Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco A
Departamento de Psicologia Experimental
Cidade Universitária, São Paulo, SP – CEP: 05508-030
Telefones: 55 11-3091-4358/4359|

O Laboratório de Psicoetologia ou Laboratório de Formigas Walter Hugo Cunha dá continuidade a uma tradição de pesquisa iniciada no primeiro Laboratório de Etologia. Criado pelo Professor Emérito do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, em 6 de janeiro de 1964, no porão do Palacete da Alameda Glete, onde funcionava o primeiro curso de graduação em Psicologia da USP, fundado em 1958, junto à Faculdade de Filosofia.

Neste laboratório são investigadas questões básicas sobre comportamento exploratório e solução de problemas no contexto do comportamento de forrageamento e de descarte de lixo na formiga Atta sexdens rubropilosa. Estamos interessados no estudo dos mecanismos de tomada de decisão que ocorrem tanto no nível individual quanto coletivo diante de alterações que ocorrem no ambiente.

formigas3formigas4formigas5

(fotos: Pedro Leite Ribeiro)

PSE2550 – Comportamento Animal

Jacob Domingos de Oliveira
Edila Aparecida da Silva

Publicações

Otta, E., Ribeiro, F. J. L. & Bussab, V. S. R. (Eds.), Lições da Alameda Glete: Coletânea de textos de Walter Hugo de Andrade Cunha, pioneiro da etologia no Brasil. São Paulo, SP: IPUSP, 2013, pp. 181-197. http://citrus.uspnet.usp.br/centrodememoriaip/sites/default/files/Livro_Li%C3%A7%C3%B5esDaAlamedaGlete_2013.pdf
Ribeiro, P. L., Helene, A. F., Xavier, G., Navas, C. & Ribeiro, F. L. Ants Can Learn to Forage on One-Way Trails. Plos One, v. 4, p. e5024, 2009.
Viegas, L.M., Troitino, L.C., Pereira, K.J., Otta, E. & Châline, N. (2015). Social immunity and waste management in colonies of Atta sexdens rubropilosa: factors associated with potential threat containment. XXII Simpósio de Mirmecologia. Ilhéus, Bahia.
Viegas, L., Troitino, L., David, V., Otta, E. & Ribeiro, P. L. (2014). Transporte de lixo por Atta sexdens rubropilosa Forel, 1908: Um estudo piloto. In:  International Union of the Study of Social Insects Seção Brasileira, Ribeirão Preto. Caderno de resumos, 2014.
Viegas, L., Troitino, L., David, V., Otta, E. & Ribeiro, P. L.  (2014). Decision-making regarding waste disposal in Atta sexdens rubropilosa. In: 17th Biennial Scientific Meeting of the International Society for Comparative Psychology, Bogotá. Caderno de resumos, 2014.
Paes, G. E. S., Otta, E., Hitomi, A. C. A., Afonso, G. G., David, V. F. & Ribeiro, P.L. (2013). Delay of a new trail formation by Atta sexdens rubropilosa in the presence of a previous marked path. In: XXXI Encontro anual de Etologia, 2013, São Paulo. Anais do XXXI Encontro de Etologia, 2013.