04/04/2023 - 06/04/2023 - IPUSP: Auditório Carolina Bori – Bloco G | Av. Prof. Mello Moraes, 1721 – Cidade Universitária – São Paulo, SP

Danilo Silva Guimarães e Lívia Mathias Simão

Até o dia 26 de março

https://psicologiadialogica.ip.usp.br/inscricao-nas-palestras-do-iii-encontro-do-construtivismo-semiotico-cultural/

Lívia Mathias Simão (IPUSP) Danilo Silva Guimarães (IPUSP) Juliano Casimiro de Camargo Sampaio (UFT) Nilson Guimarães Doria (UERJ)

csc.psicologia@usp.br

IPUSP: Auditório Carolina Bori – Bloco G | Av. Prof. Mello Moraes, 1721 – Cidade Universitária – São Paulo, SP

O evento reúne pesquisadores do Brasil e estrangeiros para refletir sobre o tema “Delineamentos epistemológicos, ontológicos e éticos da pesquisa meta-teórica e seus impactos sobre a compreensão da diversidade humana em psicologia”.

Programação prevista:

4/4/2023, terça-feira
10h-12h
Abertura
Palestra do prof. Jaan Valsiner (Universidade de Aalborg, Dinamarca)

14h-15h30
Palestra da profa. Marina Assis Pinheiro (UFPE)
Palestra do prof. Juliano Casimiro Sampaio (UFT)

16h-18h
Discussão de pesquisas em andamento no campo do CSC

5/4/2023, quarta-feira

9h-12h
Disciplina de pós-graduação:
Possíveis diálogos entre a psicologia cultural e a psicologia experimental (prof. Jaan Valsiner, Universidade de Aalborg, Dinamarca)

14h-15h30
Palestra do prof. Nilson Guimarães Doria (UERJ)
Palestra dos coordenadores do Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento (profs. Danilo Silva Guimarães e Lívia Mathias Simão, Universidade de São Paulo)
16:18hs
Discussão de pesquisas em andamento no campo do CSC

6/4/2023, quinta-feira
9h-12h
Possíveis diálogos entre a psicologia cultural e a psicologia experimental (prof. Jaan Valsiner, Universidade de Aalborg, Dinamarca)

14h-15h30
Palestra do prof. Daniel Camparo Ávila (Udelar, Uruguai)
Palestra do prof. Hernán Sanchéz (Univalle, Colômbia)

16h-16h30
Encerramento

O III Encontro Construtivismo Semiótico-Cultural tem como tema Delineamentos epistemológicos, ontológicos e éticos da pesquisa meta-teórica em psicologia. O objetivo é aprofundar e ampliar reflexões elaboradas em projeto de pesquisa preliminar (processo FAPESP número 18/13145-0), que mapeou todas as produções da área, entre 1984 e 2019, com vistas a delinear o seu posicionamento nos três eixos de reflexão filosófica que situam o Construtivismo Semiótico-Cultural (CSC) como um campo de investigação meta-teórica em psicologia. Visamos compartilhar os resultados da referida pesquisa em um debate com pesquisadores vinculados à área no Brasil e internacionalmente.A proposta envolve a realização de palestras, cursos e, especialmente, a discussão de projetos de pesquisa em andamento, promovendo um engajamento da comunidade acadêmica reunida com o processo de formação de novos pesquisadores.

O primeiro encontro denominado “Semiotic-Cultural Constructivism Workshop” aconteceu em 2015 com apoio da FAPESP (processo número 15/08152-0), da PRCEU-USP e da Universidade de Aalborg, Dinamarca. O segundo encontro, em 2019, reuniu pesquisadores da área para refletir sobre as raízes da área e seus desdobramentos contemporâneos, tendo em vista a expansão do número de orientadores e orientandos em diálogo com a abordagem do CSC, em psicologia e no diálogo interdisciplinar com outras áreas do conhecimento, especialmente ligadas às ciências humanas, artes, educação e saúde.

