Coordenação: Ivonise Fernandes da Motta
Contato: ivonise.motta@gmail.com; ivonise@usp.br
Página on-line: https://www.ip.usp.br/site/apresentacao-23/
Objetivo
Desenvolver pesquisas que enfoquem a questão da criatividade no desenvolvimento psíquico e no processo psicoterápico, buscando o aprofundamento e a ampliação dos conhecimentos nessa área.
Atividades e Frentes de Atuação:
Reuniões sistemáticas: uma vez por semana.
Objetivo das reuniões: Acompanhar os projetos em andamento e orientar sobre o desenvolvimento das atividades do laboratório.
Horários: 10h-12h.
Modos de participação: Regularmente as reuniões são no modo presencial. Durante a pandemia estão sendo realizadas on-line.
Atendimentos clínico, institucionais ou prestação de serviços à comunidade: Os alunos de pós-graduação desenvolvem atendimento à comunidade, a partir do oferecimento de consultas terapêuticas e sessões de terapia psicanalítica, de acordo com as demandas do paciente.
Cursos e eventos em andamento
Curso de Extensão: Princípios do atendimento clinico, segundo o teórico D.W.Winnicott. 2020.
Curso de Extensão : Consultas terapêuticas e Psicoterapia Breve na Pandemia da Covid-19
Projeto Auto- Estima parceria IPUSP – Secretaria do Estado de São Paulo
Pesquisas:
Linhas de pesquisa: Psicologia Clínica Preventiva.
Objetivo: A linha de pesquisa da clínica psicoterápica psicanalítica relacionada ao desenvolvimento psíquico. Aprofundar o conhecimento dos passos sucessivos e gradativos contidos no caminho entre o estado de não integração até o de integração psíquica é tarefa significativa para quem se dedica cotidianamente ao trabalho psicoterápico. A possibilidade de ampliação e aprofundamento do conhecimento do desenvolvimento psíquico pode vir a nos fornecer novas possibilidades de intervenções psicoterápicas, quer na criança ou adolescente que está em desenvolvimento, quer no adulto que busca mudança psíquica. As demandas da clínica psicoterápica atual pressionam para inovações tanto no que tange à psicoterapia psicanalítica de longa duração como nas psicoterapias abreviadas. É meu intuito continuar trabalhando nesta perspectiva de pesquisa.
Equipe de pesquisadores: Ivonise Fernandes da Motta (Coordenadora); Veridiana da Silva Prado Vega; Raquel Benazzi.
Pós-graduandos: Carolina Mourão Franco de Sá Barros; Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva; Ligia Moreira, Pedro Belarmino Garrido; Débora Manuela Serra Ferreira, Flavia Andrade Almeida, Samara Oliveira Cassin de Carvalho.
Pesquisas em andamento (usp, cnpq, fapesp, mestrado, doutorado, pos doc, outras)
1) Intervenções Diagnósticas e Psicoterápicas Breves com crianças, adolescentes e pais
Descrição: Pesquisa que tem como objetivo o desenvolvimento de intervenções clínicas com pais, com crianças e adolescentes visando prestar auxílio na superação de impasses e tratamento de sintomas.
Situação: Em andamento.
2) Psicanálise e desenvolvimento em psicoterapia e criatividade
Descrição: Pesquisa em Psicanálise e desenvolvimento em psicoterapia.
Situação: Em andamento.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Cooperação.
3) Psicoterapia psicoanalítica
Descrição: O projeto clínica psicoterápica psicanalítica relacionada ao desenvolvimento psíquico. Aprofundar o conhecimento dos passos sucessivos e gradativos contidos no caminho entre o estado de não integração até o de integração psíquica é tarefa significativa para quem se dedica cotidianamente ao trabalho psicoterápico. A possibilidade de ampliação e aprofundamento do conhecimento do desenvolvimento psíquico pode vir a nos fornecer novas possibilidades de intervenções psicoterápicas, quer na criança ou adolescente que está em desenvolvimento, quer no adulto que busca mudança psíquica. As demandas da clínica psicoterápica atual pressionam para inovações tanto no que tange à psicoterapia psicanalítica de longa duração como nas psicoterapias abreviadas. Situação: Em andamento.
