Gestão 2008-2011

Objetivo 1 – Planejamento e  Gestão do IPUSP
Objetivo 2 – Melhoria da Qualidade na Formação dos Graduandos em Psicologia
Objetivo 3 – Ampliação da Excelência dos Programas de Pós-Graduação do IPUSP
Objetivo 4 – Fortalecimento da Atividade de Pesquisa no IPUSP
Objetivo 5 – Fomento das Atividades de Cultura e Extensão na Unidade
Objetivo 6 – Reestruturação do Centro de Atendimento Psicológico (CAP)
Objetivo 7 – Ampliação do Centro de Preservação da Memória Institucional do IP
Objetivo 8 – Consolidação do Centro Latino-Americano de Informação em Psicologia

Plano de Metas dos Departamentos
Ações das Assistências para viabilizar o plano de Metas da Unidade para 2009
OBJETIVO 1: PLANEJAMENTO E GESTÃO NO IPUSP
META 1: Promoção de gestão participativa
Descrição: Visamos investir em planejamento e gestão na unidade.
Ação 1: Gestão participativa, baseada em compartilhamento de informações e cooperação.
Ação 2: Elaboração de um projeto de reestruturação de organograma técnico-administrativo levando em conta as novas necessidades da unidade, dando continuidade ao projeto iniciado na gestão anterior.
Ação 3: Recuperação/Expansão do Quadro Docente do Instituto.
Ação 4: Recuperação/Expansão do Quadro de Servidores não-docentes de Apoio do Instituto.

OBJETIVO 2: MELHORIA DA QUALIDADE NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS EM PSICOLOGIA

META 1: Avaliação do currículo atual do curso de graduação em psicologia do IP
 Descrição: Visamos aprimorar a qualidade da formação oferecendo uma visão abrangente e plural da psicologia como ciência e profissão, para promover o espírito crítico e preparar os estudantes para os desafios de condições novas de exercício profissional e produção de conhecimento. Visamos também fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando estágios e participação em atividades de extensão.
Ação 1: Acompanhamento pela Comissão de Graduação, com a participação da comunidade acadêmica, do currículo implantado em 2004 de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais em Psicologia.
 Ação 2: Estabelecimento de um processo de avaliação e seguimento das disciplinas do curso de bacharelado e formação de psicólogos.
 Ação 3: Avaliação da inclusão do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como forma de promover a sistematização do conhecimento pelo aluno e a articulação teórico-prática.
 Ação 4: Estabelecimento de um processo de avaliação e seguimento das práticas e dos estágios.

 Ação 5: Avaliação da necessidade de docentes e de técnicos de apoio à docência e à pesquisa, para garantir um curso de qualidade.

META 2: Avaliação da possibilidade de participação do curso de graduação em psicologia do IPUSP no Pró-Saúde

