02/09/2019 - 03/09/2019 9h - IPUSP - Auditório Carolina Bori | Av. Prof. Mello Moraes, 1721 – Bloco G. Cidade Universitária – São Paulo, SP

ATENÇÃO! Inscrições a partir do dia 19 de agosto de 2019

O I Simpósio Internacional de História da Psicanálise na América Latina acontecerá nos dias 2 e 3 de setembro de 2019, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Ao longo do evento, serão apresentados e discutidos trabalhos que envolvem aspectos distintos deste campo de investigação, visando abarcar desde questões metodológicas até a relação entre psicanalistas e as ditaduras latino-americanas. O evento contará com a presença de pesquisadores de diversos países – Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Inglaterra e França – e diversos estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais -, a fim de compartilharmos achados de pesquisa e aprofundar o diálogo internacional e interdisciplinar em torno do tema.

O primeiro dia será dedicado a aspectos metodológicos (como questões e métodos de pesquisa; acesso e uso de arquivos e documentos históricos, casos clínicos e história oral) e o segundo dia, a achados no campo da história da Psicanálise na América Latina (história comparada entre diferentes instituições psicanalíticas latino-americanas; influência da Psicanálise produzida em centros hegemônicos sobre instituições psicanalíticas latino americanas, fluxos de transmissão entre países do norte e do sul etc.).

O evento será gratuito, sendo aberto ao público geral, e as inscrições abrem a partir do dia 19 de agosto.

Dia 1: 02/09/2019
9:00 – 9:30 – Abertura

• Profa. Dra. Belinda Mandelbaum, Prof. Dr. Stephen Frosh e membro da comissão organizadora

9:30 – 11:30 – Mesa 1: Questões, problemas e hipóteses de pesquisa

• Stephen Frosh: “Learning from Cases – the problem of sharing knowledge in psychoanalysis” (webconferência)
  • Christian Dunker: “A Casuística como modelo de Pesquisa em História da Psicanálise”;
  • Luis Eduardo Prado: “Fascismo colonial brasileiro: Práticas políticas na psicanálise” (webconferência);
  • Mariano Ben Plotkin: “Global” Psychoanalysis in Latin America: Some Reflections.

13:30 – 15:30 – Mesa 2: Conceitos e métodos

• Lúcia M. Valladares de Oliveira: “Escrevendo a história da psicanálise no Brasil: questões metodológicas”;
  • Caio Padovan: “Análise empírico-conceitual como método de investigação em História da Psicanálise”;
  • J. Guillermo Milán-Ramos e Gonzalo Grau Pérez: “Recepção de ideias, hibridação discursiva, pensamento teórico inconsciente”.

15:30 – 16:00 – Coffeebreak

16:00 – 18:00 – Mesa 3: Trauma, o segredo e a mitificação

• Rodrigo Afonso Nogueira Santos e Fuad Kyrillos Neto: Demanda de mitificação? Notas sobre a lenda negra de Jacques Lacan”;
  • Belinda Mandelbaum: “Dois tempos ditatoriais: a pesquisa da história da Psicanálise na ditadura brasileira como presentificação do trauma”;
  • Lucas Charafeddine Bulamah e Daniel Kupermann: “Relatos sobre a história da proscrição de candidatos homossexuais nas Sociedades psicanalítica”
  • Rafael Alves Lima: “Políticas do Segredo em História da Psicanálise”.

Dia 2: 03/09/2019

9:30 – 11:30 – Mesa 4: Apropriações da psicanálise no Brasil

• Raquel Saad de Avila Morales: “O discurso psiquiátrico na Revista Médica de São Paulo (1898-1914)”;
  • Fernando Figueira: “Identidade e Inconsciente: fundamentos para a Psicologia Social de Arthur Ramos”;
  • Cristiana Facchinetti: “Entre o Inconsciente e o primitivo: apropriações freudianas (1914-1944)”;
  • Thiago Bloss Araújo: “Por uma modernização conservadora: Psicologia Social e Psicanálise na década de 1930 no Brasil”.

13:30 – 15:30 – Mesa 5: Psicanálise e ditaduras latino-americanas

• Aline Rubin: “O jovem em conflito: Análise das noções psicanalíticas de adolescência, movimentos juvenis e conflito de gerações no Brasil ditatorial”
  • Luis Mariano Ruperthuz Honorato: “No hay uso blanco”: sobre la psicopatologización del anarquismo a comienzos del siglo XX en Chile. Higiene mental y psicoanálisis para defender la sociedad.
  • Daniel Kupermann: “Clínicas do testemunho: a psicanálise entre o desmentido traumático e a reparação”;
  • Rodrigo Afonso Nogueira Santos: “Karl Weissmann, Masoquismo e Comunismo, e suas relações com o golpe de 1964: a psicanálise como uma pedagogia anticomunista”

15:30 – 16:00 – Coffeebreak

16:00 – 18:00 – Mesa 6: Pioneirismos e efeitos da migração

• Renata Udler Cromberg: “Sabina Spieltrein, pioneira esquecida da psicanálise”;
  • Francisco Capoulade: “Pioneiros das ideias de Lacan no Brasil”;
  • Julia Borossa: “Social and Political Violence and the Migrations of Psychoanalysis: Movement, Impasse and Extension” (webconferência).

Concepção e Coordenação: Profa. Dra. Belinda Mandelbaum (IPUSP) e Stephen Frosh  (Birkbeck College)

Comissão Científica Organizadora:

• Aline Rubin