4) Envelhecimento bem sucedido
O conceito de envelhecer com sucesso vem mudando nos últimos anos. As definições de envelhecimento voltadas ao êxito profissional, com uma aposentadoria robusta, a saúde preservada e filhos prósperos não se sustentam na sociedade atual. O processo de envelhecimento não passa só pela longevidade e envolve vários fatores sociais e ambientais que modificam e determinam o ser saudável. O envelhecimento bem sucedido vai caminhando rumo a uma dimensão multidimensional e perpassa questões como: facilidade de adaptação, busca da saúde com prevenção e atividades físicas, independência social e econômica e procura por programas que permitam ao idoso aprender e estar socialmente conectado. Nesse contexto, a Universidade Aberta à Terceira Idade, que teve início em 1994, por iniciativa da professora Ecléa Bosi, com o objetivo de possibilitar ao idoso o aprofundamento de conhecimentos na área de seu interesse, apresenta-se como um profícuo campo de pesquisas e experiências. São muitas possibilidades e as pesquisas de Carolina Mourão e Samara Carvalho representam bem essa linha de pesquisa.
Situação: em andamento
Parceiros, convênios, grupos de pesquisa
Parceria com o Departamento de Psicodinâmica da Universidade de Lisboa, através da Profa. Salomé Vieira Santos. O trabalho em parceria do Laboratório de Pesquisa – LAPECRI – (Laboratório de Pesquisas em Criatividade e Desenvolvimento Psíquico em Diversas abordagens Psicoterápicas) com a Universidade de Lisboa, visando estabelecer trabalhos em conjunto, tanto no que concerne ao ensino e docência, quanto na realização de pesquisas gerou diversas ações. No ano de 2012 pudemos contar com a vinda da Profa. Salomé Vieira Santos, à Universidade de São Paulo para ministrar o curso “Stress Parental e Estilos Educativos’’. Através dessa parceria pudemos concluir trabalho de pesquisa que foi finalizado com a tese de doutorado MARQUES, Rita Marques Tropa Alves dos Santos. A entrega de um filho para adoção e o mito do amor materno: estudo clínico-qualitativo com profissionais de enfermagem envolvidos com mulheres que entregam os filhos para adoção. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/T.47.2020.tde-18022020-111945
Informações adicionais:
Publicações nos últimos 5 anos:
Artigos de Periódicos
1) SILVA, C. Y. G.; MOTTA, I. A perspectiva de futuro no contexto da adolescência em acolhimento institucional. Revista Natureza Humana, v. 22, n. 2, p. 189-203, 2020. Disponível em http://revistas.dwwe.com.br/index.php/NH/article/view/429
2) MOTTA, I. F. Reflexões sobre a capacidade para a esperança em tempos de pandemia. Revista Natureza Humana. (Aceito para publicação).
3) MOREIRA, L.; MOTTA, I. F. Consultas Terapêuticas com pais e filhos: o espaço potencial em reconstrução. Estilos da Clínica. (Aceito para publicação).
4) SILVA, C. Y. G.; MOTTA, I. F. Nas batidas do rap: uma reflexão winnicottiana sobre o amadurecimento juvenil. Ágora, v. 23, n. 2, p. 24-34, 2020. https://doi.org/10.1590/1809-44142020002009.