Descrição: Visamos examinar uma possível adesão da Unidade ao Programa Pró-Saúde do Ministério da Saúde considerando o compromisso com a formação de profissionais aptos a trabalhar na prevenção e promoção da saúde. Esta proposta vem ao encontro do que se discute atualmente em termos de diversificação dos cenários de prática e inserção nos serviços públicos de saúde, no Conselho Federal de Psicologia, no Conselho Regional de Psicologia e na Associação Brasileira de Ensino de Psicologia.
Ação 1: Utilização deste momento de análise e adaptação do currículo para promover o estudo e o debate de uma possível participação do IPUSP no Programa Nacional de Reorientação da Formação do Profissional em Saúde (Pró-Saúde).
Ação 2: Aumento da interlocução com os colegas da Medicina, Enfermagem e Odontologia, para avaliar a sua experiência de participação no Pró-Saúde e possibilidades de projetos conjuntos.
META 3: Implantação do Projeto de Licenciatura na Unidade
 Descrição: A inserção da disciplina Psicologia nos currículos do Ensino Médio é hoje um anseio de grande parte da comunidade educacional que valoriza uma formação mais abrangente e socialmente significativa, que propicie uma melhor localização dos estudantes frente à sua cultura e ao lugar que eles ocupam na sociedade. A disciplina de Psicologia é um espaço privilegiado de reflexão sobre temas como sexualidade, drogas legais e ilegais, inserção do jovem no mundo do trabalho, endogrupo e exogrupo e violência.
Ação 1: Acompanhamento pela Comissão de Licenciatura, com participação da comunidade acadêmica, da implantação do projeto de licenciatura.
Ação 2: Estabelecimento de um processo de avaliação e seguimento das disciplinas da licenciatura.
Ação 3: Estabelecimento de um processo de avaliação e seguimento dos estágios da licenciatura.
Ação 4: Avaliação da necessidade de docentes e de técnicos de apoio à docência e estágios, para garantir um curso de qualidade.
META 4: Aprimoramento das condições de funcionamento da graduação
Descrição: Visamos aprimorar a organização e o funcionamento do curso de graduação em psicologia no IPUSP, aumentando a valorização do trabalho docente e melhorando as condições de trabalho. Visamos também ampliar as oportunidades disponíveis para os estudantes.
Ação 1: Valorização do trabalho docente no plano de metas da unidade e dos departamentos, buscando discutir critérios de valorização junto à CERT.
Ação 2: Valorização do RDIDP e o desenvolvimento de projetos que incluam estudantes de graduação.
Ação 3: Realização de Seminários sobre Ensino e Profissão para relato de experiências sobre ensino de psicologia e profissão e discussão de temas atuais (ex: desafio de formar recursos humanos qualificados para o SUS, inserção do psicólogo no Setor de Saúde Suplementar).
Ação 4: Aumento da interlocução entre o IP, o Conselho Federal de Psicologia, o Conselho Regional de Psicologia 6ª Região e a Associação Brasileira para o Ensino de Psicologia.
Ação 5: Incentivo à realização de pesquisas sobre ensino e destino de egressos e divulgação dos resultados na unidade.
Ação 6: Atualização do site da graduação como forma de divulgação de oportunidades para os estudantes, tais como monitorias, bolsas de iniciação científica e bolsas de mobilidade internacional, formulários e regras de preenchimento, assim como oportunidades de emprego para recém-formados.
Ação 7: Instalação de data-show nas salas de aula concedidos pela Pró-Reitoria de Graduação.
OBJETIVO 3: AMPLIAÇÃO DA EXCELÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IPUSP
META 1: Ampliação do papel de liderança dos Programas e eficiência na formação de recursos humanos
Descrição: Temos hoje no IPUSP cinco cursos de Pós-Graduação considerados de excelência pela avaliação CAPES do triênio 2004-2006: quatro com conceito cinco e um com conceito sete. Estão entre os 40% melhores Programas de Pós-Graduação em Psicologia do país. Visamos criar condições para que eles ampliem seu papel de liderança nas suas respectivas áreas de atuação e a sua eficiência no atendimento das necessidades nacionais e regionais de formação de recursos humanos de alto nível.
Ação 1: Aprimoramento de cada Programa de Pós-Graduação, tomando por base o parecer da comissão externa de avaliação sobre seus pontos fortes e fracos, visando obter notas 6 ou 7.
Ação 2: Apoio ao corpo docente para otimização da sua produção intelectual.
Ação 3: Capacitação dos estudantes de pós-graduação para a produção científica através de cursos de “preparação de artigos”, “Uso de fontes de informação em Psicologia”, “Capacitação na aplicação da Bibliometria e Cientometria como recursos para geração de conhecimento”.
Ação 4: Ampliar a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação através da divulgação de convênios de co-orientação visando a dupla titulação, programas de mobilidade internacional e vinda de professores visitantes.
Ação 5: Incentivo para o aumento da cooperação com instituições de ensino e pesquisa nacionais, em adição ao intercâmbio internacional.
Ação 6: Apoio ao trabalho em redes de pesquisa, difundindo cursos e palestras promovidas pelos Programas de Pós-Graduação do IPUSP através de vídeo-conferência.
Ação 7: Aumento da articulação entre a pós-graduação e a graduação, através do incremento da participação de mestrandos e doutorandos no  Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE.
Ação 8: Aumento da visibilidade dos Programas de Pós-Graduação do IP, através da disponibilização de dissertações e teses no Portal Saber, da digitalização retrospectiva de dissertações e teses e da divulgação de teses através da TV-USP.
Ação 9: Divulgação nas páginas Web dos Programas de Pós-Graduação da produção decorrente das suas atividades, tais como artigos científicos e livros.
Ação 10: Estimulo à participação dos docentes na avaliação do sistema de avaliação da Pós-Graduação e na definição de políticas de desenvolvimento da Pós-Graduação.
META 2: Aprimoramento das condições de funcionamento da Pós-Graduação
Descrição: Visamos aprimorar a organização e o funcionamento dos cursos de Pós-Graduação em psicologia no IPUSP, aumentando a valorização do trabalho docente e melhorando as condições de trabalho.
 Ação 1: Adequação da CPG e das CCPs ao novo Regimento da Pós-Graduação da USP.
 Ação 2: Incentivo à troca de experiências e cooperação entre os cinco Programas do IP.
 Ação 3: Incentivo à troca de experiências e cooperação entre coordenadores de Programas de Pós-graduação e a Comissão de Pesquisa do IPUSP, para identificar alternativas para aprimoramento da atividade científica.
 Ação 4: Valorização do RDIDP e incentivo à coordenação de redes de pesquisa.
 Ação 5; Atualização da página Web dos Programas de Pós-Graduação de acordo com modelo sugerido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
Ação 6: Captação de informações sobre a trajetória profissional dos egressos dos Programas de Pós-Graduação do IP, no Sistema Janus-Egressos.
Ação 7: Incentivo à utilização de papel reciclado e impressão frente-verso nas dissertações e teses e documentos da Secretaria de Pós-Graduação.
Ação 8: Incentivo à produção de artigos científicos oriundos das dissertações e teses defendidas no IP.

