Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco A, sala 109
Cidade Universitária, São Paulo, SP – CEP: 05508-030
Telefones: 55 11-3091-4365/4184/4004 | lapso@usp.br | Site oficial: www.ip.usp.br/laboratorios/lapso/index.html

O LAPSO foi criado a partir da ampliação do Núcleo de Estudos e Práticas de Grupo, criado em 1985, no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, o qual priorizou o intercâmbio interdepartamental no IPUSP, interunidades e inter-institucional; e reuniu professores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação. Ainda quando núcleo, estabeleceu convênio de cooperação técnica entre IPUSP e o CEFOR-COAS, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo para a capacitação de coordenadores do Hospital Aberto e formação permanente de recursos humanos na área de saúde mental.

O Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social tem como objetivo geral a abertura de um campo de reflexão, desenvolvimento de pesquisas e divulgação de conhecimentos que contribuam para a compreensão das questões referentes à constituição do sujeito psíquico nas dimensões consciente e inconsciente e das relações intrasubjetivas, intersubjetivas e transubjetivas, em especial, na especificidade dos processos psíquicos nos grupos e instituições. Do cenário grupal desdobram-se questões concernentes às articulações das práticas grupais e políticas institucionais analisadas nos âmbitos jurídico-político, sócio-cultural, teórico-conceitual e técnico-assistêncial.

Como objetivos específicos têm-se:

• Promover estudos sobre os grupos, organizações e instituições, tendo em vista a questão das políticas de saúde e políticas educacionais;
  • Estabelecer convênios e desenvolver projetos de colaboração teórico-técnica com instituições do âmbito público;
  • Dar condições aos alunos de Graduação e Pós-Graduação para o aprofundamento da investigação em Psicologia Social, basicamente através do contato com instituições onde as práticas interdisciplinares são priorizadas;
  • Promover seminários, simpósios e debates relacionados à área;
  • Criar um arquivo de informações bibliográficas e de documentos sobre legislação em Saúde Mental visando o desenvolvimento de pesquisas,
  • Desenvolver um sistema para assessoria e supervisão a instituições e entidades sociais;
  • Criar recursos para divulgação e incentivo à publicação dos trabalhos produzidos.