5) MARQUES, R. T. ; ISHARA, Y. ; MOTTA, I.F. . Placing a child for adoption and the myth of maternal love. Journal Of Health Science, v. 1, p. 295-302, 2019. doi: 10.17265/2328-7136/2019.05.002
6) MARQUES, R.M.T.A.S. ; ISHARA, Y. ; MOTTA, I.F. Talking about Giving Up a Child for Adoption with Nursing Professionals. Journal Of Health Science, v. 6, p. 249-253, 2018. doi: 10.17265/2328-7136/2018.04.002
7) ALTOBELLI, C. C. A.; MOTTA, I. F. The clinical treatment of obesity from a psychoanalytical perspective. Journal Of Health Science, v. 6, p. 243-248, 2018. DOI:10.17265/2328-7136/2018.04.001
8) ROCHA, G. M. A.; PEIXOTO, E. M.; NAKANO, T. C.; MOTTA, I. F.; WIETHAEUPER, D. The experiences in close relationships – Relationship Structures Questionnaire (ECR-RS): validity evidence and reliability. PSICO-USF, v. 22, n.1, p. 121-132, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712017220111
Livros publicados/organizados
1) MOTTA, I.F.; SILVA, C. Y. G. (Org.) Esperança e Fases da Vida: Psicologia no Viver (Prelo). 1. ed. São Paulo: Ideias e Letras, 2020. v. 1. 150 p.
2) MOTTA, I.F.; SILVA, C. Y. G. (Org.). Esperança e Contextos da Saúde: Psicologia no Viver (Prelo). 1. ed. São Paulo: Ideias e Letras, 2020. v. 1. 170 p.
3) MOTTA, I.F.; ROSAL, A. S. R. (Org.) ; SILVA, C. Y. G. (Org.) . Psicologia: Relações Com o Contemporâneo. 1. ed. São Paulo: Editora Ideias & Letras, 2018. v. 1. 312 p.
Capítulos de livros publicados
1) MARQUES, R. T. ; ISHARA, Y. ; MOTTA, I.F. . A entrega de um filho para adoção e o mito do amor materno: Encontros com profissionais de enfermagem. In: Isabel Cristina Gomes. (Org.). Adoção Pesquisa e Clínica. 1ed.São Paulo: Zagodoni, 2020, v. 1, p. 65-80.
2) MOTTA, I.F.. Palavras iniciais: viver e mudar (Prelo). Esperança e Fases da Vida – Psicologia no Viver – Esperança e Contextos de Saúde (Prelo). 1ed.São Paulo: Ideias e Letras, 2020, v. 1, p. 3-7.
3) COLACICCO, M. A. M. ; MOTTA, I.F. . Esperança e Maturidade Psicológica no Desenvolvimento Humano nas Diversas Etapas da Vida: infância, adolescência, idade adulta e envelhecimento (Prelo). In: Ivonise Fernandes da Motta. (Org.). Esperança e Fases da Vida – Psicologia no Viver – Esperança e Contextos de Saúde (Prelo). 1ed.São Paulo: Ideias e Letras, 2020, v. 1, p. 17-27.
4) SILVA, C. Y. G. ; MOTTA, I.F. . A Capacidade para a Esperança em Adolescentes em Acolhimento Institucional (Prelo). In: Ivonise Fernandes da Motta. (Org.). Esperança e Fases da Vida – Psicologia no Viver – Esperança e Contextos de Saúde (Prelo). 1ed.São Paulo: Ideias e Letras, 2020, v. 1, p. 34-39.
5) MOTTA, I.F.. A Esperança como Elemento Essencial na Velhice (Prelo). In: Ivonise Fernandes da Motta. (Org.). Esperança e Fases da Vida – Psicologia no Viver – Esperança e Contextos de Saúde (Prelo). 1ed.São Paulo: Ideias e Letras, 2020, v. 1, p. 40-49.
6) SANTOS, L. B. M. ; MOTTA, I.F. . A Esperança Materna Primária (Prelo). In: Ivonise Fernandes da Motta. (Org.). Esperança e Fases da Vida – Psicologia no Viver – Esperança e Contextos de Saúde (Prelo). 1ed.São Paulo: Ideias e Letras, 2020, v. 1, p. 70-77.