 

OBJETIVO 4: FORTALECIMENTO DA ATIVIDADE DE PESQUISA NO IPUSP

META 1: IP como centro de referência na construção de conhecimento de ponta
Visamos formar pesquisadores e docentes de alto nível para os quadros universitários nas diversas áreas de atuação cobertas pelos departamentos: processos psicológicos básicos, educação, saúde, meio ambiente e trabalho, tornando o IP referência para as instituições que se beneficiam de nossos intercâmbios. Entre 2006 e 2007 a Câmara Brasileira do Livro (CBL) conferiu o Prêmio Jabuti a três livros de autoria de docentes do IP. A produção da unidade ganha visibilidade também no cenário internacional. Visamos criar condições para ampliar nossa atividade de construção de conhecimento de ponta em várias áreas da psicologia e o impacto deste conhecimento.
Ação 1: Expansão de áreas de pesquisa já consolidadas e criação de novas áreas de pesquisa.
Ação 2: Incentivo à cooperação entre docentes dos Departamentos para a realização conjunta de pesquisas e eventos de divulgação;
Ação 3: Busca de novas parcerias, convênios e intercâmbios que propiciem estágios e atividades de pesquisa em cooperação.
Ação 4: Apoio a intercâmbios com centros internacionais de excelência e formalização destes intercâmbios.
Ação 5: Aumento da captação de recursos junto às agências de fomento.
Ação 6: Incentivo a um maior contato dos alunos de graduação com a pesquisa, tanto nas disciplinas, como em termos de treino à pesquisa e iniciação científica.
Ação 7: Incentivo à participação dos alunos em congressos científicos e à obtenção de maior cota de bolsas PIBIC.
Ação 8: Incentivo à continuidade entre a iniciação científica e o prosseguimento dos estudos em nível de pós-graduação.
Ação 9: Aumento do número de pós-doutorandos, jovens pesquisadores e  pesquisadores visitantes na Unidade.
Ação 10: Incentivo a estágios de docentes em outros centros do exterior para aprimoramento ou pós-doutoramento
 Ação 11: Incentivo à participação da Unidade no Programa de Pré-Iniciação Científica, voltado para alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Médio de escolas públicas, recém-criado pela Pró-Reitoria de Pesquisa.
 Ação 12: Apoio à convivência e interação entre pesquisadores sênior e iniciantes sob coordenação dos docentes nos Laboratórios do IP.
Ação 13: Integração da pesquisa com as áreas de graduação, pós-graduação e extensão.
 Ação 14: Incentivo à ampla divulgação dos resultados das pesquisas realizadas, em meios nacionais e internacionais, contemplando o equilíbrio entre periódicos, livros e eventos científicos.
META 2: Consolidação dos periódicos do IPUSP
 O IPUSP publica cinco periódicos, três deles classificados como Nacional A e dois como Nacional B, segundo o Qualis da CAPES: Revista Psicologia USP, Estilos da Clínica, Revista de Etologia, Cadernos de Psicologia Social do Trabalho e Imaginário. Visamos criar condições para a sua consolidação.
 Ação 1: Aprimoramento de cada periódico, tomando por base o parecer da comissão externa de avaliação sobre seus pontos fortes e fracos, visando obter/manter classificação Nacional A.
 Ação 2: Inclusão dos periódicos no SciELO como forma de aumentar o impacto da produção científica do IPUSP.
 Ação 3: Ampliação dos fascículos acessíveis em formato eletrônico gratuitamente na Internet através do PEPSIC, completando toda a coleção, como forma de ampliar o acesso à produção científica em Psicologia.
 Ação 4: Abertura de estágio para estudantes de Letras da FFLCH para contribuir com a revisão de manuscritos.
 Ação 5: Incentivar a publicação de artigos de autores de outros países nas revistas editadas pelo IP, objetivando a internacionalização dos periódicos.
 Ação 6: Incentivo à indexação das revistas publicadas no IP em bases de dados internacionais, visando melhorar a visibilidade da produção nacional na área e melhor classificação no QUALIS.
 Ação 7: Estimular a divulgação das revistas em eventos nacionais e internacionais da área.
Ação 8 – Centralizar o processo de editoração e divulgação das revistas.

