriormente conquistada por tais Professores será fundamental.

Consideramos, por fim, que este Plano de Gestão apresenta um conjunto de propostas que serão detalhadas e incrementadas em dabates que serão promovidos pela Comissão Eleitoral do IPUSP. Agradecemos a todos os colegas que, com certeza, contribuirão debatendo essas ideias que agora sistematizamos brevemente neste documento.

São Paulo, 30 de março de 2016.

Marilene Proença Rebello de Souza

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

BREVE TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS CANDIDATOS

Marilene Proença Rebello de Souza
Professora Titular da Universidade de São Paulo (2015). Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Chefe do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade em duas gestões 1999/2000 e 2000/2001. Coordenadora, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2006-2014) e Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2011-2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP. Professora da área de Psicologia Escolar do IPUSP desde 1988. Foi Coordenadora e Membro da Equipe Técnica do Serviço de Psicologia Escolar (1991-2000). Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE (2000 – atual) e é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Psicologia Escolar e Educacional: processos de escolarização e atividade profissional em uma perspectiva crítica. Editora Responsável pela Revista Psicologia Ciência e Profissão (2002-2004 e 2011-2013). Coordenadora de Convênios com a Universidade Pedagógica de Moçambique, Universidade de Havana, Instituto Politécnico Nacional do México e com a Universidade Lomonosov de Moscou. Membro da Comissão Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-2014) e Presidente Eleita para a gestão 2014-2016. Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2011 a 2013).Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Realizou estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002, 2007). É Bolsista Produtividade do CNPq, nível 1C. Atua na área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: processos de escolarização, políticas públicas em educação, formação do psicólogo e de professores, problemas de aprendizagem e educação, direitos da criança e do adolescente; psicologia, sociedade e educação na América Latina.

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista, especialização em Psicologia da Saúde pela Escola Paulista de Medicina (CAPES), Mestrado em Saúde Mental (FAPESP), doutorado (FAPESP) e Pós-doutorado (FAPESP) em Ciências da Saúde pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo. Em julho de 2006 iniciou suas atividades em RDIDP no IPUSP, alocado no Departamento de Psicologia Clínica; foi coordenador da Clínica Psicológica Durval Marcondes por sete anos. Em dezembro de 2012, recebeu o título de livre-docência em psicologia clínica pela USP. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Psicologia Clínica, membro do Conselho de Departamento. É Suplente na Comissão de Graduação, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica (segunda gestão) e Vice-presidente em Exercício da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP. É membro da Société Internationale de Psychopathologie Phénoméno-structurale e Société Internationale Michel Henry. Primeiro vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Fenomenológica – ABRAPFE. Trabalha nos temas: psicologia clínica, psicoterapia, psicopatologia fenomenológica, acompanhamento terapêutico e ateliê de desenho de livre expressão. Membro do GT – Psicologia e Fenomenologia – ANPEPP. Vice-coordenador do Núcleo de pesquisa e laboratório Prosopon – USP. Coordenador do Convênio Acadêmico Internacional entre IPUSP e Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário, ISPA, Lisboa, Portugal; e está estabelecendo convênio internacional com a Universidade Católica Portuguesa, Porto, com o Centro de Estudos do Pensamento Português, para o estudo interdisciplinar sobre a obra de Michel Henry e às aplicações à psicoterapia, acompanhamento terapêutico e psicopatologia. Mantém relações internacionais com filósofos, professores eméritos de Portugal (UCP, Porto) e Itália (PUL, Roma) e psicólogo professor emérito da Université de Savoie, França. Recentemente estabeleceu convênio entre IPUSP e Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, para estágio de alunos da graduação, iniciando pela disciplina obrigatória do 3º semestre: Introdução à psicopatologia. Ministra duas disciplinas obrigatórias na graduação e cinco na pós-graduação com professores convidados internacionais e nacionais (Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal do Pará-UFPA). Faz parte do corpo docente permanente da UFPA, ministrando disciplinas e orientando uma aluno de mestrado, na linha de pesquisa intitulada Fenomenologia: teoria e clínica e no PPG em Psicologia Clínica do IPUSP na linha de pesquisa: Práticas clínicas: fundamentos, procedimentos e interlocuções.Responsável pelo Convênio de Cooperação Internacional entre Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA – Lisboa (http://www.ispa.pt/ISPA/vPT/Publico/) e Instituto de Psicologia da USP. Ex-Coordenador responsável pelo Convênio Internacional – Cátedra Bernardo O’Higgins (acordo de cooperação entre o IEA –  Instituto de Estudos Avançados da USP e a Universidade de La Frontera, Chile) –   http://www.ufro.cl/. Responsável pelo Protocolo de Colaboração para o Desenvolvimento de uma Rede de Estudos Internacional sobre Michel Henry entre Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (CEFi) e o Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP (2010-2013).