Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Psicologia do Desenvolvimento Humano. Psicologia Cognitiva. Aprendizagem de Habilidades Motoras.
Telefone: 55 11-2648-0211 | jfblusp@usp.br | Lattes | Google Acadêmico

Graduado em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1964), Mestre e Doutor e Livre Docente em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, por estar na mesma universidade as áreas de interesse: Psicologia da aprendizagem e Psicologia cognitiva com ênfase sobre a formação e o desenvolvimento de conceitos. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Membro da Academia Paulista de Psicologia.

Disciplina

Graduação

PSA1200 – Psicologia da Aprendizagem

Pós-Graduação

PSA5851 – Conceitos: visões psicológicas

Projetos

Desenvolvimento e Aprendizagem
Conceitos: desenvolvimento e mudança

Publicações selecionadas

LOMÔNACO, J.F.B.; MARQUES, C.P. Prática mental e aprendizagem de habilidades motoras: uma visão das revisões. Estudos de Psicologia, v.10, n.1, p.93-101, 1993.
LOMÔNACO, J.F.B. et al. Escolaridade e capacidade de abstração: um estudo com o Teste Brasileiro de Provérbios. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.11, n.2, p.101-6, maio/ago. 1995.
LOMÔNACO, J.F.B. et al. Do característico ao definidor: um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de conceitos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.12, n.1, p.51-60, 1996.