Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco F
Departamento de Psicologia Experimental, Instituto de Psicologia
Cidade Universitária, São Paulo/SP – CEP 05508-030.
Telefone: 55 11-3091-1928 | leov@usp.br | Site oficial: www.usp.br/leov

O Laboratório de Estudos de Operantes Verbais (LEOV) está integrado ao Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia na Universidade de São  Paulo. As pesquisas conduzidas no laboratório referem-se à investigação dos processos comportamentais complexos envolvidos na aquisição de comportamentos simbólicos, tais como os de leitura, escrita, fala, diálogos, e demais episódios verbais humanos.

O estudo experimental tem propiciado o aprimoramento de aplicações referenciadas na psicologia, como a moderna terapia comportamental e o ensino de leitura e escrita de crianças com problema de desenvolvimento dos mais diversos.

No LEOV dois grandes grupos de pesquisa estão atualmente em atividade: um que investiga as relações empíricas entre comportamento verbal e não verbal e outro dedicado a analisar os processos de controle por unidades mínimas na leitura, através do paradigma de relações de equivalência.

O laboratório é administrado pela profa. Dra Maria Martha Costa Hübner, Presidente da Association for Behavior Analysis International (ABAI- 2014 a 2017), tendo atuado junto ao Conselho Executivo da ABAI de 2009 a 2014 (Maio) como Representante Internacional eleita. É membro de contato da B.F. Skinner Foundation. Atualmente coordena o Serviço de Psicologia da Divisão de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Universitário da USP.