META 3: Aprimoramento das condições de infra-estrutura de Pesquisa

Descrição: Visamos aprimorar a organização e o funcionamento dos laboratórios e das comissões de apoio à atividade de pesquisa, para torná-la mais ágil e eficiente.
Ação 1: Melhoria da infra-estrutura administrativa de pesquisa e convênios na unidade.
Ação 2: Melhoria da infra-estrutura da Comissão de Ética atendendo as recomendações da CONEP.
Ação 3: Atualização do site da Comissão de Pesquisa.
Ação 4: Valorização do RDIDP como condição necessária para criação de um ambiente de pesquisa na unidade.
Ação 5: Ampliação e re-equipamento dos laboratórios.
Ação 6: Solicitação de claro à Reitoria para substituição de funcionário por motivo de aposentadoria.
Ação 7: Incentivo à solicitação de pessoal de apoio técnico através do Programa de Concessão de Pessoal Técnico de Nível Superior (PROCONTES) da Pró-Reitoria de Pesquisa e de bolsas de apoio técnico junto a agências de fomento.

OBJETIVO 5: FOMENTO DAS ATIVIDADES DE CULTURA E EXTENSÃO NA UNIDADE

Meta 1: IP como centro de referência em atividades de extensão e cursos de aprimoramento profissional
Descrição: O IP está comprometido com sua missão de difundir conhecimentos e de prestar serviços à comunidade e se esforçando em atender a demanda crescente nestes setores. A atividade de cultura e extensão do IP pode ser avaliada através: do número de cursos e eventos oferecidos; da variedade e relevância dos temas destes cursos e eventos; e da ampliação do atendimento a segmentos da população sem condições econômicas de acesso a tratamentos psicológicos. Visamos ampliar e organizar estas atividades.
Ação 1: Expansão de atividades de extensão já consolidadas e criação de novas atividades, valorizando projetos de extensão com a marca da originalidade, envolvidos com a investigação de novas frentes de serviço e de intervenção psicológica.
 Ação 2: Elaboração de um Programa de Cursos de Especialização, como parte de um Projeto de Residência visando o aprimoramento profissional.
 Ação 3: Estimulo à participação dos estudantes de graduação na disciplina “Ações Comunitárias”.
Ação 4: Oferecimento de cursos de extensão noturnos, de acordo com solicitação feita pela Ouvidoria Geral da USP.
Ação 5: Discutir a Educação a Distância como um meio relevante para a consecução dos objetivos da extensão universitária;
Ação 6: Apoio ao Serviço de Orientação Profissional para participação no Projeto “A universidade e as profissões” da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.
 Ação 7: Apoio à participação do IP no Programa da Universidade Aberta à Terceira Idade na USP da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.
Meta 2: Aprimoramento das condições de funcionamento da Secretaria de Cultura e Extensão
 Descrição: Visamos aprimorar as condições de funcionamento da Secretaria de Cultura e Extensão, para torná-la mais ágil e eficiente.
 Ação 1: Solicitação de claro à Reitoria para substituição de funcionário por motivo de aposentadoria.

