![]() |
Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade Linhas de Pesquisa: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas. Tratamento e Prevenção Psicológica: Intervenção Terapêutica e Psicologia da Saúde. Telefone: 55 11-2648-0210 | hrinaldi@usp.br | Lattes |Google Acadêmico |
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000 e 2006). Atualmente é Professora Doutora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, em Avaliação Psicológica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: teste R-2 teste não verbal de inteligência, Desenho da Figura Humana, avaliação psicológica, psicodiagnóstico, triagem, psicoterapia, Psicologia da Saúde e atendimento psicológico. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IPUSP. Membro da Diretoria da Associação de Psicologia de São Paulo, na função de Secretária Geral.
Disciplinas
Graduação
Introdução às Técnicas Projetivas Gráficas
Pesquisa em Avaliação Psicológica
Prática de Pesquisa em Psicologia I
Pós-graduação
PSA5917: Avaliação Psicológica Interventiva: Contextualização, Instrumentos e Atuação do Psicólogo
Projetos de pesquisa
Teste do Desenho da Figura Humana: Estudos de Atualização
Pretende-se estudar a validade dos Indicadores Emocionais propostos por Koppitz para o Desenho da Figura Humana, comparando um grupo controle a um grupo de crianças com dificuldades emocionais; investigar o sistema de avaliação proposto por Koppitz e o DFH-III proposto por Solange Wechsler; e a precisão de avaliadores, para estas duas propostas de avaliação do DFH.
Indicadores cognitivos e emocionais no desenho da figura humana
Trata-se da elaboração da 4a versão do instrumento de avaliação do desenho infantil para identificação do desenvolvimento cognitivo e características emocionais