Com a pandemia não pudemos dar continuidade aos encontros. Retomando às atividades presenciais do Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento do Instituto de Psicologia da USP, que é local sede em que a reflexão meta-teórica do CSC foi gestada nas últimas décadas, a realização do evento em 2023 se justifica por ser um desdobramento de percursos de pesquisa com resultados inovadores, na medida em que vem produzindo a conformação de uma abordagem com impacto significativo para a reflexão metateórica em psicologia e para introdução de novas perspectivas, como as oriundas da psicologia indígena e também de reflexões sobre a construção de conhecimento psicológico inclusiva das diversidades de gênero, sexualidade, étnico-raciais e socioeconômicas.

As ciências desdobram compreensões presentes na diversidade de tradições socioculturais com as quais a reflexividade epistemológica, ontológica e ética dialogam nos ambientes de construção de conhecimento. Saberes psicológicos emergentes nos campos sociais e históricos do mundo ocidental deram origem, na pesquisa psicológica, a teorias e sistemas pertinentes aos modos de vida e de significação das experiências situadas desde as culturas pessoais e coletivas predominantes nesses contextos sociais. O aumento do número de universidades e sua presença em contextos socioculturais plurais tem resultado no aprofundamento da diversidade de pessoas oriundas de tradições distintas e com experiências de vida que ampliam as rotas de reflexão pré-existentes nos discursos e práticas psicológicas. Tal diversidade coloca desafios do aprofundamento da reflexão histórico-filosófica contemplar a multiplicidade de perspectivas epistemológicas, ontológicas teórico-metodológicas e éticas daí emergentes, com impactos no âmbito da inovação, na formação em pesquisa e prática profissional em psicologia. Tais impactos devem levar em conta o problema da violência epistêmica, quando as diversidades sexual e de gênero, étnicas, raciais e socioeconômicas são abordadas apenas como objetos de estudo, desconsiderando as contribuições reflexivas emergentes nesses campos de experiência, desde uma perspectiva dialógica.

A escolha do tema para o evento se assenta no fato de que o diálogo histórico-filosófico contemporâneo sobre a construção do conhecimento em psicologia tem impactado as teorias e metodologias da psicologia, requerendo adequação de seus aportes a pessoas e grupos sociais mais diversos dos que os anteriormente focalizados. Temos em vista a convergência social e histórica das ciências modernas e da psicologia com os processos coloniais de silenciamento e apropriação de territórios e recursos de sociedades e pessoas que, historicamente, permaneceram majoritariamente afastadas do desenvolvimento acadêmico-científico. Falamos, aqui, novamente, das diversidades sexual e de gênero, étnicas, raciais e socioeconômicas.

A inclusão de predicados ontológicos oriundos de tradições e modos de vida ainda pouco centrais na formação profissional e de pesquisadores demanda reflexão sobre as implicações das epistemologias derivadas dessas tradições num ambiente de construção de conhecimento pautado pela reflexividade ética. A inclusão da reflexividade epistemológica, ontológica e ética emergente em contextos de diversidades sexual e de gênero, étnicas, raciais e socioeconômicas contribui para a formação em psicologia e para a inovação em pesquisa, na medida em que promove a crítica da reprodução irrefletida de modelos de conhecimento que instrumentalizam a ciência a favor de interesses econômicos e políticos restritos. Intensifica, portanto, o debate ampliado e aberto, que deve caracterizar a construção do conhecimento científico, sobre as raízes das práticas e discursos acadêmicos em psicologia, de modo interdisciplinar. Contribui, desse modo, para assegurar o compromisso da psicologia com as comunidades de saber que excedem as fronteiras do campus universitário em direção aos múltiplos territórios onde os modos de vida e os conhecimentos emergem.

Assim, a presente proposta reafirma o valor dos conhecimentos acadêmicos para as comunidades concretas e para a vida em sociedades plurais, tendo em vista, ainda, as assimetrias das contribuições da América Latina, África, Ásia e Pacífico na elaboração de conceitos, discursos e práticas psicológicas.