7) MARQUES, R.M.T.A.S. ; ISHARA, Y. ; MOTTA, I.F. . Esperança e Entrega de um Filho (Prelo). In: Ivonise Fernandes da Motta. (Org.). Esperança e Fases da Vida – Psicologia no Viver – Esperança e Contextos de Saúde (Prelo). 1ed.São Paulo: Ideias e Letras, 2020, v. 1, p. 78-86.
8) SILVA, F. B. ; CHOI, P. Y. C. ; MOTTA, I.F. . Pensando no Desenvolvimento Moral em Crianças e Adolescentes: há esperança? (Prelo). In: Ivonise Fernandes da Motta. (Org.). Esperança e Fases da Vida – Psicologia no Viver – Esperança e Contextos de Saúde (Prelo). 1ed.São Paulo: Ideias e Letras, 2020, v. 1, p. 87-93.
9) STELLA, C. ; MOTTA, I.F. . Envelhecimento, Espiritualidade, Esperança: o lugar da transcendência. (Prelo). In: Ivonise Fernandes da Motta. (Org.). Esperança e Fases da Vida – Psicologia no Viver – Esperança e Contextos de Saúde (Prelo). 1ed.São Paulo: Ideias e Letras, 2020, v. 1, p. 102-109.
10) MOTTA, I.F.. Palavras iniciais: esperança e saúde (Prelo). In: Ivonise Fernandes da Motta. (Org.). Esperança e Saúde – Esperança e Contextos de Saúde (Prelo). 1ed.São Paulo: Ideias e Letras, 2020, v. 1, p. 8-17.
11) GARRIDO, P. B. ; MOTTA, I.F. . Cirurgia Bariátrica: esperança ou falsa esperança? (Prelo). In: Ivonise Fernandes da Motta. (Org.). Esperança e Saúde – Esperança e Contextos de Saúde (Prelo). 1ed.São Paulo: Ideias e Letras, 2020, v. 1, p. 19-29.
12) STELLA, C. ; MOTTA, I.F. . Tatuagem como sinal de esperança: um estudo de caso (Prelo). In: Ivonise Fernandes da Motta. (Org.). Esperança e Saúde – Esperança e Contextos de Saúde (Prelo). 1ed.São Paulo: Ideias e Letras, 2020, v. 1, p. 73-82.
13) KIMURA, A. M. ; MOTTA, I.F. ; LEVINZON, G.K. . O Desenvolvimento da Capacidade de Amar na Prática Clínica (Prelo). Esperança e Saúde – Esperança e Contextos de Saúde (Prelo). 1ed.São Paulo: Ideias e Letras, 2020, v. 1, p. 83-93.
14) SILVA, C. Y. G. ; MOTTA, I.F. . Adolescência e Esperança na Contemporaneidade: esperar ou esperançar?. In: Ivonise Fernandes da Motta. (Org.). Esperança e Saúde – Esperança e Contextos de Saúde (Prelo). 1ed.São Paulo: Ideias e Letras, 2020, v. 1, p. 136-145.
15) SILVA, M. F. H. R. ; PASSOS, L. C. ; MOTTA, I.F. . Do Quadro à Tela, do Rabisco ao Touchscreen: há esperança na internet? Esperança e Saúde – Esperança e Contextos de Saúde (Prelo). 1ed.São Paulo: Ideias e Letras, 2020, v. 1, p. 154-161.
16) MOTTA, I.F.. Algumas palavras sobre Davy Bogomoletz. In: João Amaral. (Org.). A perda perdida. 1ed.Foratelza – Ceará: Expressão Gráfica e Editora, 2019, v. 1, p. 85-90.
17) MOTTA, I.F.. Toda criança necessita ser adotada. In: Gina Khafif Levinzon e Alicia Dorado de Lisondo. (Org.). Adoção – Desafios da contemporaneidade. 1ed.São Paulo: Editora Blucher, 2018, v. 1, p. 235-248.
