Departamento de Psicologia Social e do Trabalho
Linhas de Pesquisa: Processos Psicossociais Básicos: as relações indivíduo – grupo. Dinâmica e Processos grupais. Identidade Psicossocial. Crenças, Atitudes e Valores. Psicologia do Trabalho. Gestão. Estrutura e processos organizacionais. Problemas Humanos no Trabalho.
Telefones: 55 11-3062-0606/4184 | yplehman@usp.br | Lattes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1980) doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1988) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: orientação profissional, universidade, profissão, formação e profissões.

Processos Psicossociais Básicos: As relações indivíduo/grupo

As recentes transformações decorrentes do Capitalismo avançado e das ultimas tecnologias atingem de modo marcante a relação do indivíduo com a sociedade. A dinâmica da socialização e aquisição de identidade na pós-modernidade tem se tornado complexa e não coesa, trazendo modos de subjetivação que, embora vivenciadas, não estão claramente definidas e representadas. Decorre reação patológica desta dinâmica, algumas das quais já mostram seus efeitos, tais como:narcisismo extremado, autismo e fracassos na aquisição e desenvolvimento do “self”. Minhas pesquisas têm se centrado nestes fenômenos emergentes da dinâmica do contexto social, político e econômico que interferem na formação dessa subjetividade: exclusão social, angústia pela sobrevivência, imposição de um tempo da máquina versus um tempo biológico, “indivíduo on line” – espaço virtual. São de meu interesse a problematização dos pontos emergentes destas novas relações indivíduo e trabalho decorrentes das recentes tecnologias, formação do espaço interno e modos de vinculação com a realidade, perpassando os seguintes eixos: análise das instituições socializadores, suas funções sociais e suas ideologias; novos valores que emergem e o modo como afetam as expectativas do homem em relação a este processo, trabalho-escolha profissional como processo de inclusão social e as conseqüências na diluição desta, inclusão precoce e suas conseqüências no projeto individual; vínculo afetivo e noção de si mesmo; conseqüências na subjetividade da virtualidade do tempo e do espaço; eficiência e subjetividade, paradoxos da relação de privacidade e intimidade.

Disciplinas de Graduação

• Orientação Profissional I
  • Orientação Profissional II
  • Orientação Profissional III
  • Fundamentos da Psicologia: Profissão e Carreira

Disciplina de Pós-Graduação

• Narcisismo e Sociedade

Projetos de Pesquisa

Identidade e Psicanálise

Descrição: Estudo da dinâmica do processo de formação da identidade, tendo como referencial teórico a psicanálise e sua contribuição para a explicação psicossociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Número de orientações: 1

Orientação Profissional

Descrição: As mudanças no mundo do trabalho tem tido como conseqüência modificações no vinculo do homem com o trabalho, além de provocar alterações bastante significativas no mercado de trabalho e também na escola e instituições preparatórias em geral. Em conseqüência disto, os modelos e teorias que sustentavam as práticas de Orientação Profissional precisam ser revistas, e recontextualizadas. Neste panorama a necessidade de pesquisar modelos mais adequados são necessárias. Para o novo contexto, no caso específico brasileiro evidencia-se o desenvolvimento de modelos que possam atender a parcelas mais significativas da população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Número de orientações: 1

Publicações selecionadas

• LEHMAN, Y. P. O Papel do Orientador Profissional. In: BOCK, A. M. B.; all, et. (Org.). Escolha Profissional em questão. São Paulo , 1995, p. 239-247.
  • LEHMAN, Y. P. O Processo de Orientação Profissional Como Holding Na Adolescência. In: CATAFESTA, I. F. M. (Org.). O verdadeiro e o falso: a tradição independente na Psicanálise Contemporânea. São Paulo, 1996, p. 277-289.
  • LEHMAN, Y. P. Consultas terapeuticas en orientacion profesional: una nueva forma de intervención. In: HEBERT, Elizalde Juan; MARÍA, Rodríguez Ana. (Org.). Creando Proyectos en Tiempos de Incertidumbre. Montevideo – Uruguai, 2002, p. 220-224.
  • LEHMAN, Y. P. A Contemporaneidade e seus Mitos: modos de subjetivação atuais. In: CANIATO, Angela M. P.; TOMANIK, Eduardo A. (Org.). Compromisso Social da Psicologia. Porto Alegre, 2001, p.213-236.
  • LEHMAN, Y. P. Mercosur y orientación profesional. In: HEBERT, Elizalde Juan; MARÍA, Rodríguez Ana. (Org.). Creando Proyectos en tiempos de incertidumbre. Montevideo – Uruguay, 2002, p.52-54.