O pesquisador do IPUSP Adilson Paes Souza e as professoras Susana Durão, da UNICAMP; e Glauciria Mota Brasil, da UNECE – Universidade Estadual do Ceará estão desenvolvendo uma pesquisa com o objetivo de escutar a opinião dos policiais militares para compreender e analisar como estes profissionais estão desenvolvendo suas atividades desde o momento em que foi decretada a pandemia por Covid-19.

Muitos acreditam que policiais militares devem ser incluídos no grupo de risco, em virtude de seus padrões de ação, circulando em vários ambientes da cidade, e também em ambientes institucionais.

Há, ainda, os que defendem mudanças nos protocolos que orientam padrões de policiamento e de formação de equipes de trabalho para evitar a disseminação interna e externa do novo coronavírus. As famílias dos policiais, mesmo daqueles assintomáticos, podem ser profundamente afetadas com a ausência de uma política de testes massivos e pela falta de assistência médica.

Nesse contexto, o objetivo da pesquisa aqui divulgada é escutar a opinião dos policiais militares e desse modo compreender e analisar como estes profissionais estão desenvolvendo suas atividades de manutenção da ordem e da lei nos espaços públicos da cidade, desde o momento em que foi decretada a pandemia por Covid-19 no Brasil.

Com a finalidade de coleta de dados, os pesquisadores convidam os PMs a responderem a um breve questionário online, autoexplicativo, cuja geração dos dados garante o anonimato dos participantes.

Para responder ao questionário a pessoa leva de 15 a 20 minutos. No formulário, há perguntas desde o estado de conservação dos equipamentos de proteção individual (EPIs) até os sentimentos dos policiais diante da pandemia.

Na fase de coleta de dados, os pesquisadores estão convidando os PMs a responderem um questionário online. As respostas são anônimas. No formulário, há perguntas desde o estado de conservação dos equipamentos de proteção individual (EPIs) até os sentimentos dos policiais diante da pandemia.

Com a finalidade de coleta de dados, os pesquisadores convidam os policiais militares a responderem a um questionário online, autoexplicativo, cuja geração dos dados garante o anonimato dos participantes.

Caso necessite de esclarecimentos: ppmcovid@gmail.com.

Acesso ao formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJwp1EEc6USdRr7lkpkjK4fTawjfYpOzqctyh6bBk_pFSyXg/viewform

Fontes:

http://www.uece.br/ppgsociologiawp/professores-de-ies-estaduais-do-brasil-estudam-atuacao-da-pm-em-tempo-de-pandemia/

http://aspramece.com.br/uece-usp-e-unicamp-estudam-atuacao-de-policiais-militares-durante-pandemia/