Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco A, sala D9 – Departamento de Psicologia Experimental
Cidade Universitária, São Paulo, SP – CEP: 05508-030
Telefones: 55 11-3091-4358/4359

Além das atividades de pesquisa básica do Laboratório de Mecanismos Visuais Básicos, o grupo de Psicofisiologia Sensorial tem se dedicado a pesquisa em Psicofísica e Eletrofisiologia Visual Clínica, área de pesquisa aplicada que desenvolve métodos de medida de funções sensoriais. Embora desempenhe papel fundamental na avaliação visual, esta área é ainda pouco conhecida no Brasil. Os trabalhos do grupo apoiam-se na experiência da coordenadora, Dora Fix Ventura, cujo doutorado foi obtido em Psicofísica Visual Humana, na Universidade de Columbia, em New York, em 1968.

Esta formação cedeu lugar posteriormente a trabalhos em neurofisiologia da retina. Na última década, uma retomada do interesse em psicofísica e neurofisiologia direcionadas às aplicações clínicas levou à fundação do Laboratório de Eletrofisiologia e Psicofísica Visual Clínica do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Por outro lado, os projetos estão também apoiados na colaboração de pesquisa em psicofísica e neurofisiologia clínica com Luiz Carlos de Lima Silveira, do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Pará, no tema de visão de cores e de contrastes na contaminação com mercúrio. Finalmente, vários consultores e colaboradores integram a nossa equipe.

Diagnosticar funções visuais em indivíduos normais e pacientes:

• contaminados com mercúrio,
  • portadores de diabetes mellitus tipo 2
  • tratados com cloroquina
  • com impedimentos de comunicação (bebês e crianças, pacientes neurológicos e psiquiátricos)
  • sem patologias, para estabelecimento de normas populacionais em bebês, crianças e adultos

Avaliar a visão de cores e de contrastes por métodos psicofísicos (comportamentais):

• Testes de arranjo de cores (Farnsworth-Munsell 100 Hue, D15,   Lanthony D15d)
  • Testes computadorizados de discriminação de saturações Cambridge Colour Test e Trivector
  • Teste computadorizado PSYCHO de discriminação de contraste visual
  • Ishihara Test
  • Anomaloscópio de Neitz

Medir a acuidade visual e de contrastes por eletrofisiologia

Eletrorretinograma (ERG):
  • Eletrorretinografia e de campo total e multifocal em pacientes com comprometimento na visão de cores e de contrastes

Potencial visual evocado (PVE):

• PVE de flash e padrão reverso
  • contraste cromático e de luminância

PVE de varredura

• acuidade visual e sensibilidade ao contraste em bebês e pacientes que não informam (pacientes neurológicos, psiquiátricos)

Efetuar avaliação neuropsicólogica

• Desenvolver bateria de testes neuropsicológicos, sensíveis a disfunções decorrentes de agentes neurotóxicos;
  • Estabelecer um protocolo de avaliação neuropsicológica para a diagnóstico precoc;
  • Comparar alterações visuais e de funções corticais superiores, decorrentes da exposição ao mercúrio.