28/03/2018 - 28/03/2018 9h às 18h - Auditório Carolina Bori - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária - São Paulo, SP

Christian Dunker | Michel Schlesinger | Cheikh Houssam Ahmad El Boustani | Angélica Tostes

Christian Ingo Dunker

chrisdunker@usp.br

(PSC) Departamento de Psicologia Clínica

Psicanálise, PolíticaeReligião: Convivência e Movimentos Sociais é o segundo evento da série “Universidade: Misérias do Presente, Riqueza do Possível”, promovido pelo Laboratório de Teoria Social, FilosofiaePsicanálise do IP-USP e a Annablume Editora, o debate Psicanálise, Política e Religião: Convivência e Movimentos Sociais.

As tensões do tecido social hoje estão fortemente marcadas pela influência de grupos religiosos. No intuito de criar novas bases de diálogo, a proposta deste debate é apresentar diferentes leituras de linhas religiosas sobre temas como sujeito, cidadania, tolerância e costumes. Concomitantemente, mostrar como estas visões se aplicam de maneira prática nos movimentos sociais de diversas tendências, inspirando ações articuladoras para uma sociedade mais justa.

Mesa com:

Christian Dunker – IP-USP (abertura e coordenação);

Michel Schlesinger – Cogregação Israelita Paulista;

Cheikh Houssam Ahmad El Boustani – Representante da Religião Islâmica e consultor Religioso e Educacional da CIFA (Centro Inter-Fé das Américas para Diálogo e Educação) e do Instituto Futuro do Brasil;

Angélica Tostes – Coletivo Espiritualidade Libertária.

Para mais detalhes sobre a palestra confira a matéria:

O Diálogo da Psicanálise com a Política e a Religião