02/05/2018 - 02/05/2018 9h às 17h - Auditório Carolina Bori - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária - São Paulo, SP

Prof. Dr. Leonardo Niro Nascimento, da University of Essex

Prof. Dr. Leopoldo Fulgencio

(PSA) Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade

Disciplina no curso de pós-graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, no programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

Proposta

Nesse curso procura-se analisar a história do desenvolvimento da psicanálise em paralelo com o desenvolvimento do projeto de constituição de uma neurociência psicodinâmica a partir da obra do neurólogo inglês John Hughlings Jackson (1835-1911). Jackson foi o primeiro a estabelecer um modelo em que ideias sobre a evolução do cérebro estão associadas com ideias sobre o desenvolvimento de diferentes níveis de mentalidade. Numa perspectiva de análise histórico-crítica procura-se mostrar que há uma linha de influência que corre, de um lado, de Jackson a Freud e subsequentes autores na psicanalise e, de outro, de Jackson a Mark Solms & Jaak Panksepp (os fundadores da neuropsicanálise). Trata-se de analisar o desenvolvimento da psicanálise, em diálogo com as neurociências, de modo a aumentar seu poder de compreensão e ação sobre o processo de desenvolvimento.

O evento será gravado, transmitido ao vivo e disponibilizado no canal do youtube do IPUSP:

Prof. Dr. Leonardo Niro Nascimento. Professor Associado do Department of Psychosocial and Psychoanalytic Studies da University of Essex (Reino Unido), onde coordena os programas de Master e Bachellor em psicanálise. Doutor em psicanálise pelo University College London e Fellow do Research Training Programme da International Psychoanalytic Association (IPA). Sua pesquisa, publicada em revistas internacionais, tem focado em temas relacionados a história da psicanálise, psicologia, neurociência e práticas psicoterapêuticas, assim como discussões epistemológicas acerca destas áreas. É psicanalista em formação pela Tavistock Clinic, e tem também publicações na área de pesquisa empírica em psicanálise e psicoterapia.

Prof. Dr. Leopoldo Fulgencio. Professor Associado (Livre Docente) do Instituto de Psicologia da USP, Departamento de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano.