Da Comissão de Cultura Extensão do Instituto de Psicologia da USP sobre a extensão universitária em tempos de pandemia

A Comissão de Cultura e Extensão do IPUSP defende o caráter público da Extensão Universitária em articulação com as outras atividades fins da universidade –  o ensino e a pesquisa -,  ou seja, tais atividades devem estar a serviço de um bem comum, que sirva a todos. Em uma sociedade desigual como a nossa, para cumprir tais objetivos, faz-se necessário dar prioridade de acesso e participação aos que estão alijados dos direitos básicos. Nessa direção e fazendo valer a ênfase em extensão dessa Comissão, temos valorizado o acesso e a participação em atividades culturais, de formação e de pesquisa, assim como realizado práticas de ensino e investigação a partir de experiências e vivências que acessem, compreendam e considerem as necessidades de grupos precarizados. Como um Instituto de Psicologia, preocupamo-nos com os aspectos psicossocias que se produzem a depender da maneira como essas necessidades se dão e são vividas.

Nesses tempos de covid19, a necessidade de isolamento domiciliar devido ao perigo da contaminação tem exigido esforços para mantermos os vínculos entre aqueles que são contratados para realizarem as atividades fins da universidade, os que oferecem serviços fundamentais e básicos para a manutenção da universidade e aqueles para os quais a universidade deve servir. Manter esses vínculos é tomado, por essa Comissão, como ação fundamental para termos acesso e, com isso, possamos compreender e considerar as necessidades que se apresentam a uma universidade cuja função de educação, nesse momento, deve se voltar para a promoção de saúde e de solidariedade.

A CCEX-IP reafirma sua função e considera importantes atividades de extensão todos os esforços e as experimentações realizados por funcionários docentes e técnico-administrativos no sentido de desenvolver modalidades novas, a maioria de forma virtual, de convivência, co-existência, solidariedade, apoio psicológio e ou terapêutica entre  trabalhadores da USP, estudantes,  pessoas que prestam serviço à universidade e populações atendidas. Os saberes e as práticas desenvolvidos nessas experiências, se devidamente apoiados, formalizam uma ação fundamental da universidade nesse momento.

São Paulo, 14 de abril de 2020

Comissão de Cultura e Extensão do IPUSP