DIA 1 (9/6)
TEMA CENTRAL: SAÚDE MENTAL 

1° Evento: Luto, Suicídio, Gestão de Crises e Políticas de Acolhimento do IPUSP

10h
Para dar início ao nosso calendário de atividades, teremos um dia de discussões com o tema central Saúde Mental!!

O primeiro espaço será destinado às discussões sobre primeiros socorros e gestão de crises em saúde mental para que possamos nos formar sobre o assunto, discutirmos em conjunto sobre o que fazer em situações de emergência e caminhos para levar essa discussão para além do espaço psi. Além disso, conversaremos também sobre o histórico e a situação atual da construção da A Política de Acolhimento do IPUSP. Nesse espaço contaremos com a presença da professora Maria Julia Kovács e do professor Pablo de Carvalho Godoy Castanho.

2° Evento: Rodas de conversa – Sofrimentos no espaço universitário e formas de permanecer – 15 hrs

Para continuar o nosso dia com o tema central Saúde Mental, faremos rodas de conversa sobre o sofrimento no espaço universitário, com a perspectiva de pensar também em formas de agir para construirmos espaços mais acolhedores!

Começaremos com a apresentação geral do espaço, depois nos dividiremos em subgrupos para que tenhamos maior possibilidade de participação e, após um tempo de diálogo, voltaremos para compartilhar experiências na sala central.

Para que seja um contexto seguro, contaremos com mediadores nas salas que vão auxiliar na condução da conversa, mas a ideia é construir um lugar de encontro e diálogo para que possamos trocar pensamentos e elaborar sobre como melhorar esse espaço universitário!

————————

DIA 2 (10/6/2021) 
TEMA CENTRAL: CRUSP E AS CONDIÇÕES MATERIAIS

3° Evento: Acúmulo de documentos e pesquisas sobre o CRUSP e as condições materiais na saúde mental

10h
Neste segundo dia, debateremos a questão do CRUSP, entendendo que a questão material é de suma importância para o debate de saúde mental. O CRUSP há tempos está com falta de políticas de investimento e de atenção para as condições de vida dos seus moradores. Esta não é uma questão surgida agora e é necessário darmos visibilidade aos debates já levantados e a como isso pode afetar na saúde mental de estudantes que estão sob a responsabilidade de nossa universidade.

Para isso, convidamos a professora Adriana Marcondes, participante da Rede Não Cala, que está ativa nos processos de construção deste debate, além de Laiz Chohfi, doutoranda no IP-USP e César Dias de Oliveira, graduado pelo IP-USP e com mestrado “Qual cuidado demanda o CRUSP?: uma cartografia clínica via narrativa” feito pelo mesmo instituto sob orientação da próxima convidada, a professora Henriette Tognetti, suplente sênior do IP-USP e coordenadora do Laboratório de Estudos e Práticas em Psicologia e Fenomenologia existencial LEFE, projeto atuante em diversas instituições, inclusive no CRUSP.

4° Evento: A situação atual do CRUSP e a luta pelo auxílio alimentação

15 h
Os acontecimentos recentes têm nos mostrado que não apenas pensar no aspecto mental da saúde, mas pensar também na situação material das pessoas é uma questão importantíssima ao entrarmos nesse debate, ainda mais nesse cenário de pandemia, onde a moradia se torna um espaço muito presente no cotidiano. Como pensar em saúde mental sem pensar nas condições de alimentação, de moradia e de necessidades básicas para se viver?

Nesse sentido, a USP tem uma responsabilidade para com os estudantes que vivem na moradia estudantil. A fim de podermos nos aproximar da real situação em que se encontra o CRUSP, chamamos Janaína Rodrigues, moradora do CRUSP, Tales Mançano, militante pelo auxílio alimentação e a professora Maria Luisa Sandoval Schmidt, que orienta o projeto “Experiência, memória e moradia estudantil: um estudo no CRUSP” para trazerem suas contribuições no debate.

Utilizaremos o mesmo link do zoom que usado ontem para a realização das atividades deste segundo dia (manhã e tarde): http://bit.ly/suspensaodia1. Pedimos que tomem cuidado com a ampla divulgação, visto o contexto de invasões que ocorrem em eventos online.

————————————-

DIA 3 (11/6/2021)

TEMA CENTRAL: EQUIPAMENTOS DE SAÚDE MENTAL E ENCAMINHAMENTOS

5º EVENTO: Debate: Equipamentos de saúde mental na USP, existem redes?
9h
O terceiro dia inicia com um debate acerca dos equipamentos de saúde mental oferecidos pela Universidade. Entende-se que é imprescindível discutir quais os serviços disponíveis para a comunidade USP e de que forma eles podem dialogar entre si. É importante trazer para o debate o quanto estes  serviços contribuem ou não para a formação de uma rede e para o fortalecimento de espaços como o Centro Escola do Instituto de Psicologia, fundamental para a formação dos estudantes e para o apoio oferecido à comunidade, servindo como porta de entrada para outros serviços ofertados pela USP.

Para isso, convidamos a servidora Selene Onila Thomaz, assistente social e funcionária do Centro Escola, que trará um histórico dos serviços oferecidos na USP e seu funcionamento, além da relação de rede estabelecida (ou não) entre eles. A segunda convidada será a professora Henriette Tognetti, suplente sênior do IP-USP, antiga coordenadora do CEIP, que trará sua experiência com o serviço e com o trabalho em rede através do SUS.

LIVE: Liderança Indigena
14h
O Laboratório de Etologia, Desenvolvimento e Interação Social (LEDIS) em parceria com a Rede Indígena – IPUSP (@redeindigena.usp), e a aldeia Takuari, promoverá o evento: Mulheres Mbyá-guarani, a luta e o cuidado às crianças com a participação da Neusa Poty.

Nosso encontro acontecerá sexta feira (11/06) às 14 horas.

Buscando maior segurança em nosso evento, faremos a transmissão via Youtube.

https://youtu.be/7J_hHCPpt4Y

Ha’evete

6º EVENTO: Plenária dos 3 setores: Propostas e encaminhamentos da suspensão de atividades do IPUSP

16h
O último evento da Suspensão do IPUSP será uma plenária entre os três setores do Instituto de Psicologia para discutir propostas de encaminhamento a partir das discussões e reflexões do evento realizado. É importante que o Instituto continue com a mobilização acerca da permanência estudantil, das condições materiais e imateriais do CRUSP e da saúde mental da comunidade USP (não só do corpo discente, mas também dos funcionários e docentes). Para isso, consideramos que é necessário que saiam desse evento propostas de encaminhamento de ações e políticas que visem atender a essas demandas.

Utilizaremos o seguinte link do zoom para a realização das atividades deste terceiro dia (manhã e tarde): http://bit.ly/suspensaodia3. Pedimos que tomem cuidado com a ampla divulgação, visto o contexto de invasões que ocorrem em eventos online.