Professor Associado
Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Saúde mental, Neuropsicologia, Personalidade, Reabilitação Neuropsicológica e Violência
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano
Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
serafim@usp.br | Lattes


Pesquisas: As atividades de pesquisa que desenvolvo se concentram na investigação dos processos cognitivos e emocionais, bem como na avaliação de traços de personalidade e na elaboração e validação de instrumentos de medida psicológica. Neste contexto, estes estudos abrangem desde a compreensão dos processos diagnósticos até a análise do impacto funcional das emoções e cognição em quadros neuropsiquiátricos e em populações expostas a situações de violência e estresse. Esse trabalho é realizado tanto no âmbito da saúde quanto na interface com o sistema a área forense.

Adicionalmente, desenvolvo programas de reabilitação cognitiva, com foco nas intervenções neuropsicológicas e medidas de sua eficácia. A população-alvo desses estudos é diversificada, incluindo desde crianças até indivíduos idosos, permitindo uma abordagem abrangente e transversal ao longo do ciclo vital.

 

Disciplinas

Graduação

  • Fundamentos da Avaliação Psicológica
  • Avaliação da Inteligência
  • Avaliação Neuropsicológica em contextos clínicos e forenses
  • Avaliação da Personalidade

Pós-graduação

  • Pesquisas em Neuropsicologia Clínica e Forense
  • Personalidade: da adaptação Social ao Comportamento Violento

Projetos em andamentos

  • Associação entre desregulação emocional e comportamentos desadaptativos – Bolsa Produtividade CNPq
  • Impacto dos transtornos mentais na cognição, escolaridade e capacidade laboral
  • Programa de avaliação e reabilitação de sequelas cognitivas para adultos decorrente do COVID-19 e outros quadros neuropsiquiátricos – CNPq
  • Estudos de traços de psicopatia na população com base no modelo triádico
  • Prevalência de traços dominantes da personalidade de acordo com a CID-11 em universitários brasileiros

 

Todas as atividades desenvolvidas estão associadas ao LEANPSI – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica. Neste laboratório, estamos trabalhando diretamente com desenvolvimento científico e tecnológico no campo da avaliação psicológica e neuropsicológica, com aplicação em investigações sobre transtornos do desenvolvimento neuropsicomotor, déficits cognitivos, alterações de personalidade, impacto de quadros neuropsiquiátricos, e situações de violência e negligência. O LEANPSI também responde às demandas sociais por práticas aprimoradas em diagnóstico, intervenções e reabilitação, além de fortalecer o diálogo entre a Universidade e a sociedade, especialmente na interface com o sistema de justiça.