OBJETIVO 6: REESTRUTURAÇÃO DO CENTRO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO (CAP)

 META 1: CAP como Clínica-Escola de referência
Descrição: O CAP, como um centro de atendimento vinculado a uma unidade universitária, presta serviços à população integrando atendimento com tarefas de ensino e pesquisa. Tem uma estrutura funcional própria, com uma Comissão de Coordenação, aprovada pela Congregação da Unidade, encarregada de administrar as atividades desempenhadas no Centro. Esta Comissão tem a função de traçar as diretrizes de desenvolvimento dos serviços, da pesquisa e dos estágios no Centro, visando aumentar a sua integração, ampliação da sua visibilidade e interação com a sociedade.
 Ação 1: Convite para participação permanente de um representante da Comissão de Coordenação do CAP na Congregação.
 Ação 2: Convite para participação permanente de um representante da Comissão de Coordenação do CAP no CTA.
 Ação 3: Elaboração de um projeto integrado do CAP, com Serviços articulados.
 Ação 4: Melhora da comunicação do CAP com os Departamentos e com as Comissões de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão.
 Ação 5: Análise da participação da Psicologia no Programa Pró-Saúde, visando a formação de profissionais aptos para atuar em Serviços de Saúde Mental Pública.
 Ação 6: Dimensionamento da participação da Psicologia no Programa de Prevenção e Tratamento do Uso de Álcool e Drogas da USP.
 Ação 7: Aprimoramento da política interna e externa de dotação orçamentária do CAP.
 Ação 8: Mudança de foco de Serviço Acadêmico (funcionamento no ritmo do ano escolar) para Serviço de Atendimento em que o aluno também estagia (funcionamento de janeiro a dezembro).
 Ação 9: Inserção dos estudantes de graduação no CAP desde o início do curso, com treinamento e supervisão, participando do acolhimento dos clientes.
 Ação 10: Ampliação da interação com o Hospital Universitário.
 META 2: Aprimoramento das condições de funcionamento do CAP.
 Descrição: Visamos aprimorar as condições de funcionamento dos Serviços, para torná-los mais ágeis e eficientes.
 Ação 1: Ampliação do horário de funcionamento para atender a demanda dos usuários por atendimento em período noturno e aos sábados.
 Ação 2: Informatização do agendamento de consultas e reserva de salas.
 Ação 3: Melhora da sinalização de serviços para facilitar a orientação dos usuários.
 Ação 4: Criação de um Livro do CAP que apresente e descreva os vários Serviços.
 Ação 5: Criação de programa especial visando atender às demandas específicas da Unidade (funcionários, docentes e alunos).
 Ação 6: Manutenção das instalações do prédio do CAP e renovação de mobiliário.

OBJETIVO 7: AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL DO IP

 META 1: Centro de Memória enquanto elemento de preservação da história da psicologia do IP, que se confunde com a história da psicologia brasileira.
 Descrição: O Centro de Memória do IP tem como objetivo ampliar a cultura de preservação da memória do Instituto por meio do arquivamento de seu patrimônio documental. O acervo do Centro é composto por memórias, relatórios de atividades do IP, fotografias, gravações, fitas de vídeo, filmes, CDs, DVDs.
 Ação 1: Construção de espaço especialmente planejado para a preservação de documentos históricos, como por exemplo: produção técnico-científica, memoriais do corpo docente, documentos dos pioneiros da Psicologia na USP, fotografias, fitas VHS e DVDs que contam a história do IP.
 Ação 2: Solicitação de um claro para a Reitoria para contratar um funcionário especialmente dedicado ao Centro.
 Ação 3: Elaboração de um projeto integrado com o Conselho Federal de Psicologia e com a Academia Paulista de Psicologia visando captar a memória da psicologia nacional.
 Ação 4: Inauguração do site do Centro de Memória do IP e a criação do museu virtual
 Ação 5: Elaboração de material de divulgação do Centro.
 Ação 6: Inventário de objetos de interesse histórico da unidade e inclusão no site do Centro de Memória, com breve descrição de cada objeto.