18) MOTTA, I.F.. Psicanálise em perspectivas: Fenômenos do cotidiano pela lente psicanalítica e interfaces. In: .. (Org.). Triologia. .ed.São Paulo: EDUFU, 2018, v. 1, p. 25-45.
19) MOTTA, I.F.; ROCHA, G.M.A. ; MORAES JUNIOR, F. P. ; ZARENCZANSKY, R. ; FRANCA, A. B. ; FREITAS, K. . Supervisão psicanalítica psicodinâmica na clínica-escola: ensino e formação. In: Maria Lívia Tourinho Moretto; Daniel Kupermann. (Org.). Supervisão: a formação clínica na Psicologia e na Psicanálise. 1ed.São Paulo: Zagodoni Editora, 2018, v. 1, p. 69-77.
20) CARETA, D.S. ; MOTTA, I.F. . Quando o ambiente é o abrigo: cuidando das cuidadoras. In: Leda Maria Codeço Barone, Maria Lucia Castilho Romera. (Org.). Psicanalise em Perspectivas – Fenômenos do cotidiano para lente psicanalítica e interfaces. 1ed.Uberlânida: Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2018, v. 11, p. 127-138.
21) MOTTA, I.F.; MARTINEZ, C.B. . Psicanalise e depressão pós-parto: um caso clínico. In: Ivonise Fernandes da Motta, Anna Silva Rosal, Claudia Yaisa G. Silva. (Org.). Psicologia relações com o contemporâneo. 1ed.São Paulo: Editora Ideias & Letras, 2018, v. 1, p. 209-218.
22) VEGA, V. S. P. ; MOTTA, I.F. . Convivência familiar na atualidade: a presença real da mãe em psicoterapia infantil. In: Ivonise Fernandes da Motta, Anna Silva Rosal, Claudia Yaisa G. Silva. (Org.). Psicologia relações com o contemporâneo. 1ed.São Paulo: Editora Ideias & Letras, 2018, v. 1, p. 219-228.
23) LTOBELLI, C.C.A. ; SILVA, C. Y. G. ; MOTTA, I.F. ; SILVA, W. H. . Psicologia e espiritualidade. In: Ivonise Fernandes da Motta, Anna Silva Rosa, Claudia Yaisa G. Silva. (Org.). Psicologia: relações com o contemporâneo. 1ed.São Paulo: Editora Ideias& Letras, 2018, v. 1, p. 292-301.
24) SILVA, C. Y. G. ; MOTTA, I.F. . O comportamento adolescente nas redes sociais virtuais. In: Ivonise Fernandes da Motta, Anna Silva Rosal, Claudia Yaisa G. Silva. (Org.). Psicologia: relações com o contemporâneo. 1ed.São Paulo: Editora Ideias & Letras, 2018, v. 1, p. 95-104.
25) MOTTA, I.F.. A capacidade para a esperança. In: Ivonise Fernandes da Motta, Anna Silva Rosal, Claudia Yaisa G. Silva. (Org.). Psicologia: relações com o contemporâneo. 1ed.São Paulo: Editora Ideias & Letras, 2018, v. 1, p. 302-311.
Pesquisas finalizadas
1) Veridiana da Silva Prado Vega. Consultas Terapêuticas com a mãe e criança: implicações para a técnica, o enquadramento e o manejo em psicoterapia psicanalítica. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia Clínica) – Universidade de São Paulo.
2) Rita Marques Tropa Alves dos Santos Marques. A entrega de um filho para adoção e o mito do amor materno: estudo clínico qualitativo com profissionais de enfermagem envolvidos com mulheres que entregam os filhos para adoção. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Ivonise Fernandes da Motta.
3) Manuela Campos Pergola. O conceito de criatividade originária na obra de D. W. Winnicott.. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Ivonise Fernandes da Motta.
4) Raquel Marques Benazzi Guirado. Influências da transgeracionalidade em gestantes primigestas”. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Universidade de São Paulo. Orientadora: Ivonise Fernandes da Motta.