Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco A
Cidade Universitária, São Paulo, SP – CEP: 05508-030
Telefones: 55 11-3091-4184/4004

A configuração atual do Laboratório de Estudos em Psicologia Social e o Mundo Contemporâneo: Paradigmas e Estratégias (Lapsi) resulta da fusão de dois Grupos de Pesquisa: 1) Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção, fundado em 1998 pela Dra. Eda Tassara; e 2) Mitopoética da Cidade, fundado em 2012 pela Dra. Sandra Patrício, institucionalizando-se assim a convergência que sempre existiu entre estas duas linhas de investigação. Uma convergência que nada tem de acidental, posto que a inspiração e ensinamentos da Dra. Eda Tassara, sobretudo aqueles concernentes ao método científico e à constituição do objeto da psicologia social, marcaram profundamente a formação e os interesses científicos da Dra. Sandra Patrício desde os idos da década de 1990, quando foi sua aluna, e durante os seguidos anos da colaboração quase ininterrupta que se estabeleceu entre ambas desde então.

O Laboratório, em continuidade às diretrizes dos grupos de pesquisa originários, tem como sua finalidade primordial a formação de pesquisadores e a produção de conhecimento na fronteira entre Psicologia Social, Ética e Política. Nesta perspectiva, seu campo universal e universalizante é o homem e o mundo contemporâneo, em suas dimensões biopsicossociais enunciadas sobre conteúdos materiais e não materiais e suas determinações ético-histórico-culturais.

As buscas conduzidas no âmbito do Lapsi organizam-se em torno de dois eixos: o primeiro, ético, estuda as relações inerentes e as influências recíprocas existentes entre Lugar, Subjetividade e Comportamento (RIBEIRO, 2018); o segundo, político, estuda os processos de construção intencional, poética e compartilhada do futuro (TASSARA, 2001).

Em ambos os eixos, os estudos fundamentam-se em uma hermenêutica transistórica de ideias e teorias presentes no campo interdisciplinar e híbrido da psicologia social, cotejando seus resultados com buscas empíricas sobre o homem e o mundo contemporâneo.

Os projetos de pesquisa atuais, que dão continuidade a investigações de temas e questões iniciadas desde os primeiros tempos do Laboratório, podem ser classificados em cinco linhas de investigação:

– Epistemologia da Psicologia Social

– Filosofia e Arquitetura da Paisagem

– Ethos humano e mundo contemporâneo

– Fronteiras da Psicologia

– Mitopoética da cidade

Tem-se, portanto, um campo de pensamento que circunscreve um amplo conjunto de condições a serem respeitadas, e ademais inscrito em cenários de realidade material sujeito a transformações geradas pela dinâmica histórica de abrangência global. Isto implica o necessário enfrentamento de temas liminares emergentes em interstícios disciplinares, condicionando a corporificação de equipes inter e transdisciplinares de pesquisa, compostas por sujeitos situados em diferentes territórios geográficos – a universalidade dos temas tratados assim o exige. Assim, os trabalhos em andamento agregam pesquisadores de várias universidades brasileiras e estrangeiras, em torno de projetos de pesquisa coletivos e do desenvolvimento de projetos de pós-doutorado, doutorado e mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da USP, além de projetos de Iniciação Científica e de Extensão Universitária.

Referências:

TASSARA, Eda & RABINOVICH, Elaine. A invenção do urbano e o poético: uma cartografia afetiva – Estudo sobre o bairro paulistano da Barra Funda. In: TASSARA, E. (org.). Panoramas Interdisciplinares para uma Psicologia Ambiental do Urbano. São Paulo: EDUC / FAPESP, 2001.

RIBEIRO, Sandra Maria Patricio. Lições preliminares para o estudo do ethos humano contemporâneo. 2018. Tese (Livre Docência em Psicologia Social dos fenômenos histórico-culturais específicos) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/T.47.2019.tde-05042019-100757. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/47/tde-05042019-100757/pt-br.php