OBJETIVO 8: CONSOLIDAÇÃO DO CENTRO LATINO-AMERICANO DE INFORMAÇÃO EM PSICOLOGIA

 META 1: Biblioteca Dante Moreira Leite como centro coordenador da cooperação em informação técnico-científica em psicologia, com e entre os países da América Latina e Caribe.
Descrição: A Biblioteca Dante Moreira Leite, enquanto centro coordenador da rede de informação técnico-científica em psicologia da América Latina e Caribe coordena ações objetivando a reunião, organização e disseminação do conhecimento psicológico gerado nos países da região. A partir da construção, desenvolvimento e operação da Biblioteca Virtual em Psicologia da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (BVS ULAPSI), formada a partir do modelo da Biblioteca Virtual em Psicologia do Brasil (BVS-Psi Brasil), a rede de informação em Psicologia vem contribuindo sobremaneira para a visibilidade do conhecimento gerado na América Latina. Essa coordenação assegurou à Biblioteca o papel de depositária da produção nacional da área.
 Ação 1: Coordenação, operação e promoção de ferramentas que possibilitem o controle bibliográfico, a divulgação, a avaliação e o melhoramento da literatura psicológica técnico científica publicada em papel e em formato eletrônico nos países da região.
 Ação 2:  Consolidação do acesso amplo, rápido e cooperativo à literatura técnico científica internacional, publicada em papel ou em formato eletrônico, estimulando o desenvolvimento e uso compartilhado de coleções de literatura científica através das redes e associações de bibliotecas e centros de documentação nos países da região.
 Ação 3: Disseminação, através da BVS ULAPSI, de sites em Internet operados pelos países da região que contenham informação técnico científica em Psicologia.
 Ação 4: Coordenação do desenvolvimento e atualização da terminologia em psicologia, a qual deve ser organizada e disseminada em português, espanhol e inglês através do vocabulário Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).
 Ação 5: Contribuição para o desenvolvimento de recursos humanos nos países da região, em nível gerencial e técnico, com o intuito de dominar as tecnologias e metodologias estratégicas para proporcionar o acesso eqüitativo à informação em psicologia.
 Ação 6: Ampliação do espaço físico da Biblioteca objetivando acomodar o acervo da produção nacional e da região, assim como a crescente equipe da BVS-Psi.
 Ação 7: Inclusão de disciplinas de orientação na construção do trabalho científico na grade curricular do curso de graduação e pós-graduação do IP, visando ampliar o uso das fontes de informação e revistas científicas e a produção científica gerada pelo IP.

AÇÕES DA ASSISTÊNCIA ACADÊMICA PARA VIABILIZAR O PLANO DE METAS DA UNIDADE

 Estas ações têm por finalidade viabilizar o plano de metas da Unidade com a melhoria da comunicação e visibilidade do IPUSP, responsabilidade com o meio ambiente e transparência das ações.
 1 – Disponibilização das pautas do CTA e da Congregação no site do IPUSP pelo Diretório que será criado pelo Serviço de Informática. Pelo Diretório o membro do colegiado terá acesso, por meio de uma senha pessoal, às pautas e atas das reuniões.
 2 – Capacitação na construção das páginas do site do IP dos serviços prestados pela Assistência Acadêmica, a fim de dar transparência aos processos e melhorar a visibilidade do Instituto.
 3 – Implementação da reserva de salas por via eletrônica. O usuário poderá reservar salas para eventos pela internet e a tabela de horários de ocupação das salas estará on-line.
 4 – Criação de um canal de comunicação com os egressos.
O item “Ex-aluno” está em desenvolvimento e contará, inicialmente, com seções de cadastro, oportunidade, Fale conosco, Calendário de eventos e Galeria de fotos de alunos formados. Há previsão que este item esteja disponível no site do IPUSP ainda no primeiro semestre de 2009.
 5 – Implantação da área de apoio acadêmico previsto no Organograma da Unidade.
 6 – Divulgação de novas tecnologias para apoio às aulas ministradas por docentes do Instituto. Serão oferecidos aos docentes cursos e esclarecimentos sobre plataformas interativas, como o Mooodle.
O Moodle é um espaço interativo destinado à implementação de ambientes virtuais que pode servir de apoio aos cursos presenciais.
Pelo Sistema Moodle os docentes poderão divulgar informações sobre suas disciplinas tais como: Objetivos, docentes responsáveis, programa, metodologia, critérios de avaliação e bibliografia. O docente também poderá disponibilizar material didático e se comunicar eletronicamente com os alunos pelos fóruns de discussão, chats, páginas de avisos, listas de e-mail entre outros recursos.
 7 – Adequação do espaço físico e mobiliário da Assistência Acadêmica.
A Assistência Acadêmica recebe grande volume de material e documentação nos diversos concursos da carreira docente. Além da necessidade de mesas e cadeiras ergonomicamente adequadas.
8 – Melhoria do espaço físico do Bloco B (instalação de forro).
O revestimento com forro em pvc no Bloco de Aulas (salas e corredores) irá melhorar o isolamento acústico e a aparência do espaço físico.