Departamento de Psicologia Social e do Trabalho
Linhas de Pesquisa: Psicologia Social de Fenômenos Histórico-Culturais. Cultura e Sociedade. Cultura Solidária.
Solidariedade. Responsabilidades Sociais. Interações Sociais. Diálogo entre Gerações. Cultura no Cotidiano, Memória.
Telefone: 55 11-3091-4184 | psalles@usp.br | Lattes

Professor aposentado do Departamento de Psicologia Social, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo (1973), mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1993), livre-docente em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2004) e professor titular em Psicologia Social pela USP (2008). Atuou no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho. Editou duas coletâneas de textos individualmente – “Metodologia das Ciências Humanas” (2ª ed., 2001) e “O Lúdico na Cultura Solidária” (2001) e duas outras em conjunto com colegas: (Proximidade e distanciamento (2011) e 40 anos do IP-USP (2011). Publicou seis outros livros: Brinquedos artesanais e expressividade cultural (1992), Brinquedos tradicionais brasileiros (1993), Brinquedo e indústria cultural (1986), O que é brinquedo (3ª ed., 2010), Vidas compartilhadas: cultura e relações intergeracionais na vida cotidiana (2ª. ed., 2011) e Cultura solidária em cooperativas: projetos coletivos de mudança de vida (2006). Este último mereceu o Prêmio Jabuti 2007, atribuído pela Câmara Brasileira do Livro, na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise.

Suas pesquisas se inclinam para manifestações culturais no cotidiano, realçando os gestos simples, as formas singelas de expressão, as práticas lúdicas e também o estudo das responsabilidades sociais para com as pessoas e o mundo. Numa sociedade tão desigual e injusta como a nossa, em que prevalecem procedimentos e valores inspirados na supremacia do dinheiro, na competitividade, na discriminação, nos preconceitos e no egocentrismo, torna-se cada vez mais urgente estudar e propor espaços, em que seja possível reconhecer vidas vividas em comum com os outros. A atenção se volta para as práticas de personagens empenhadas em preservar e promover, simultaneamente, as pessoas e o mundo, construindo propostas concretas de mudança na busca por superar as contradições existentes. Representam projetos de luta pacífica e coletivamente organizada, articulando humanismo e solidariedade com seu agir e seu pensar.

PST 0391 – Liderança e Comportamento Humano
PST 1360 – Psicologia Socia I

PST 5794 – Psicologia das Responsabilidades Sociais
PST 5806 – Cultura Solidária em Perspectiva

Extensão

Palestras, treinamentos e mesas redondas em universidades de diferentes regiões do país.
Participação em conselho consultivo de organizações de interesse público, com notório trabalho de promoção social.

Projetos

Entre a sensibilidade e a indiferença ao outro: possibilidades de promoção de sujeitos sociais em empreendimentos solidários. Razões do sucesso e do fracasso de empreendimentos coletivos podem elucidar questões alusivas à participação e à indiferença em relação ao outro, no cotidiano de determinadas organizações que buscam equilibrar deveres e direitos, individualidades e responsabilidades. Grandes mestres nas ciências humanas: marcos referenciais de sua obra e de sua prática. Grandes mestres são como que marcos referenciais, por sua obra e por sua prática. Professores notáveis não são apenas fontes de erudição e transmissão do saber. Há neles uma dimensão transcendente, de práticas éticas e socialmente responsáveis, que precisam ser ressaltadas e cultivadas como fonte de referência para gerações presentes e futuras.

Publicações Selecionadas

OLIVEIRA, P. S. Cultura solidária em cooperativas. Projetos coletivos de mudança de vida. São Paulo, EDUSP / FAPESP, 2006.
OLIVEIRA, P. S. Vidas compartilhadas. Cultura e relações intergeracionais na vida cotidiana. 2ª. ed. São Paulo, Cortez, 2011.
OLIVEIRA, P. S. O que é brinquedo. 3ª. ed. São Paulo, Brasiliense, 2010.
OLIVEIRA, P. S. (Org.) Metodologia das ciências humanas. 2ª ed. São Paulo, Hucitec / Ed. da UNESP, 2001.
OLIVEIRA, P. S. (Org.) O lúdico na cultura solidária. São Paulo, Hucitec, 2001.
OLIVEIRA, P. S. Brinquedo e indústria cultural. Petrópolis, Vozes, 1986.
OLIVEIRA, P .S. Brinquedos tradicionais brasileiros. São Paulo, SESC, 1983. (Edição bilíngüe: português / inglês, com introdução de Antonio Houais, fotos e poemas ilustrativos).
OLIVEIRA, P. S. Brinquedos artesanais e expressividade cultural. São Paulo, SESC, 1982. (Com textos introdutórios de Antonio Houaiss, Ruy Coelho, Edda Bomtempo, Orlando e Cláudio Villas Boas).

Publicações em co-autoria

LEME, M. I. S. & OLIVEIRA, P. S. (Orgs.) Proximidade e distanciamento. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2011.
OTTA, E.; OLIVEIRA, P. S. & MANNINI, C. (Orgs.) Quarenta Anos do Instituto de Psicologia da USP. São Paulo, EDUSP, 2011.