Departamento de Psicologia Clínica
Linhas de Pesquisa: Intervenções clínicas em saúde mental: diagnóstico, ação terapêutica e prevenção.
Telefone: 55 11-3091-1962 | mmelo@usp.br | Lattes

Profa. Associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo desde 2010 e credenciada como orientadora – níveis mestrado e doutorado – em dois Programas de Pós-graduação nessa Universidade, a saber Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e Programa de Psicologia Clínica. Desde 2015 é presidente da Comissão de Graduação do Instituto de Psicologia da USP. Associada fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção em Saúde (BRAPEP) e membro do grupo diretor no biênio 2016-2018. Editora associada da Revista Psicologia USP de 2014 à 2016. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará; em 1999 concluiu Mestrado junto ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo; obteve o título de Doutor em Ciências, em 2004; Pós-doutoramento no mesmo Programa de Pós-graduação no ano de 2006, na mesma Universidade e em 2018 concluiu Pós-doutorado na Faculdade de Motricidade Humana (Departamento de Ciências da Educação) da Universidade de Lisboa. Atua no campo da Prevenção cujos trabalhos discutem o ciclo de pesquisa em prevenção na temática da violência no contexto escolar, envolvendo professores de Ensinos Infantil e Fundamental I da rede pública, família e equipamentos de atenção primária à saúde. Temas de estudo: intervenções preventivas, formação de professores, relacionamento interpessoal. Consultora de órgãos governamentais para avaliação de programas preventivos, em parceria com pesquisadores de diferentes Universidades brasileiras.