Professora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, desde 1984, no qual é Professora Associada do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade. Fez graduação em Psicologia no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1971), Mestrado em Psicologia, no Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), Doutorado em Psicologia Clínica, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1992) e Livre-docência em “Metapsicologia freudiana”, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2012).

Fez especialização em “Gestalt terapia”, no Instituto Sedes Sapientiae (1982) e Especialização em “Fundamentos Filosóficos da Psicologia e da Psicanálise”, no Centro de Lógica e Epistemologia da Unicamp (1994). Foi professora do Departamento de Psicologia do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (1975-1978), do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979-1981) e do Curso de Especialização em Gestalt Terapia do Instituto Sedes Sapientiae (1982- 1988).

Loffredo é professora, orientadora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, no qual se insere na Linha de Pesquisa “Instituições educacionais e formação do indivíduo”, à qual se articula um conjunto de pesquisas vinculadas ao Laboratório de Psicanálise e Análise do Discurso (Lapsi-PSA), do qual é uma das coordenadoras.

Foi integrante do Mestrado Interinstitucional (1997-2000) e do Doutorado Interinstitucional (2001-2005), estabelecido entre o Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, Instituto de Psicologia da USP e a Universidade Federal de Rondônia. Membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, desde 1999 e do Centro de Estudos em Teoria dos Campos (CETEC), desde 2006. Membro de Comissão Ampliada de Reestruturação Curricular do Instituto de Psicologia da USP, de 1998 a 2003.

Membro da Comissão CAPES-ANPEPP da Avaliação de Periódicos da área de Psicologia, de 2005 a 2006 e da Comissão de Credenciamento de Periódicos da USP, de 2006 a 2009. Integrante da Comissão Editorial do Jornal de Psicanálise, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, de 2005 a 2008 e Editora da Revista Psicologia USP, do Instituto de Psicologia da USP, de 2003 a 2012.

Prestou assessoria ao Comitê Temático em Psicologia, Programa SciELO/FAPESP. Participou de atividades pertinentes ao convênio do Instituto de Psicologia da USP com a Universidade Paris 7, de 2009 a 2016. Representante titular dos 24 docentes do Instituto de Psicologia da USP na Associação dos Docentes da USP (ADUSP), 1997-1999.

É representante titular da Congregação do Instituto de Psicologia da USP no Conselho Universitário da USP (CO), 2000-2002. Representante suplente da Congregação do IP no Conselho Universitário da USP (CO), 2015-2017. Representante titular da Congregação do IP no Conselho Universitário da USP (CO), 2017-2019, e também representante titular da Congregação do IP no Conselho Universitário da USP (CO), desde 2019.

Chefiou o Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP, nas gestões 2014-2016 e 2016-2018. Faz parte do Grupo da Anpepp “Psicanálise e Clínica Ampliada”. Suas atividades de pesquisa atuais ordenam-se em torno de três eixos principais: especificidades do modo de produção de conhecimento na psicanálise; questões proeminentes da clínica psicanalítica contemporânea; interfaces da psicanálise e sua implicação no âmbito da “Clínica extensa”.