09/06/2017 - 09/06/2017 13h30 às 15h30 - Auditório Carolina Bori - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária - São Paulo, SP

Profa Myriam Moreira Protasio

Núcleo de pesquisa e laboratório Prosopon e Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia

(PSA) Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade

Professora Myriam Moreira Protasio|

Psicóloga. Doutora em Filosofia. Cumprindo período de pós-doutoramento em Psicologia na UERJ com bolsa FAPERJ. Sócia fundadora e professora do IFEN – Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro.

Pretendo ponderar acerca de, principalmente, três questões: Sendo Kierkegaard comumente referido como filósofo ou teólogo, o que o legitima na psicologia? Como Kierkegaard, que viveu anteriormente a Brentano e Husserl, se insere na tradição da psicologia denominada fenomenológico-existencial? Por meio destas questões espero sustentar aquilo que tenho pensado, inspirada em Kierkegaard, como uma psicologia do possível que estaria em tensão direta com uma psicologia do previsível e do necessário.