06/04/2018 - 06/04/2018 14h - Auditório Aurora Furtado - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária - São Paulo, SP

Adriana Marcondes Machado, Ana Beatriz Coutinho Lerner e Paula Fontana Fonseca

(PSA) Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade

O Serviço de Psicologia Escolar convida para o evento “Trajetórias em Psicologia e Educação” dando continuidade à comemoração de nossos 40 anos, celebrados com a publicação do livro “Concepções e proposições em Psicologia e Educação: a trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo” (disponível gratuitamente no site da Editora Blucher: https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/concepcoes-e-proposicoes-em-psicologia-e-educacao-1363/psicologia-e-psicanalise-353 ).

Essa trajetória, que se constitui a partir de movimentos políticos e discursivos no campo da Psicologia e Educação, não é linear. Ela produz seus efeitos para além do âmbito da Universidade, na medida em que convida pessoas que atuam no campo a construírem seus próprios percursos a partir das marcas formativas impressas pelo diálogo com as ações do Serviço.
Neste evento, apresentaremos dois temas presentes no livro que serão debatidos com autoras, educadores, psicólogos e alunos graduação e pós-graduação do IPUSP.

Mesa 1: Psicologia e a escola para todos: a política da educação inclusiva.
Renata Lauretti Guarido – Psicanalista, mestre pela Faculdade de Educação da USP e autora do capítulo “Não recusar o que é de direito”.
Ana Elisa Siqueira – Educadora e diretora da EMEF Des. Amorim Lima.
Tomaz Volpi – Aluno de graduação do IPUSP.

Mesa 2: A intervenção psi e a educação.
Yara Sayão – Psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar (1988-2016) e uma das autoras do capítulo “Plantão Institucional em tempos difíceis: uma prática psi no campo da Educação”.
Renata Brandstatter – Psicóloga e pedagoga, assistente na Secretaria Municipal de Educação junto ao Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem-NAAPA (2014-2017).
Aline Aveiro – Psicóloga e mestranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP.